Questão 135173

Pedagogia · 2025

Questão

ID 135173

Disciplina: Pedagogia

Assuntos: Educação Profissional - Leis, Decretos, Portarias, Resoluções e Pareceres, Educação Profissional e Tecnológica

Ano: 2025 Banca: PORTAL CONCURSOS Órgão: PORTAL CONCURSOS


A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica deve assumir um caráter processual e formativo. Sobre os critérios e procedimentos de avaliação e certificação previstos na Resolução CNE/CP nº 1/2021, julgue os itens a seguir:

I. A avaliação deve ter por base as competências profissionais constituídas, abrangendo conhecimentos, habilidades, atitudes e valores.

II. As instituições de ensino podem reconhecer, avaliar e certificar saberes e competências desenvolvidos em processos formais e não formais de ensino, bem como na experiência de trabalho.

III. A certificação de competências para fins de exercício profissional dispensa a necessidade de conclusão do ensino médio ou fundamental, dependendo apenas da aprovação em prova prática.

IV. O reconhecimento de saberes pode permitir a dispensa de componentes curriculares ou a abreviação da duração do curso.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas da questão 135173
Pular para o conteúdo principal