Questão
ID 133848Disciplina: Direito Sanitário e Saúde
Assuntos: Conceitos Gerais da Organização do SUS, Saúde Pública
Ano: 2022 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Câmara Municipal de Americana
“Para a maioria dos brasileiros, infelizmente, a imagem do SUS é a do pronto-socorro com macas no corredor, gente sentada no chão e fila de doentes na porta. Tamanha carga de impostos para isso, reclamam todos. Esquecem que o SUS oferece gratuitamente o maior programa de vacinações e de transplantes de órgãos do mundo. Nosso programa de distribuição de medicamentos contra a aids revolucionou o tratamento da doença nos cinco continentes. Não percebem que o resgate chamado para socorrer o acidentado é do SUS, nem que a qualidade das transfusões de sangue nos hospitais de luxo é assegurada por ele.”
(Drauzio Varella – 22/08/2019).
Sobre o Sistema Único de Saúde - SUS, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para falsa.
..
( ) O SUS atende gratuitamente todo cidadão brasileiro e seus dependentes, desde que eles contribuam para a Previdência Social.
( ) O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU é um serviço oferecido pelo SUS para atendimento às urgências pré-hospitalares.
( ) Cidadãos brasileiros que possuem planos de saúde privados não têm direito a usufruir dos serviços oferecidos pelo SUS.
( ) O SUS atende gratuitamente todos os cidadãos brasileiros e estende este atendimento a estrangeiros, mesmo que na condição de estudantes, turistas ou refugiados, com ou sem visto de permanência.
( ) O SUS está presente em todo o território nacional organizado em regiões e atendendo aos vários níveis de complexidade de atendimento, indo da Atenção Primária até atendimentos hospitalares de alta complexidade.
..
As afirmativas são, respectivamente,