Questão 1231029

Direito Civil · 2002

Questão

ID 1231029

Disciplina: Direito Civil

Assunto: Fiduciante

Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas do Distrito Federal


35 - No que diz respeito aos contratos, julgue os itens que se seguem, à luz da legislação em vigor.



Considere a seguinte situação hipotética.


Caio e Tício celebraram contrato por meio do qual o primeiro emprestou ao segundo a quantia de R\$ 20.000,00. Constou do contrato, também, que Tício transferia a Caio a propriedade do veículo que possuía, consignando-se que essa compra e venda se resolveria quando Tício pagasse a última prestação do empréstimo. Em seqüência, arquivaram o contrato particular no registro de títulos e documentos e requereram o registro dessa avença no certificado de registro do veículo junto ao Departamento de Trânsito.
Nessa situação, Caio e Tício celebraram contrato de alienação fiduciária. Todavia, embora possa ser ajustado entre particulares, pessoas físicas, esse contrato não pode ter por objeto bem móvel que já pertença ao devedor fiduciante.
Alternativas da questão 1231029
Pular para o conteúdo principal