Questão
ID 1212548Disciplina: Matemática
Assunto: Probabilidade Condicional
Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Serviço Federal de Processamento de Dados
Uma empresa desenvolveu um sistema de coleta e transmissão de dados. Devido a reclamações por parte de um dos seus clientes, o departamento de controle de qualidade (DCQ) fez um estudo, considerando um período de 300 dias, e identificou os problemas possíveis e a freqüência esperada (em dias) de cada um deles, conforme a tabela abaixo.
problemas | número esperado de ocorrências (em dias) |
coleta das informações não é realizada corretamente | 50 |
dados coletados corretamente não são armazenados corretamente no computador local | 25 |
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Segundo o DCQ, não é possível armazenar corretamente os dados que foram coletados incorretamente. As situações problema do quadro acima definem duas variáveis aleatórias, X e Y, da seguinte maneira:
X = 0 — se a coleta das informações em certo dia não for realizada corretamente;
X = 1 — se a coleta das informações em certo dia for realizada corretamente;
Y = 0 — se os dados não forem corretamente armazenados no computador local;
Y = 1 — se os dados forem corretamente armazenados no computador local.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Em média, um terço dos dados incorretamente armazenados no computador local são dados que foram coletados corretamente.