Questão 1191112

Direito Sanitário e Saúde · 2018

Questão

ID 1191112

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assunto: Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)

Ano: 2018 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia


O trabalho em saúde realiza-se, sobretudo, através do trabalho vivo em ato, ou seja, no exato momento em que o trabalho é executado, ele determina a produção do cuidado. Porém, “o trabalho vivo interage todo o tempo com instrumentos, normas, máquinas, formando assim um processo de trabalho, no qual interagem diversos tipos de tecnologias [...].” (MERHY, FRANCO, 2014, p. 282).

Merhy (2002) classifica, em três tipologias, as tecnologias envolvidas no trabalho em saúde, visando expor como o processo de trabalho vivo pode ser capturado pelo trabalho morto, bem como, expressar como, em dada configuração tecnológica, é possível produzir cuidado.

A alternativa que apresenta um exemplo de tecnologia leve-dura, segundo classificação de Merhy, é

Alternativas da questão 1191112
Pular para o conteúdo principal