Questão
ID 1190180Disciplina: Nutrição
Assunto: Terapia Nutricional Enteral
Ano: 2019 Banca: CEFETBAHIA - Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico da Bahia Órgão: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia
Paciente sexo feminino, obesa, portadora de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, comatosa, em uso de nutrição enteral exclusiva, com oferta de 35 Kcal/Kg/dia há duas semanas, recebendo fórmula polimérica padrão com fibras, sem sinais de intolerância gastrointestinal. Apresenta piora do quadro clínico, com disfunção respiratória aguda, retenção de CO2 e balanço hídrico positivo de 3.800 mL, sem sinais de instabilidade hemodinâmica. Considerando as recomendações para terapia nutricional em portadores de disfunção respiratória, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A oferta calórica total deve ser reduzida para evitar hiperalimentação, o que pode favorecer a produção de CO2.
( ) A fórmula padrão deve ser substituída por uma com maior densidade calórica, objetivando restrição da administração de fluidos.
( ) A dieta enteral deve ser imediatamente suspensa e a nutrição parenteral periférica deve ser iniciada, com restrição de volume e calorias.
( ) A fórmula padrão deve ser substituída por uma especializada, com alto teor de gorduras e baixo teor de carboidrato, para manipular o coeficiente respiratório e reduzir a produção de CO2.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é