Questão 118268

Direito Sanitário e Saúde · 2025

Questão

ID 118268

Disciplina: Direito Sanitário e Saúde

Assuntos: Conceitos Gerais da Organização do SUS, Instrumentos de Planejamento e Gestão do SUS (Plano de Saúde, Programação Anual e Relatório de Gestão)

Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará


De acordo com Mendes (2019), o modelo de gestão é um marco de referência para a administração de uma organização e tem a finalidade de desenvolver políticas e ações que levem aos resultados desejados. No SUS, o primeiro desafio está em mover-se de um modelo de gestão da oferta para um modelo de gestão da saúde da população. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Número de leitos por mil pessoas, número de enfermeiros por mil pessoas, número de exames de patologia clínica por pessoa, entre outros, são parâmetros utilizados no modelo de gestão da saúde da população.

II. O modelo de gestão da oferta enfrenta o desequilíbrio entre oferta e demanda dos serviços, com um viés de aumento da oferta por conta dos interesses dos prestadores.

III. O conhecimento profundo da população usuária de um sistema de atenção à saúde é o elemento básico que torna possível romper com a gestão da oferta e instituir a gestão da saúde da população, elemento essencial das RAS.

IV. A aplicação da gestão da saúde da população significa que se deve medir os resultados para todas as pessoas vinculadas a um sistema de atenção à saúde, e não somente para aquelas que acessam os serviços de saúde.

Alternativas da questão 118268
Pular para o conteúdo principal