Questão 1182207

Pedagogia · 2018

Questão

ID 1182207

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Relação Escola-Família e Gestão Participativa

Ano: 2018 Banca: FUMARC - Fundação Mariana Resende Costa Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais



Disponível em: https://jeandesenhista.files.wordpress.com/2016/10/59669-jeanzinho_tiras_cor_015.jpg Acesso em: 18 fev. 2018.

As reuniões de pais se configuram como um momento especial de parceria entre a família e a escola. É importante destacar que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece a obrigação de a Escola articular encontros com as famílias para que os pais possam conhecer e participar das definições pedagógicas, assim como da vida escolar de seus filhos.

Considerando o contexto do cartum e a importância de a Escola estabelecer vínculos e estreitar a convivência com as famílias, analise as asserções a seguir:

I. Na gestão democrática, as reuniões de pais se resumem a transmitir recados, informações e decisões já tomadas sobre a escola.

II. É importante que haja um planejamento, com pauta, horário e local definidos previamente, a cada ano letivo, garantindo, assim, o envolvimento dos pais nos objetivos escolares.

III. As reuniões de pais e professores devem assumir um caráter protocolar, com atrativos para os pais, como lanches e brindes, de modo a não desgastar a relação com os pais.

IV. De forma a chamá-los para a reunião, a gestão democrática deve contribuir com o aumento das possibilidades de participação compartilhada com os pais, com o objetivo de corresponsabilidade da família no processo educacional dos estudantes.

Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas da questão 1182207
Pular para o conteúdo principal