Questão
ID 1181093Disciplina: História
Assunto: Movimentos Emancipacionistas (Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana)
Ano: 2019 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Secretaria de Educação e Esporte do Acre
Tiradentes era muito conhecido em Minas e no Rio, em parte devido à sua habilidade odontológica e de tratar enfermos e em parte devido à força de sua personalidade . Branco, ambicioso , sem propriedades, ele era o produto típico da América Portuguesa, em busca de mobilidade vertical na estrutura social sem demostrar especial preocupação quanto ao modo de consegui-la. Silva Xavier era particularmente amargurado pelo fato de ter perdido status - pois seu pai fora um homem de posição e de propriedades.
MAXWELL, k. A devassa da devassa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p297.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil, em 1789. A Inconfidência Mineira: