Questão
ID 1147549Disciplina: Nutrição
Assunto: Câncer
Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal
Um paciente de 65 anos, em tratamento quimioterápico, por causa de um câncer de pulmão, foi internado em um hospital com quadro de dispneia aos mínimos esforços. O paciente tem histórico de tabagismo pesado e reside em zona industrial. Apresenta peso = 60 kg; altura = 1,70 m; IMC = 20,76 kg/m2 .
Acerca do diagnóstico nutricional e da terapia nutricional para esse paciente, julgue os itens a seguir.
A recomendação de energia para pacientes com câncer de pulmão deve atender ou exceder o gasto energético em repouso. Nesse caso, não se faz necessário atentar para a distribuição de macronutrientes.