Questão 1138481

Nutrição · 2021

Questão

ID 1138481

Disciplina: Nutrição

Assunto: Terapia Nutricional Parenteral

Ano: 2021 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo


Em estudo realizado em um hospital materno-infantil, 669 prescrições de nutrição parenteral de 159 crianças foram analisadas no período de seis meses. 96,7% dos pacientes eram lactentes; 52,48% dos pacientes tinham peso entre 1kg a 2 kg; a maior parte das indicações foi prematuridade (53,4%), seguida de prematuridade associada a infecção (11,3%); a média de tempo de recebimento de nutrição parenteral foi de um dia a três dias.

VIANA, C.M.C, COSTA, D.M., LOPES, L.D.G. et al. Estudo de utilização de nutrição parenteral em pacientes pediátricos. In: Revista Pesquisa em Saúde. v. 11, n. 1, p: 23-26, 2010, com adaptações.

A nutrição parenteral é muito útil em crianças, notadamente em condições de prematuridade, má formação congênita do trato gastrointestinal, gastrosquise, onfalocele e diarreia crônica intensa. Em recém-nascidos, a principal meta da nutrição parenteral é manter um estado nutricional adequado e prevenir deficit de crescimento no curto e longo prazo.

Considerando a nutrição parenteral e enteral em pacientes pediátricos, assinale a alternativa correta.

Alternativas da questão 1138481
Pular para o conteúdo principal