Questão 113744

Pedagogia · 2025

Questão

ID 113744

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Processo Ação-reflexão-ação no Desenvolvimento do Trabalho Pedagógico

Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Inoversasul


As origens teóricas da perspectiva reflexiva sobre a prática remontam a John Dewey, que, na década de 30 do século passado, definiu ação reflexiva como o exame ativo, voluntário, persistente e rigoroso de nossas crenças e ações, à luz dos fundamentos que as sustentam e das consequências a que conduzem. Ao caracterizar a reflexão como uma forma especializada de pensar, Dewey a diferencia do ato de rotina, que, embora fundamental ao ser humano, é guiado por impulso, hábito, tradição ou submissão à autoridade. A reflexão, ao contrário, baseia-se na vontade, no pensamento, em atitudes de questionamento e curiosidade.


Rosane Rocha Pessoa. A reflexão interativa como instrumento de desenvolvimento profissional: um estudo com professores de inglês da escola pública, 2002 (com adaptações).


Acerca da abordagem reflexiva no ensino de língua inglesa, julgue os seguintes itens.

Nas aulas de língua inglesa, a ação reflexiva é construída a partir da repetição de métodos pré-elaborados para avaliar competências linguísticas dos estudantes.

Alternativas da questão 113744
Pular para o conteúdo principal