Questão
ID 113695Disciplina: Pedagogia
Assunto: Pedagogia da Autonomia
Ano: 2025 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Universidade Estadual da Paraíba
O desenvolvimento da autonomia dos estudantes nas aulas de Educação Física, está intimamente relacionado às escolhas didático-pedagógicas cotidianas de seus professores. Desse modo, tendo em vista os procedimentos didáticos a serem adotados por estes docentes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Para desenvolver a autonomia dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os professores de Educação Física devem substituir os métodos de ensino não diretivos pelos diretivos, como o método comando, que mais proporcionam condições de atingirem este objetivo.
PORQUE
II- Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os estudantes encontram-se na fase heterônoma do seu desenvolvimento moral, que se caracteriza pela dependência de figuras de autoridade externas, como seus professores, e pela obediência a regras vistas como imutáveis.
A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar que: