Questão
ID 1129819Disciplina: Pedagogia
Assunto: Psicomotricidade na Educação Infantil
Ano: 2025 Banca: NUCEPE UESPI - Núcleo de Concursos e Promoção de eventos Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Piauí
A escola, sendo grande difusora do conhecimento formal, relaciona-se diretamente com a produção escrita e a maior parte das atividades escolares está relacionada com essa habilidade. Escrever, ato extremamente complexo, depende da atuação conjunta de fatores estruturais, funcionais e sociais. Há necessidade, por exemplo, do adequado desenvolvimento de funções corticais (tais como, atenção, sensação, memória, percepção, linguagem e motivação) e psicomotoras (tais como tonicidade, equilibração, lateralização, esquema corporal, praxia global e praxia fina). Alteração em uma ou mais dessas funções pode dificultar o processo de aprendizagem
(Duzzi, et all. in: Fonte: https://revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/105/percepcao-de-professores-sobre-a-relacao-entre-desenvolvimento-das-habilidades-psicomotoras-e-aquisicao-da-escrita)
Dentre os fatores que interferem na aquisição da escrita, há um aspecto do desenvolvimento que é, sem dúvida, um dos mais importantes, sendo que tal fato vem sendo comprovado por estudos que apontam a relação entre defasagem com prejuízo no desempenho acadêmico dos alunos.
Marque a alternativa que corresponde à citação e ao proposto acima: