Questão 112423

Pedagogia · 2025

Questão

ID 112423

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Pedagogia de Projetos e Pesquisa em Sala de Aula

Ano: 2025 Banca: COMPERVE UFRN - Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Órgão: Universidade Federal do Rio Grande do Norte


A pedagogia de projetos fundamenta-se na experiência prática e na resolução de problemas como pilares do processo ensino e aprendizagem, possibilitando que o aluno construa seu conhecimento de forma ativa. No entanto, alguns docentes podem ter receios quanto à implementação dessa metodologia, questionando as possibilidades dessa prática. Diante dessa dúvida, um professor busca o apoio do pedagogo para compreender como a pedagogia de projetos pode ser integrada à prática docente, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Analise, abaixo, as características indicadas pelo professor como pertencentes à pedagogia de projetos.


I Os alunos são incentivados a pesquisar, analisar, sintetizar e aplicar conceitos e habilidades, desenvolvendo competências, como criticidade, autonomia e colaboração.

II O professor, como facilitador, outorga aos alunos o planejamento e a avaliação do processo de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento da autonomia.

III A pedagogia de projetos segue etapas fixas, sem permitir adaptações ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

IV A aprendizagem baseada em projetos impulsiona os alunos a buscar e selecionar informações, quando parte de questões, tarefas ou problemas, promovendo um aprendizado mais significativo.


Das características explicitadas, as que se referem à pedagogia de projetos estão nos itens

Alternativas da questão 112423
Pular para o conteúdo principal