Questão 1119290

Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica · 2026

Questão

ID 1119290

Disciplina: Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica

Assunto: Conceitos Gerais de Tarifação

Ano: 2026 Banca: REDE SARAH - Sarah Associação das Pioneiras Sociais Órgão: Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação


A Resolução Normativa nº 1.000/2021 e os Procedimentos de Regulação Tarifária (Proret) da ANEEL definem os postos tarifários, necessários para aplicação das modalidades tarifárias horárias. Os postos tarifários são:

• Horário (posto) de ponta: período diário de 3h consecutivas, com exceção de sábados, domingos e feriados nacionais.

• Horário (posto) intermediário: período de horas conjugadas ao horário de ponta, podendo variar de 1h a 1h30 antes e depois do horário de ponta.

• Horário (posto) fora de ponta: período diário composto pelas horas consecutivas e complementares aos horários de ponta e intermediário.

Considerando as modalidades tarifárias previstas a diferentes tipos de consumidores e as informações sobre os postos tarifários destacadas, avalie as afirmativas a seguir:

I. Consumidores do grupo A envolvem instalações AT, MT e subterrâneas, enquanto os do grupo B envolvem consumidores BT.

II. Os postos tarifários são aplicados nos dias úteis, sendo finais de semana e feriados considerados horários de ponta.

III. Similar ao que acontece à tarifa branca para os consumidores do grupo B, todos os postos de horário são aplicados às tarifas do grupo A.

IV. As tarifas azul e verde são disponibilizadas para todos os subgrupos do grupo A.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 1119290
Pular para o conteúdo principal