Questão
ID 111859Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Competências e Habilidades do Professor, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas Práticas Educativas
Ano: 2025 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Universidade Estadual do Ceará
Na sociedade da informação, o papel do professor evoluiu de transmissor de conhecimento para mediador do processo de ensino-aprendizagem, exigindo novas práticas pedagógicas que promovam a autonomia e o pensamento crítico dos alunos. Sobre as competências necessárias ao professor, analise as afirmativas a seguir:
I. O professor deve manter-se como principal fonte de informação, garantindo que os alunos recebam conteúdos de forma linear e hierárquica.
II. A utilização de novas tecnologias pelo professor é opcional, pois o ensino tradicional continua sendo eficaz na sociedade da informação.
III. O professor deve atuar como facilitador, incentivando a construção coletiva do conhecimento e integrando as novas tecnologias ao processo educativo.
Está correto o que se afirma em: