Questão 111331

Pedagogia · 2025

Questão

ID 111331

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Liderança em Educação

Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente


Leia o texto para responder às questões de números 35 e 36.


\(\quad\) Olívia é uma jovem diretora escolar. Ela aproveitou a reunião com sua supervisora de ensino para perguntar como lidar com o que ela entendia ser inveja ou ressentimento de seus colegas sob sua gestão. A supervisora se recordou da Teoria dos Traços de Personalidade, apresentada no livro Liderança em gestão escolar (Lück, 2010): “Toda teoria tem seus limites, mas eu penso que alguns traços ali são bacanas mesmo da gente pensar sobre e tentar cultivar”. Mais tarde, Olívia leu o seguinte excerto na obra indicada, a respeito dos líderes:

\(\quad\) “Sabem o que dizer e como dizer, no momento adequado, evitando agir para resolver problemas e comunicar-se de modo impensado, emocional, expressando suas subjetividades e frustrações. Portanto, sabem negociar, estabelecer mediações em situações de conflito, enfrentando-as com naturalidade e competência. Também são capazes de lidar com habilidade e tato diante de expressões de inveja, ciúme, malquerença, ressentimentos, desconfianças, raiva, que apareçam no ambiente escolar, compreendendo a dimensão humana dessas emoções e oferecendo elementos para humanizá-las”.

A supervisora se recordou das limitações da teoria dos Traços de Personalidade, quando adotada como orientação única. Na obra lida por Olívia, Lück (2010) indica, entre outras críticas, que essa teoria

Alternativas da questão 111331
Pular para o conteúdo principal