Questão
ID 1095872Disciplina: Pedagogia
Assunto: Requisitos do Planejamento
Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Prefeitura Municipal de Timóteo
Medel (2011) apresenta alguns critérios que considera básicos para elaborar planejamentos de qualidade, a partir do currículo da Educação Infantil.
Na perspectiva dessa autora, associe corretamente o critério ao que é recomendado para a elaboração do planejamento.
CRITÉRIOS
1 - Contextualização e diversificação
2 - Seleção e gradação das aprendizagens esperadas
3 - Sistematização e flexibilidade
4 - Integralidade
5 - Participação
6 - Articulação
RECOMENDAÇÕES
( ) Enfatizar, no processo educativo, o trabalho coordenado, cooperativo e contínuo, envolvendo os diferentes agentes da escola.
( ) Cuidar, de modo metódico, do processo educativo, considerando-se as situações emergentes e os progressos na aprendizagem, evitando-se a improvisação.
( ) Zelar pelos níveis de aprendizagens dos alunos, desafiando-os e permitindo-lhes adquirir habilidades novas e mais completas.
( ) Responder às necessidades, aos atributos, às diferenças e aos interesses de aprendizagem dos alunos e às características do contexto familiar e da comunidade.
( ) Abordar todas as aprendizagens esperadas, de todos os núcleos e eixos de aprendizagem propostos no currículo.
( ) Enriquecer o planejamento com as reflexões e contribuições de toda a equipe pedagógica, alunos e família.
A sequência correta dessa associação é