Questão
ID 1089769Disciplina: Pedagogia
Assunto: Procedimentos Auxiliares de Avaliação
Ano: 2018 Banca: INSTITUTO EXCELÊNCIA Órgão: Prefeitura Municipal de Taubaté
Alguns instrumentos têm sido utilizados nas práticas de avaliação como fontes de informação sobre os processos de aprendizagem dos alunos. Marque V(verdadeiro) e F (falso) relacionados a alguns desses instrumentos:
( ) Portfólio: procedimento fundamental ao longo do processo de aprendizagem, desde o momento de diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao sistema de escrita, até as avaliações das capacidades desenvolvidas em determinada etapa de sua trajetória, na série ou no ciclo.
( ) Provas operatórias: instrumentos assim designados devido a sua ênfase em operações mentais envolvidas nos conhecimentos que estão sendo processados pelos alunos, ao longo de seu desenvolvimento e de suas aprendizagens.
( ) Auto avaliação: instrumento que propicia o levantamento de informações relevantes para regular o processo de construção de significados pelo próprio aluno.
( ) Observação e registro: organização e arquivo de registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com intenção de fornecer uma síntese de seu percurso ou trajetória de aprendizagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: