Questão
ID 10767Disciplina: Pedagogia
Assuntos: Currículo e Diversidade, Educação das Relações Étnico-raciais
Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Leia o fragmento a seguir.
Não há como negar que o preconceito e a discriminação constituem um problema que afeta em maior grau a criança negra, visto que ela sofre, direta e cotidianamente, maus tratos, agressões e injustiças, que afetam a sua infância e comprometem todo o seu desenvolvimento.
CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar. SP: Contexto, 2012, p. 98.
Considerando a importância das relações étnicas para a socialização das crianças, no espaço cotidiano da Educação Infantil e no espaço familiar, e, com vistas à formação multiétnica da sociedade brasileira, o Currículo da Cidade propõe algumas orientações para a prática dos(as) educadores(as).
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Reservar alguns dias específicos, previstos anualmente no calendário escolar, para trabalhar com o tema do racismo, do preconceito e da discriminação racial.
( ) Ofertar às crianças representações gráficas, literárias, científicas e artísticas que contemplem a diversidade cultural, étnica e racial.
( ) Ficar atento ao racismo implícito entre as crianças, contido no tom da voz, no toque, no olhar, na brincadeira, nas brigas e nos xingamentos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,