Questão 1072330

Pedagogia · 2021

Questão

ID 1072330

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Avaliação Formativa

Ano: 2021 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de São José


Leia o texto.

Historicamente a avaliação como processo de classificação e seleção teve suas origens na China há cerca do ano 2.205 a.C. Todavia, seu uso com a função classificatória persiste até hoje e continua determinando a seleção social e a exclusão de muitos alunos do sistema escolar. Apesar das mudanças na legislação educacional, ainda encontramos na escola as mesmas formas de se avaliar.

No início do século XX, diversos pesquisadores debruçaram-se sobre propostas inovadoras e mais democráticas de avaliação. Um deles foi Hadji (2001) que considera a ideia de avaliação formativa como o modelo ideal de uma avaliação.

Alberes Lopes de Lima - Adaptado

Analise as afirmativas abaixo sobre a avaliação formativa.

1. É um processo que levanta informações úteis à regulação do processo ensino-aprendizagem.

2. Um processo de julgamento acerca do valor de ideias, trabalhos, soluções, métodos, materiais, etc. realizados com um determinado propósito.

3. Um instrumento de seletividade social, em uma sociedade que requer, a cada dia mais, uma escola que a auxilie na formação de competências para o trabalho e para a cidadania.

4. A avaliação, em um contexto de ensino, deve estar a serviço das aprendizagens o máximo possível, auxiliando os alunos a construírem seus saberes e competências.

5. Pode orientar o trabalho docente no sentido de desenvolver uma prática avaliativa cada vez mais direcionada para a aprendizagem do aluno, correlacionando atividade avaliativa e atividade pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas da questão 1072330
Pular para o conteúdo principal