Questão 1029837

Pedagogia · 2021

Questão

ID 1029837

Disciplina: Pedagogia

Assunto: Papel do Educador

Ano: 2021 Banca: METROCAPITAL - Soluções Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Odessa


O professor não deve apenas transmitir informações, deve ser o articulador de todo processo de conhecimento em sala de aula, provocando no educando a abertura para o aprendizado e disponibilizando meios para que se efetive o domínio do conhecimento. De acordo com VASCONCELLOS (2002, p. 105), a ação do professor deve:

I - provocar - pôr os educandos para pensar, provocar certas necessidades no aluno que deixado a si, certamente, não apareceriam.

II - dispor - dar condições para que o educando tenha acesso a elementos novos. Propor ações que favoreçam a elaboração do conhecimento de forma crítica, criativa, significativa e duradoura.

III - interagir - o professor é um mediador qualificado que pode dialetizar com as representações dos educandos. Ensinar o educando a aprender, ajudar o educando a desenvolver um método de trabalho.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas da questão 1029837
Pular para o conteúdo principal