Questão 1002486

Matemática · 2022

Questão

ID 1002486

Disciplina: Matemática

Assunto: Igualdades e Desigualdades Algébricas

Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Jundiaí


Leia o texto a seguir para responder às questões de números 36 e 37.

Uma professora pede que seus alunos assinalem verdadeiro (V) ou falso (F) em uma atividade com três identidades. No caso da identidade ser falsa, o aluno deve corrigi-la. As três identidades apresentadas pela professora foram:

  1. ( ) (1 – x)2 = 1 + x2.
  2. ( ) \(\sqrt{16}\) = \(\pm\) 4.
  3. ( ) x2 ≥ x para qualquer número real x.

De acordo com o critério de correção estabelecido pela professora, o acerto de V ou F vale 1 ponto e, no caso de F, a correção de F vale mais 1 ponto.



Os alunos Álvaro, Bernardo e Cláudio foram submetidos a essa avaliação e apresentaram as seguintes respostas à professora:

Álvaro

  1. (F) (1 – x)2 = 1 + x2. Correção: (1 – x)2 = 1 – x2.
  2. (V) \(\sqrt{16}=\pm4.\)
  3. (V) x2 ≥ x para qualquer número real x.

Bernardo

  1. (F) (1 – x)2 = 1 + x2. Correção: (1 – x)2 = 1 – 2x – x2.
  2. \(\sqrt{16}=\pm4.\)
  3. (F) x2 ≥ x para qualquer número real x.

Correção: x2 ≥ x para qualquer x ∈ ℝ+.

Cláudio

  1. (V) (1 – x)2 = 1 + x2.
  2. (F) \(\sqrt{16}=\pm4.\) Correção: \(\sqrt{16}=4.\)
  3. (F) x2 ≥ x para qualquer número real x.

Correção: x2 ≥ x para x ∈ ℝ – ]0, 1[.

As pontuações de Álvaro, Bernardo e Cláudio, respectivamente, nessa atividade proposta pela professora foram

Alternativas da questão 1002486
Pular para o conteúdo principal