Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Fonoaudiologia

19.011 questões encontradas

  1. Questão 561

    ID 3261333

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Anatomofisiologia do Sistema Auditivo

    Ano: 2023 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí


    A orelha é dividida em três partes, orelha externa, orelha média e orelha interna. Assinale a alternativa que corresponde a anatomia da orelha interna.

    Alternativas da questão 3261333
  2. Questão 562

    ID 3261332

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Ensino Fonoaudiológico em Voz

    Ano: 2023 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Palma Sola


    A alteração do processo da mudança vocal, por falta de rebaixamento da laringe, exigirá uma orientação fonoaudiológica e psicológica, já que muitos pacientes apresentam problemas de identificação com o modelo vocal masculino. (...)

    (J. Peña-Casanova e col. Manual de Fonoaudiologia. ARTMED. 2ª ed. R. Janeiro. Cap. 8. P.. 103)

    Na "Reeducação das Puberfonias", o tratamento fonoaudiológico será baseado em um trabalho postural, excetuando-se:

    Alternativas da questão 3261332
  3. Questão 563

    ID 3261331

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Psicoacústica e Processamento Auditivo Central

    Ano: 2023 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Palma Sola


    Audição é a modalidade essencial para a comunicação verbal interpessoal e para a aquisição da linguagem, daí sua relevância para a aprendizagem. (...) O "Processamento auditivo" pode ser definido, entre outros, como: "Aquilo que fazemos com o que escutamos"; "A capacidade de introspecção de eventos sonoros"; "Mecanismos e processos responsáveis por localização e lateralização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento de padrões sonoros, desempenho auditivo com sinais degradados ou competitivos".

    (http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid =S0103-84862007000100002)

    Sobre o "Papel da audição e do processamento auditivo na aprendizagem", podem ser consideradas as informações:

    I.O homem capta informações de fundo, distingue um entre vários ruídos, localiza e, ao mesmo tempo, integra, processa e compreende mensagens auditivas.

    II.Além de ser um sistema de alerta e de atenção pluridirecional, a audição é contínua, ininterrupta e sua dimensão perceptiva é, ao mesmo tempo, primitiva e superior.

    III.O processamento auditivo envolve a detecção, a atenção, a localização, a discriminação e o reconhecimento da mensagem acústica, e tudo acontece em nível de sistema auditivo periférico e central.

    IV.Se existe uma disfunção neste processo de escuta, se há um impedimento na habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros, tem-se o que a literatura denomina de distúrbio do processamento auditivo.

    Marque a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:

    Alternativas da questão 3261331
  4. Questão 564

    ID 3261330

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Manejo e Reabilitação da Disfagia

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Astolfo Dutra


    Os transtornos motores causados pela paralisia cerebral podem acarretar alterações na deglutição, uma vez que alteram as fases preparatória, oral, faríngea e esofágica. Tendo em vista que a terapia fonoaudiológica nestes casos engloba exercícios diretos e indiretos, visando melhora na força, mobilidade e sensibilidade das estruturas envolvidas no processo de sucção, deglutição e mastigação, analise as afirmativas a seguir.

    I. No processo de reabilitação de crianças com paralisia cerebral, o fonoaudiólogo pode estabelecer posicionamento e tipos de utensílios adequados, ajuste das consistências alimentares, indicação do uso do espessante e modificação do volume oferecido em cada oferta alimentar.

    II. O treino com alimento pode ser realizado mesmo se não houver segurança para a oferta, por meio de estratégias como deglutições múltiplas, alternância de consistências, mudança de temperatura, sabores alimentares, assim como manobras posturais e facilitadoras. Na suspeita de aspiração laringotraqueal, devido ao caráter crônico da paralisia cerebral, dispensa-se a necessidade de solicitação de exames complementares da deglutição.

    III. As ações educativas envolvem sensibilização e qualificação dos cuidadores, auxiliando-os a lidar com as questões funcionais relacionadas à alimentação, tais como: tipo de dieta, utensílios, modo de oferta, postura, sinais de dificuldade e estratégias compensatórias. Essas ações são voltadas para os cuidadores dos pacientes e, apesar de pouco favorecer a aderência ao tratamento, são bastante utilizadas pelos fonoaudiólogos.

    Está correto o que se afirma apenas em

    Alternativas da questão 3261330
  5. Questão 565

    ID 3261329

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Avaliação Instrumental da Deglutição (VED/Videofluoroscopia)

    Ano: 2023 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí


    A disfagia é um sintoma de uma doença de base, que pode acometer qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o estômago. Em relação a esse distúrbio da deglutição, analise as afirmativas a seguir descritas e assinale a alternativa CORRETA.

    I. Quando a avaliação clínica da disfagia não é suficiente, é realizada a avaliação instrumental, através da videofluoroscopia da deglutição ou vedeodeglutograma.

    II. Situações de desprazer e desconforto durante a alimentação que levam o paciente a modificar seus hábitos alimentares também podem encaixar - se no conceito de disfagia, pois podem trazer depressão, isolamento social e diminuição importante da ingestão oral de alimentos.

    III. O tronco cerebral e a medula espinhal cervical contêm núcleos sensoriais e motores envolvidos nas fases da deglutição.

    IV. Quando deparamos com disfagias neurogênicas, não é necessário nos ater a etiologia das doenças neurológicas, pois todas causam dificuldade de deglutir, sempre os mesmos achados serão prevalecidos.

    V. A Presbifagia é o processo natural de envelhecimento que compromete a fisiologia da deglutição (pior desempenho na fase oral.

    Alternativas da questão 3261329
  6. Questão 566

    ID 3261327

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Anatomia Aplicada

    Ano: 2023 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Palma Sola


    A boca é responsável pelas funções de mastigação, deglutição, gustação e fonoarticulação, funções de grande importância nas relações interpessoais, enquanto a orofaringe é responsável pela função de deglutição. Tanto a boca quanto a orofaringe são regiões topográficas compostas por vários subsítios anatômicos diferentes, com especialização estrutural e funcional distinta. Considerando tais regiões, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa CORRETA:

    I.A boca é dividida em duas cavidades. O vestíbulo, limitado posterolateralmente pelos lábios e bochechas, e anterolateralmente pelos rebordos gengivais e trígono retromolar. A cavidade oral propriamente dita é o espaço entre os arcos dentais superior e inferior, anteriormente é limitada pelos rebordos gengivais e, posteriormente, é delimitada por uma linha vertical imaginária separando o palato duro do mole, os pilares amigdalianos anteriores e o "V" lingual.

    II.A língua é a principal estrutura da boca. Suas funções estão relacionadas a fonoarticulação, formação e movimentação do bolo alimentar durante a mastigação e sua ejeção para a orofaringe, iniciando a fase faríngea da deglutição, auxílio na limpeza da boca e tem importante papel na gustação. Os 2/3 anteriores formam a língua oral enquanto o terço posterior, a base da língua, e faz parte da orofaringe.

    É CORRETO o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3261327
  7. Questão 567

    ID 3261326

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Anatomofisiologia do Sistema Auditivo

    Ano: 2023 Banca: IDHTEC - Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico Órgão: Prefeitura Municipal de Condado


    ________________ tem a função de transdução da energia acústica em energia elétrica, possui 9mm de diâmetro e estrutura cônica formada por três tubos paralelos que se estreitam da base para o topo. Trata-se do(a):

    Alternativas da questão 3261326
  8. Questão 568

    ID 3261324

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Perdas Auditivas — Diagnóstico e Classificação

    Ano: 2023 Banca: Gama Consultoria Órgão: Prefeitura Municipal de Juscimeira


    A avaliação audiológica é uma parte essencial do processo diagnóstico e prognóstico em pacientes com distúrbios auditivos.

    Quais são os objetivos da avaliação audiológica diagnóstica e prognóstica?

    I - Diagnosticar distúrbios auditivos e prever o curso da perda auditiva.

    II - Identificar apenas causas externas de perda auditiva, como exposição ao ruído excessivo.

    III - Avaliar apenas a capacidade auditiva em frequências específicas, ignorando a extensão da perda auditiva.

    IV - Prescrever medicação para reverter completamente a perda auditiva.

    V - Fornecer aconselhamento psicológico apenas para pacientes com perda auditiva grave.

    Alternativas da questão 3261324
  9. Questão 569

    ID 3261322

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Voz

    Ano: 2023 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Tunápolis


    Considerando as técnicas sintomáticas de terapia vocal para o tratamento das disfonias de etiologia comportamental e suas respectivas bases conceituais, analise as proposições abaixo:

    I.A técnica mastigatória, que envolve movimentos de mastigação com vocalização, tem como objetivo levar a voz para uma produção mais natural.

    II.O monitoramento − feedback se refere especificamente ao monitoramento EMG, não envolvendo aspectos acústicos, aerodinâmicos ou visuais da laringe.

    III.A fonação inspiratória é uma técnica eficaz no tratamento de disfonias funcionais por fonação vestibular.

    Após sua análise, assinale a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3261322
  10. Questão 570

    ID 3261321

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Fisiologia Aplicada à Fonoaudiologia

    Ano: 2023 Banca: Gama Consultoria Órgão: Prefeitura Municipal de Juscimeira


    A anatomia e fisiologia dos órgãos da fala, voz, audição e linguagem são fundamentais para os fonoaudiólogos entenderem os processos biológicos envolvidos na comunicação humana. O aparelho fonador, composto por estruturas como cordas vocais, língua e cavidade oral, desempenha um papel crucial na produção dos sons da fala. Além disso, o sistema auditivo, incluindo o ouvido externo, médio e interno, é responsável pela recepção e interpretação dos sinais sonoros. A compreensão detalhada da anatomia e fisiologia desses órgãos é essencial para diagnosticar e tratar eficazmente distúrbios da fala, linguagem, voz e audição.

    Quais das seguintes afirmações são verdadeiras sobre a anatomia e fisiologia dos órgãos da fala, voz, audição e linguagem?

    I - As cordas vocais são responsáveis pela produção dos sons da fala.

    II - A cóclea é a parte do ouvido interno responsável pela audição.

    III - A área de Broca no cérebro está envolvida na compreensão da linguagem falada.

    IV - O palato mole não tem função na produção dos sons da fala.

    V - O sistema auditivo é exclusivamente responsável pela audição, sem relação com a linguagem.

    Alternativas da questão 3261321
  11. Questão 571

    ID 3261320

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Epidemiologia

    Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de Gaspar


    De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), globalmente, mais de 1,5 bilhão de pessoas experimentam algum grau de perda auditiva. Destes, estima-se que 430 milhões tenham perda auditiva moderada ou grave no ouvido com melhor audição. Na Região das Américas da OMS, cerca de 217 milhões de pessoas vivem com perda auditiva, ou seja, 21,52% da população. Espera-se que até 2050, esse número possa subir para 322 milhões. A maioria das pessoas com perda auditiva não tem acesso a intervenções. A perda auditiva não tratada tem um impacto de longo alcance na vida das pessoas afetadas e de suas famílias. Em nível social, representa um custo anual de US\$ 262 milhões na região. Assim, ações urgentes são necessárias para prevenir e tratar a perda auditiva, a fim de mitigar seu impacto adverso em todas as fases da vida.

    É correto afirmar:

    Alternativas da questão 3261320
  12. Questão 572

    ID 3261318

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Desenvolvimento da Linguagem

    Ano: 2023 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Tunápolis


    O desenvolvimento da linguagem infantil é um processo fascinante e complexo que combina fatores cognitivos, semânticos, morfossintáticos e fonológicos. Considerando os estágios do desenvolvimento linguístico da criança, analise as proposições abaixo:

    I.O desenvolvimento semântico é a primeira habilidade linguística a se manifestar na oralidade e se relaciona diretamente com a capacidade da criança de representação simbólica.

    II.O desenvolvimento morfossintático refere-se à capacidade da criança de compreender o significado das palavras, frases e enunciados.

    III.A fase entre 1:6 anos e 4:0 anos é crucial para o desenvolvimento fonológico da criança, sendo caracterizada por omissões, substituições e diversos processos fonológicos.

    Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3261318
  13. Questão 573

    ID 3261317

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Voz Profissional

    Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de Gaspar


    A educação em saúde é uma ferramenta essencial para os fonoaudiólogos, especialmente quando se trata de prevenção e conscientização. Em relação à educação em saúde vocal, que estratégia é a mais indicada para prevenir disfonias em professores?

    Alternativas da questão 3261317
  14. Questão 574

    ID 3261316

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Fisiologia da Deglutição

    Ano: 2023 Banca: IDHTEC - Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico Órgão: Prefeitura Municipal de Condado


    À luz dos conhecimentos acerca da fisiologia da deglutição nos indivíduos idosos, assinale a alternativa incorreta:

    Alternativas da questão 3261316
  15. Questão 575

    ID 3261315

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Voz

    Ano: 2023 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí


    Dentro das disfonias organofuncionais, o Edema de Reinke, é apontado como uma consequência de um comportamento vocal alterado. Sobre essa lesão é CORRETO afirmar:

    Alternativas da questão 3261315
  16. Questão 576

    ID 3261314

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Fissuras Labiopalatinas e Alterações Craniofaciais

    Ano: 2023 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Vargem Alta


    Qual é uma das principais abordagens terapêuticas indicadas para o tratamento de fendas palatinas, conforme mencionado na referência do Ministério da Saúde?

    Alternativas da questão 3261314
  17. Questão 577

    ID 3261313

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Transtornos Fonológicos e Distúrbios de Fala

    Ano: 2023 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Prefeitura Municipal de Gaspar


    De modo geral, é esperado que os sujeitos dominem o sistema fonológico-alvo até por volta dos cinco anos de idade. Todavia, há aqueles cujo repertório fonéticofonológico está incompleto até essa idade ou que percorrem caminhos diferentes de seus pares etários até atingirem os contrastes da língua. Assim, quando o sujeito apresenta produção dos sons da fala não esperado para sua idade cronológica, sem qualquer etiologia orgânica que justifique a dificuldade de fala, sugere-se a presença do diagnóstico de Transtorno Fonológico (TF).

    Em relação a TF é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3261313
  18. Questão 578

    ID 3261312

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Desenvolvimento da Linguagem

    Ano: 2023 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Palmeira


    “O surgimento da linguagem expressiva ocorre durante os primeiros anos de vida da criança, período em que os fonemas são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas e nas palavras e de acordo com uma cronologia que é ao que parece similar para a maioria das crianças. Durante a aquisição fonológica, as crianças devem aprender quais os sons usados na sua língua e de que maneira eles são organizados”. Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3261312
  19. Questão 579

    ID 3261311

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Transtornos Fonológicos e Distúrbios de Fala

    Ano: 2023 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Branco do Ivaí


    M.E.S 3 anos 8 meses, chegou na clínica de fonoaudiologia encaminhada pelo neuropediatra, para Avaliação de Linguagem. Durante o processo avaliativo, algumas características foram observadas, tais como: criança inquieta, contato ocular por período curto, fala com presença de erros inconsistentes de consoantes e vogais, prolongamento e interrupção na coarticulação de sons e sílabas, alteração nos aspectos prosódicos com inadequação no acento lexical ou frasal. Sobre essa criança, o quadro sugere hipótese diagnóstica de:

    Alternativas da questão 3261311
  20. Questão 580

    ID 3261310

    Disciplina: Fonoaudiologia

    Assunto: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica nos Distúrbios da Voz

    Ano: 2023 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Ampére


    “As questões relacionadas à saúde vocal devem ocupar o tempo que for necessário para cada atendimento. Além disso, a conscientização/modificação destes aspectos é fundamental para o sucesso da terapia vocal.” Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

    Alternativas da questão 3261310
Pular para o conteúdo principal