Disciplina: Fisioterapia
Assunto: Reumatologia
Ano: 2023 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências
A osteoporose é considerada o distúrbio metabólico mais frequente nos seres humanos, especialmente em idosos. Sobre as medidas preventivas de abordagem fisioterapêutica em pessoas com osteoporose, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de prevenção às suas premissas.
Coluna 1
1. Prevenção primária.
2. Prevenção secundária.
3. Prevenção terciária.
Coluna 2
( ) Exercícios respiratórios e de expansão costal, objetivando prevenir complicações respiratórias associadas; programa de exercícios posturais, para prevenir cifoescoliose; programa de exercícios isotônicos em padrão extensor ou exercícios isométricos para manter a integridade óssea e prevenir fraturas patológicas.
( ) Programa de exercícios com resistência manual gradualmente aplicada e, se a condição óssea do paciente for desfavorável, indicação de auxiliares para marcha; programa de fisioterapia respiratória, visando à eliminação ou redução das complicações respiratórias apresentadas; programa de reeducação postural.
( ) Eliminação das causas e realização de check-ups periódicos a partir da quarta década de vida; campanhas de incentivo à prática de atividades físicas na infância e na adolescência; exercícios respiratórios; programas de conscientização postural.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: