Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia Florestal

4.894 questões encontradas

  1. Questão 21

    ID 3534501

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2016 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal Rural da Amazônia


    A contenção é o momento de maior estresse na vida de um animal silvestre, podendo acarretar reações potencialmente fatais. Antes da contenção propriamente dita, deverão ser identificadas qual ou quais as defesas do animal, para se reduzir assim o risco de injúrias ao operador, identificando também o comportamento, o hábito e o grau de vulnerabilidade do estresse do animal.

    SILVA, L. C. S. Contenção e Captura de Animais selvagens. Centro Científico Conhecer. Disponível em:

    http://www.conhecer.org.br/download/CONTENCAO%20E%20CAPTURA%20DE%20ANIMAIS%20SELVAGENS/Curso% 20contencao%20e%20captura%20de%20animais%20selvagens.pdf. Acesso em: 16 fev. 2016 (texto adaptado).

    A indicação e a utilização de equipamentos especiais para a contenção física dos animais variam de acordo com os diversos grupos taxonômicos, idade e peso do animal a ser manejado. Os chamados “escudos de manejos” têm a finalidade de conter o animal

    Alternativas da questão 3534501
  2. Questão 22

    ID 3534322

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2019 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba


    Muitas populações de animais selvagens vêm enfrentando declínio acentuado, decorrente das alterações ambientais. Dessa forma, a interferência humana, por meio de atividades de manejo e monitoramento da fauna selvagem, tem-se tornado cada vez mais importante, na tentativa de aumentar as perspectivas de conservação, especialmente em espécies ameaçadas de extinção. Com base nos conhecimentos sobre manejo e monitoramento da fauna, considere as seguintes afirmativas:

    1. Nos processos de translocação e reintrodução de animais selvagens, não se recomenda a realização de quarentena, uma vez que a transmissão e transferência de patógenos são consideradas baixas.

    2. O processo de soltura de um animal é caracterizado por ser um momento sem necessidade de adaptações, visto que o animal está sendo liberado em seu hábitat natural.

    3. O manejo da fauna baseado no restabelecimento da variabilidade genética das populações busca diminuir processos de endogamia e da expressão de alelos deletérios.

    4. A construção de corredores ecológicos tem sido uma estratégia de manejo populacional benéfica para o manejo da fauna, uma vez que sua implantação não causa efeitos negativos às populações que os utilizam.

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3534322
  3. Questão 23

    ID 3534117

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2022 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Universidade do Estado de Santa Catarina


    Analise as afirmativas abaixo sobre a recomposição da fauna.

    1. Espécies oportunistas podem ocorrer em ambientes com distúrbio humano.

    2. Planta daninha pode ser considerada qualquer planta que cresce onde não é desejada e/ ou que interfere nos objetivos do ser humano.

    3. O enriquecimento de áreas florestais nativas pode aumentar as chances de conservação da fauna da região.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    Alternativas da questão 3534117
  4. Questão 24

    ID 3533766

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2023 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Pedra Branca


    O Sistema de Integração Pecuária-Floresta (Silvipastoril) pode ser definido como um sistema de produção que integra o componente pecuário (pastagem e animal) e florestal em consórcio. No Sistema de Integração Pecuária-Floresta (Silvipastoril), qual alternativa NÃO faz parte dos benefícios desse sistema?

    Alternativas da questão 3533766
  5. Questão 25

    ID 3533739

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2023 Banca: CETAP - Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda Órgão: Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará


    A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Marque a alternativa incorreta sobre o tema.

    Alternativas da questão 3533739
  6. Questão 26

    ID 3533706

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe


    Em termos de mitigação das mudanças climáticas, tem sido destacada como promissora em sistemas de produção de ruminantes em regiões semiáridas a seguinte prática:

    Alternativas da questão 3533706
  7. Questão 27

    ID 3533623

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe


    Um dos desafios no manejo da fauna silvestre brasileira é a reintegração de animais resgatados de tráfico e maus-tratos. Uma das principais estratégias usadas para garantir o sucesso dessa reintegração é o(a)

    Alternativas da questão 3533623
  8. Questão 28

    ID 3533582

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe


    A importância do manejo da fauna silvestre brasileira nos últimos 10 anos tem sido um tema de crescente relevância devido a diversos fatores ambientais e sociais. Dentre os benefícios encontrados, quando se aplicou o manejo adequado da fauna silvestre durante este período, não se inclui:

    Alternativas da questão 3533582
  9. Questão 29

    ID 3533578

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe


    A criação de animais em sistema agrosilvopastoril apresenta diversas vantagens que contribuem para a sustentabilidade ecológica e econômica. Não está entre as principais vantagens desse sistema de produção:

    Alternativas da questão 3533578
  10. Questão 30

    ID 3533534

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo de Fauna

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe


    O manejo da fauna silvestre pode beneficiar a economia local em áreas onde é implementado uma vez que ocorra

    Alternativas da questão 3533534
  11. Questão 31

    ID 3533501

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


    Julgue os itens que se seguem, a respeito de sistemas de integração pecuária-floresta (IPF).



    Melhores índices de conforto térmico nos sistemas de IPF menos adensados indicam melhor conforto térmico para os animais nesses sistemas. Entretanto, a interação entre os componentes do sistema, principalmente árvore e pastagem, pode reduzir e comprometer a produtividade animal na área.

    Alternativas da questão 3533501
  12. Questão 32

    ID 3533332

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sistemas Agroflorestais

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária


    Julgue os itens que se seguem, a respeito de sistemas de integração pecuária-floresta (IPF).



    A IPF é uma alternativa para recuperação de pastagens e possibilita maior conforto e bem-estar animal, apesar de o adensamento das árvores poder reduzir a produção animal e prejudicar o desempenho econômico desses sistemas.

    Alternativas da questão 3533332
  13. Questão 33

    ID 3533190

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Recuperação de Áreas Degradadas

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Semiárido


    A respeito da recuperação de pastagens, no contexto da mudança do clima, julgue os itens a seguir.



    A recuperação de pastagens degradadas objetiva o aumento da quantidade de carbono no solo e na biomassa.A recuperação de pastagens degradadas objetiva o aumento da quantidade de carbono no solo e na biomassa.

    Alternativas da questão 3533190
  14. Questão 34

    ID 3533186

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo e Administração de Áreas Silvestres

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Estadual de Meio Ambiente


    Quanto ao ecoturismo e ao turismo rural, julgue os itens que se seguem.



    O ecoturismo, quando realizado em UCs, tem o seu planejamento e o seu manejo geralmente associados à utilização de ferramentas, tais como: capacidade de carga (ou capacidade de suporte) turística, espectro de oportunidades de recreação, limite de mudanças aceitáveis, manejo do impacto da visitação e processo de manejo de atividade do visitante.

    Alternativas da questão 3533186
  15. Questão 35

    ID 3532714

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sociologia do Desenvolvimento Rural

    Ano: 2012 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Paranaguá


    O Turismo Rural, segmento relativamente novo e em fase de expansão no Brasil, tem seu crescimento explicado por duas razões:

    Alternativas da questão 3532714
  16. Questão 36

    ID 3532002

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo e Administração de Áreas Silvestres

    Ano: 2022 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Caeté


    Sobre planejamento e gestão em áreas naturais protegidas, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

    I. “Os gestores das áreas protegidas no Brasil enfrentam muitas dificuldades em controlar e ordenar a visitação de modo a garantir o controle dos impactos.”

    PARA ISSO

    II. “Não é relevante que haja monitoramento do número de visitantes e dos eventuais danos que estes possam causar aos recursos naturais e às instalações, caso contrário toda atividade recreativa e educativa perderá sua essência, qual seja, a contemplação e o contato com a natureza conservada.”

    Assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3532002
  17. Questão 37

    ID 3531939

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Manejo e Administração de Áreas Silvestres

    Ano: 2022 Banca: GUALIMP - Assessoria e Consultoria Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Carmo


    O zoneamento detalhado dos recursos naturais, identificando e classificando as diferentes áreas, de acordo com a fragilidade dos ecossistemas, permite o estabelecimento de critérios, que irão liberar ou proibir a sua utilização para o turismo ecológico. Na América Latina, utiliza-se o sistema de classificação de terras que divide as áreas naturais em sete zonas de manejo. Assinale a alternativa que se refere à zona caracterizada abaixo:

    É aquela constituída em sua maior parte por áreas naturais, podendo apresentar alguma alteração humana. O objetivo do manejo é a manutenção de um ambiente natural com mínimo impacto humano, apesar de oferecer acesso e facilidade públicos para fins educativos e recreativos.

    Alternativas da questão 3531939
  18. Questão 38

    ID 3530901

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Recuperação de Áreas Degradadas

    Ano: 2025 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Lapa


    O reflorestamento tem sido utilizado para todo o tipo de implantação de turismo. Diversas regiões estão sendo reflorestadas no Brasil com o intuito explorar o turismo (aventura, rural, esportivo, entre outros). Sobre esse assunto, analisar os itens.

    I. Algumas áreas de reflorestamento têm obtido sérios problemas de empobrecimento do solo.

    II. Algumas áreas vêm apresentando problemas de biodiversidade animal e vegetal.

    III. Áreas reflorestadas devidamente adubadas não terão problemas com o empobrecimento do solo.

    IV. Áreas reflorestadas geram empregos e grande concentração de propriedades rurais.

    Está CORRETO o que se afirma:

    Alternativas da questão 3530901
  19. Questão 39

    ID 3530355

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Propriedades Mecânicas e Estruturas de Madeira

    Ano: 2012 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Casa da Moeda do Brasil


    Os papéis são fabricados com a polpa de fibras vegetais, procedentes de várias espécies, como o eucalipto, o algodão e outros. Os papéis mais comuns são feitos de fibra de madeira, enquanto os mais nobres são produzidos com fibras de algodão ou linho.

    Em relação às características técnicas dos papéis, afirma-se que:

    I - A resistência à tração é a capacidade de o papel se deformar sem sofrer ruptura quando submetido a uma força de tração.

    II - O sentido de fibra de um papel é determinado em sua fabricação e vem indicado no lado externo das embalagens das resmas.

    III - Absorção é o teor de água que, em termos percentuais, existe retido nas fibras do papel.

    É correto APENAS o que se afirma em

    Alternativas da questão 3530355
  20. Questão 40

    ID 3504088

    Disciplina: Engenharia Florestal

    Assunto: Sensoriamento Remoto

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Federal


    Julgue os itens seguintes, referentes a sensoriamento remoto e processamento de imagens.



    A transformada Tasseled Cap é muito utilizada na identificação de fraturas e falhas geológicas.
    Alternativas da questão 3504088
Pular para o conteúdo principal