Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

824 questões encontradas

  1. Questão 741

    ID 1121566

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Concepção Cartográfica

    Ano: 2023 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Secretaria da Administração do Estado da Bahia


    Em relação às formas da Terra utilizadas para o mapeamento da superfície terrestre, podem ser utilizados os seguintes modelos. Assinale a alternativa que apresenta os modelos que podem ser utilizados.

    Alternativas da questão 1121566
  2. Questão 742

    ID 1120491

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2012 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia


    Em relação aos modelos digitais de terreno (MDTs), julgue o item seguinte.



    Um MDT é utilizado exclusivamente para expressar a elevação ou altitude de um terreno. Contudo, a partir de um MDT, outras informações, como declividades e direções de vertente, podem ser obtidas.

    Alternativas da questão 1120491
  3. Questão 743

    ID 1109700

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Banco de Dados Geográficos

    Ano: 2008 Banca: FJG - Fundação João Goulart Órgão: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro


    Sobre Banco de Dados Geográficos (BDG), é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 1109700
  4. Questão 744

    ID 1102553

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2008 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Vitória


    Com o advento e a popularização dos levantamentos com o uso dos satélites artificiais, a distinção entre levantamento topográfico e geodésico perde sentido. Uma vez que os resultados obtidos por essa tecnologia estarão situados no domínio da geodésia, isto significa que, implicitamente, as coordenadas assim obtidas já foram submetidas às reduções ao elipsóide, sejam expressas em coordenadas cartesianas, geográficas ou de qualquer projeção cartográfica ou geodésica. No caso do georreferenciamento de imóveis rurais, a utilização do plano topográfico local como referência para o desenvolvimento dos cálculos de coordenadas, área, azimute e distância não é adequada, independentemente da dimensão do imóvel em questão.

    INCRA. Norma técnica para o georreferenciamento de imóveis rurais. 1.ª ed., (com adaptações).

    A partir do trecho de texto acima, nota-se a necessidade do conhecimento de novos conceitos, especialmente os de geodésia, para a operação correta dos receptores de sinais do sistema de posicionamento global (GPS). Com relação a esse contexto, julgue os itens que se seguem, quanto às superfícies de referência e aos sistemas de coordenadas.



    O geóide pode ser considerado como uma superfície equipotencial (potencial gravitacional constante), materializada pelo nível médio dos mares.

    Alternativas da questão 1102553
  5. Questão 745

    ID 1070641

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo


    Para aplicações em áreas urbanas, ao utilizar Modelos Digitais do Terreno (MDT) na ortorretificação de imagens de alta resolução espacial, o resultado esperado é:

    Alternativas da questão 1070641
  6. Questão 746

    ID 1070602

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo


    Assinale a alternativa que apresenta a definição correta de Modelo Digital de Terreno (MDT).

    Alternativas da questão 1070602
  7. Questão 747

    ID 1057923

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2008 Banca: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico Órgão: Prefeitura Municipal do Recife


    O Modelo Digital do Terreno pode ser entendido como uma representação:

    Alternativas da questão 1057923
  8. Questão 748

    ID 1045747

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Concepção Cartográfica

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe


    Os sistemas de projeção possibilitam a representação de porções curvas da superfície terrestre na forma de uma superfície plana, porém causam certas deformações. Para minimizar esses efeitos, os projetos de engenharia geralmente utilizam mapas com projeções do tipo

    Alternativas da questão 1045747
  9. Questão 749

    ID 1012873

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Sistema de Informações Geográficas

    Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Prefeitura Municipal de Macapá


    Considere as definição abaixo.

    É uma ferramenta utilizada para análise de informação geográfica que usa funções de dados geométricos ligados a tabelas de atributos alfanuméricos. Essas ligações são feitas por meio de um identificador (chave).

    (Disponível em: www2.transportes.gov.br)

    A descrição apresentada refere-se

    Alternativas da questão 1012873
  10. Questão 750

    ID 1007698

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Concepção Cartográfica

    Ano: 2020 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares


    “Conjunto de estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que, tendo por base o resultado de observações diretas ou da análise da documentação, se voltam para a elaboração de mapas, cartas e outras formas de expressão e representação de objetos, fenômenos e ambientes físicos e socioeconômicos, bem como sua utilização.”

    Trata-se do conceito de:

    Alternativas da questão 1007698
  11. Questão 751

    ID 1000663

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2025 Banca: Instituto AOCP Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville


    A Referência de Nível (RN) 3279E, com coordenadas 25º26’54” S e 49º13’52” W, tem altitude geométrica de 921,2235 m e altitude ortométrica de 917,5635 m. Qual é a ondulação geoidal dessa RN?

    Alternativas da questão 1000663
  12. Questão 752

    ID 1000654

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2025 Banca: Instituto AOCP Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville


    Na antiguidade, Pitágoras (c. 570 a. C. – c. 490 a. C), Tales (c. 624 a. C. – c. 548 a. C.) e Aristóteles (384 a. C – 322 a. C.) defendiam a esfericidade da Terra e combatiam a ideia de ela ser plana. No século IV a. C., este último apresentou argumentos para provar a teoria da esfericidade da Terra. Levando em consideração a afirmação de Aristóteles, como é conhecida a incógnita X no elipsoide de revolução demonstrado a seguir?

    Alternativas da questão 1000654
  13. Questão 753

    ID 978550

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2023 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Fortaleza


    Acerca dos sistemas de informação geográfica (SIG), do processamento digital de imagem (PDI), da geoestatística, das feições topológicas, dos modelos de dados vetorial e de rede, dos modelos digitais de terreno (MDT) e dos modelos digitais de superfície (MDS), julgue os itens a seguir.



    A diferença entre MDT e MDS é que no MDS os valores de elevação ou altimetria da superfície estão incorporados ao modelo de forma explícita, enquanto no MDT os referidos valores são obtidos somente por métodos indiretos, portanto não estão inseridos no modelo de forma explícita.

    Alternativas da questão 978550
  14. Questão 754

    ID 972184

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2026 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Florianópolis


    A sigla MNT significa Modelo Numérico do Terreno, mas esse tipo de dado também é conhecido como DTM (vindo do inglês Digital Terrain Model). Trata-se de uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região da superfície terrestre.

    Dados de relevo, informação geológica, levantamentos de profundidades do mar ou de um rio, informação meteorológica e dados geofísicos e geoquímicos são exemplos típicos de fenômenos representados por um MNT.

    Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

    Alternativas da questão 972184
  15. Questão 755

    ID 965648

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2023 Banca: IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas Órgão: Prefeitura Municipal de Campos do Jordão


    A distância de um ponto ao longo da normal ao elipsoide entre a superfície física e a sua projeção na superfície elipsoidal, é denominada:

    Alternativas da questão 965648
  16. Questão 756

    ID 946617

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Modelagem Digital do Terreno

    Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas


    Para a definição de um projeto, foi fornecido um Modelo Digital do Terreno, sobre o qual serão feitas as simulações tridimensionais de projeto, também por modelagem digital. Esse tipo de arquivo

    Alternativas da questão 946617
  17. Questão 757

    ID 941743

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim


    Tendo em vista que a geodésia pode ser entendida como a ciência da medição da Terra, julgue os itens subsequentes, a respeito desse tema.



    Entre os levantamentos geodésicos para avaliar grandezas, é possível utilizar operações geométricas (medidas angulares e lineares), ou técnicas baseadas em fenômenos físicos (por exemplo, medidas gravimétricas) e, mais modernamente, satélites artificiais (com o amparo de aspectos geométricos e físicos).

    Alternativas da questão 941743
  18. Questão 758

    ID 927062

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Araraquara


    É o termo utilizado para descrever as linhas que conectam pontos na Terra que possuem a mesma declinação magnética, e essas linhas geralmente seguem uma direção norte-sul, mas não exatamente, devido à influência da longitude local:

    Alternativas da questão 927062
  19. Questão 759

    ID 918903

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Sistema de Informações Geográficas

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO ÁGATA Órgão: Prefeitura Municipal de Anajás


    Um município está planejando a construção de uma nova ciclovia para incentivar o uso de bicicletas como meio de transporte sustentável. Eles decidiram usar um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para identificar o melhor trajeto para a ciclovia. Qual dos seguintes recursos do SIG seria mais útil para este propósito?

    Alternativas da questão 918903
  20. Questão 760

    ID 858925

    Disciplina: Engenharia Cartográfica e de Agrimensura

    Assunto: Geodésia Física

    Ano: 2011 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


    Considerando-se as propriedades geométricas das seções meridianas de um elipsoide de revolução, afirma-se que tais seções

    Alternativas da questão 858925
Pular para o conteúdo principal