Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

13.195 questões encontradas

  1. Questão 501

    ID 3329368

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: NBR 5626 - Instalação Predial de Água Fria

    Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Anchieta


    Na realização de pequenos reparos em instalações hidráulicas, é essencial conhecer a diferença entre os sistemas de água fria e de esgoto. Em relação a essa distinção, é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3329368
  2. Questão 502

    ID 3329366

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Poluição das Águas

    Ano: 2025 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Negro


    De acordo com os impactos sobre as águas subterrâneas, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

    ( ) A superexplotação em áreas litorâneas pode provocar o processo de intrusão da cunha salina.

    ( ) A superexplotação é quando a extração de água ultrapassa o volume infiltrado.

    ( ) A superexplotação não pode influenciar no escoamento básico dos rios.

    Alternativas da questão 3329366
  3. Questão 503

    ID 3329364

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água

    Ano: 2025 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Negro


    Sobre amostragem de águas e análises físico-químicas, analisar os itens.

    I. Os frascos de coleta de água para exames bacteriológicos devem ser estéreis, e a amostra deve ser recolhida sempre após as demais coletas. O frasco deve ser preenchido até ¾ de seu volume.

    II. A alcalinidade total da água é dada pela soma da concentração de hidróxidos, carbonatos e bicarbonatos. As concentrações supramencionadas podem ser determinadas por análise espectrofotométrica de absorção eletrônica na região do visível.

    III. O termo amostragem está relacionado à coleta de uma fração representativa de material, cuja composição seja de interesse. É considerada a etapa menos complexa de todo processo analítico, por não se relacionar à exatidão do procedimento.

    IV. Os cloretos normalmente estão presentes em águas brutas e tratadas na forma de cloreto de sódio, cálcio e magnésio. Águas caracterizadas pela alta concentração de íons cloretos são impróprias para o consumo, devido às alterações no sabor e ao efeito laxativo que podem provocar. A análise de íons cloretos pode ser realizada por titulação, sendo o titulante uma solução padronizada de K2CrO4; o indicador, AgNO3; e o titulado, a amostra.

    Está CORRETO o que se afirma:

    Alternativas da questão 3329364
  4. Questão 504

    ID 3329363

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assuntos: Acondicionamento, Coleta e Transporte

    Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz


    A gestão de resíduos sólidos industriais e urbanos envolve etapas fundamentais como amostragem, acondicionamento, formas de tratamento e disposição final, que são essenciais para minimizar os impactos ambientais e garantir a sustentabilidade. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

    (__)A compostagem é uma forma de disposição final que elimina completamente o impacto ambiental de resíduos orgânicos, dispensando qualquer monitoramento posterior.

    (__)A amostragem de resíduos sólidos industriais deve ser realizada de forma aleatória, sem considerar características específicas, pois todos os resíduos possuem composições similares.

    (__)A reciclagem de resíduos sólidos industriais sempre resulta na reutilização integral do material, sem perda de qualidade ou funcionalidade.

    (__)O acondicionamento adequado dos resíduos sólidos é essencial para evitar contaminações e facilitar as etapas posteriores de transporte, tratamento e disposição final.

    A sequência está correta em:

    Alternativas da questão 3329363
  5. Questão 505

    ID 3329362

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Sistemas de Esgoto

    Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz


    Os sistemas de tratamento de esgoto utilizam diferentes tecnologias, como sumidouros, fossas sépticas, lagoas de estabilização e processos aeróbios e anaeróbios, para minimizar os impactos ambientais e sanitários. Considerando esses sistemas, analise as afirmativas a seguir:

    I.As lagoas de estabilização utilizam processos biológicos para remover matéria orgânica e podem ser projetadas como lagoas facultativas, aeróbias ou anaeróbias, dependendo das condições operacionais e objetivos.

    II.Os tratamentos aeróbios requerem a presença de oxigênio para decompor matéria orgânica, sendo comuns em estações de tratamento mecanizadas ou sistemas biológicos ativados.

    III.Os sumidouros são sistemas adequados para qualquer tipo de efluente, pois permitem a infiltração direta no solo sem necessidade de tratamento prévio.

    Está correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3329362
  6. Questão 506

    ID 3329357

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Poluição das Águas

    Ano: 2025 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz


    O lançamento de esgoto sem tratamento nos cursos de água gera impactos significativos para o meio ambiente e a saúde pública. Acerca desse tema, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

    (__)O lançamento de esgoto sem tratamento em rios reduz a proliferação de micro-organismos, pois dilui substâncias orgânicas na água.

    (__)O aumento da matéria orgânica em corpos d'água devido ao esgoto sem tratamento causa a eutrofização, reduzindo os níveis de oxigênio e prejudicando a vida aquática.

    (__)A descarga de esgoto não tratado contribui para o aumento da biodiversidade aquática, ao fornecer nutrientes que favorecem o crescimento de diversas espécies.

    (__)A poluição por esgoto não tratado pode causar surtos de doenças de veiculação hídrica, como cólera e hepatite A, em populações expostas.

    A sequência está correta em:

    Alternativas da questão 3329357
  7. Questão 507

    ID 3329352

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Guararapes


    Durante o controle da qualidade da água em uma Estação de Tratamento (ETA), alguns parâmetros físico-químicos são monitorados rotineiramente. Sobre as características e funções analíticas do pH, cloro, flúor, oxigênio dissolvido (OD) e sólidos totais dissolvidos (STD), assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3329352
  8. Questão 508

    ID 3329351

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: NBR 10.004/2004 – Resíduos Sólidos – Classificação

    Ano: 2025 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Tangará da Serra


    Considerando a NBR 17100-1:2023, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

    I. A norma estabelece que o gerenciamento de resíduos deve ser integrado ao sistema de gestão ambiental da organização, demonstrando a importância da gestão ambiental holística.

    II. A classificação dos resíduos, segundo a NBR 17100-1, é fundamental para a escolha das melhores práticas de manejo e destinação final.

    III. A norma incentiva a adoção de tecnologias limpas e processos de produção mais eficientes para reduzir a geração de resíduos na fonte.

    IV. A rastreabilidade dos resíduos, embora importante, não é um requisito obrigatório estabelecido pela norma.

    Alternativas da questão 3329351
  9. Questão 509

    ID 3329350

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Sistemas de Esgoto

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Biguaçu


    Em um sistema de lagoas de estabilização em série, a sequência mais eficiente para tratamento de esgoto doméstico é:

    Alternativas da questão 3329350
  10. Questão 510

    ID 3329346

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Disposição Final

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Nobres


    Uma técnica de disposição final de resíduos sólidos urbanos, que visa ao controle dos impactos ambientais, utilizando procedimentos de engenharia para confinar os resíduos sólidos à menor área possível e reduzi-los ao menor volume permissível, cobrindo e compactando os resíduos com camadas de solo, é conhecida como:

    Alternativas da questão 3329346
  11. Questão 511

    ID 3329345

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: NBR 10.004/2004 – Resíduos Sólidos – Classificação

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Nobres


    Entre diversas características dos resíduos sólidos urbanos, aquela que pode determinar o grau de degradação da matéria orgânica é:

    Alternativas da questão 3329345
  12. Questão 512

    ID 3329343

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Energia e o Meio Ambiente

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco


    O reservatório de uma usina hidrelétrica possui volumes mínimo e máximo operativos de 10 e 130 hm3 , respectivamente.

    A cota de montante do reservatório (ℎ), em metros, varia com o volume armazenado (𝑉), em hm3 , pela seguinte relação:

    ℎ = 17,5 + 0,0025𝑉

    Considere que a aceleração da gravidade é 10 m/s² e que a densidade da água é 1,0 g/cm³.

    Sabendo-se que a cota de jusante é sempre constante e igual a 10,0m, ao deplecionar o reservatório do volume máximo até o volume mínimo, a quantidade de energia gerada, em MWh, desprezando perdas nos condutos, turbinas ou gerador, é aproximadamente de:

    Alternativas da questão 3329343
  13. Questão 513

    ID 3329342

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Drenagem

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco


    Em um sistema de drenagem, para minimizar os efeitos de erosão na disposição final do fluxo junto ao terreno natural, utiliza-se um dispositivo cuja função principal é reduzir a velocidade do escoamento.

    Esse dispositivo é denominado:

    Alternativas da questão 3329342
  14. Questão 514

    ID 3329341

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Tratamento de Água

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Biguaçu


    A ETA − Estação de Tratamento de Água, parte do sistema de abastecimento de água, é onde ocorre o tratamento da água captada na natureza visando a potabilização para posterior distribuição a população. São etapas de tratamento que compõem uma ETA convencional:

    Alternativas da questão 3329341
  15. Questão 515

    ID 3329340

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Crise Ambiental

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Biguaçu


    Analise as afirmativas a seguir sobre os impactos ambientais causados por grandes obras de infraestrutura, ocupações irregulares e descarte inadequado de resíduos:

    I.A realização de grandes obras de infraestrutura, como rodovias, aeroportos e barragens, pode provocar desmatamento, alteração dos cursos de água e redução da biodiversidade local, comprometendo a estabilidade dos ecossistemas.

    II.Atividades econômicas planejadas garantem a preservação ambiental total, eliminando qualquer tipo de impacto sobre o solo, a água ou a biodiversidade.

    III.O descarte inadequado de resíduos sólidos urbanos e industriais contamina o solo, a água e o ar, além de favorecer a proliferação de vetores transmissores de doenças e comprometer a saúde pública.

    É correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3329340
  16. Questão 516

    ID 3329338

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Sistema de Abastecimento de Água

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Biguaçu


    Para um determinado ponto do sistema de distribuição de água em que fica identificada a necessidade de um sistema booster, a implantação desse equipamento destina-se a:

    Alternativas da questão 3329338
  17. Questão 517

    ID 3329337

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Sistema de Abastecimento de Água

    Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal DE SANTA HELENA - MA


    Acerca das técnicas e equipamentos para detecção de vazamentos não visíveis em redes de abastecimento de água, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

    (__)O geofone é um instrumento acústico que capta e amplifica as vibrações sonoras geradas pela água ao escapar por uma fissura na tubulação pressurizada, permitindo a localização precisa do ponto de vazamento.

    (__)A haste de escuta é uma técnica que consiste em aplicar um gás traçador inerte na rede e usar um sensor na superfície para detectar o ponto onde o gás escapa, indicando o vazamento.

    (__)O correlacionador de ruídos é um equipamento que utiliza sensores em dois pontos distintos da rede (ex: hidrantes) para medir o tempo que o som do vazamento leva para chegar a cada sensor, calculando a distância exata do problema.

    (__)A macromedição, que consiste na instalação de hidrômetros em residências, é a principal técnica para identificar o setor da rede com maior índice de perda de água.

    Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

    Alternativas da questão 3329337
  18. Questão 518

    ID 3329336

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Tratamento de Efluentes Líquidos

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí


    Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, um Processo Oxidativo Avançado (POA) utilizado na remoção de micropoluentes durante o tratamento terciário de esgotos, e o método de adsorção eficaz na eliminação de compostos orgânicos indesejáveis, como pesticidas e hormônios.

    Alternativas da questão 3329336
  19. Questão 519

    ID 3329333

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Tratamento de Água

    Ano: 2025 Banca: AMEOSC - Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina Órgão: Prefeitura Municipal de Barra Bonita


    As Estações de Tratamento de Água (ETAs) realizam processos técnico-operacionais fundamentais para garantir a potabilidade da água. Um dos aspectos mais críticos envolve o uso correto de produtos químicos como sulfato de alumínio, cloro e cal, cuja preparação e aplicação exigem conhecimento específico. Sobre esse processo, analise as afirmativas a seguir.

    I.A solução de sulfato de alumínio deve ser preparada com água limpa, e sua dosagem ajustada conforme a turbidez da água bruta, pois sua função é promover a coagulação e floculação das partículas em suspensão.

    II.O cloro, além de ser utilizado na desinfecção, deve ser adicionado também na etapa de coagulação para acelerar a formação de flocos e reduzir a demanda química de oxigênio.

    III.A cal hidratada, ao ser utilizada no tratamento da água, tem como principal função reduzir a turbidez durante a etapa de filtração, sendo opcional sua manipulação com EPI, pois não apresenta riscos significativos.

    Está correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3329333
  20. Questão 520

    ID 3329332

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Tratamento de Efluentes Líquidos

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Companhia de Saneamento do Distrito Federal


    Tendo em vista que a eficiência da transferência de oxigênio para o esgoto pelos aeradores é um parâmetro essencial para o controle de processos de tratamento de esgoto, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3329332
Pular para o conteúdo principal