Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Engenharia Ambiental e Sanitária

13.195 questões encontradas

  1. Questão 301

    ID 3454733

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Poluição Atmosférica e Controle de Emissões

    Ano: 2025 Banca: IDESG - Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Alto Rio Novo


    A condução responsável de veículos inclui práticas voltadas à preservação ambiental, ao uso racional de recursos e à redução de poluentes. Considerando procedimentos adequados ao cuidado com o meio ambiente, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3454733
  2. Questão 302

    ID 3454714

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Poluição Atmosférica e Controle de Emissões

    Ano: 2025 Banca: IDESG - Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Cariacica


    Em relação às fontes de poluição e seus sistemas de controle, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3454714
  3. Questão 303

    ID 3454669

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

    Ano: 2025 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Mauriti


    (PMM/URCA 2025) Marque a alternativa incorreta em relação ao processo de recuperação de áreas degradadas.

    Alternativas da questão 3454669
  4. Questão 304

    ID 3454614

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Ecossistemas

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Várzea Grande


    A unidade fundamental da organização ecológica, na qual ocorre a reciclagem de matéria e o fluxo de energia é denominada:

    Alternativas da questão 3454614
  5. Questão 305

    ID 3454320

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Desenvolvimento Sustentável

    Ano: 2006 Banca: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico Órgão: Prefeitura Municipal de Buíque


    Agronegócio sustentável é:

    Alternativas da questão 3454320
  6. Questão 306

    ID 3453652

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Química Ambiental e Técnicas de Laboratório

    Ano: 2017 Banca: IFCE (CEFET CE) - Instituto Federal do Ceará Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará


    No processo de análise de água e solo, pode ser necessário o uso de reagentes que liberam vapores tóxicos ao ser humano. Por essa razão, o manuseio desses reagentes deve ser realizado em um equipamento que faça a contenção desses vapores, para que não tenham contato direto com o laboratorista. Esse equipamento é a(o)
    Alternativas da questão 3453652
  7. Questão 307

    ID 3453634

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Padrões de Potabilidade e Qualidade da Água

    Ano: 2018 Banca: IFTO - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Tocantins


    A qualidade da água é um aspecto fundamental para o êxito da utilização de sistemas irrigados. Porém, esta qualidade, muitas vezes é negligenciada no momento da elaboração de projetos, o que pode acarretar efeitos indesejáveis na condução de uma cultura agrícola.

    Existem vários problemas vinculados à má qualidade da água de irrigação. Um deles é a alta concentração total de sais. Qual das alternativas a seguir descreve este problema?

    Alternativas da questão 3453634
  8. Questão 308

    ID 3452972

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Bacias Hidrográficas

    Ano: 2019 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Quadra


    São áreas definidas e fechadas topograficamente cuja principal entrada de água é a precipitação pluvial, e a saída é o volume de água escoado superficialmente, considerando-se como perdas intermediárias os volumes de água evapotranspirados e os perdidos por percolação profunda. Aqui falamos de:

    Alternativas da questão 3452972
  9. Questão 309

    ID 3452701

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Reúso de Efluentes

    Ano: 2021 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Mafra


    Analise as afirmativas abaixo sobre recuperação de água para utilização agrícola.

    1. Como vantagens do aproveitamento da água residuária para uso na agricultura, cita-se a possibilidade de reciclagem de nutrientes, que pode reduzir a necessidade de fertilizantes químicos.

    2. A reutilização de efluentes líquidos de origem urbana, na agricultura, pode ser uma alternativa para o controle da poluição e preservação do meio ambiente, com benefícios econômicos, ambientais e de saúde pública, além de aumentar a disponibilidade hídrica.

    3. O Brasil não possui tradição no aproveitamento de águas residuárias para fins agrícolas, porém, há registros de uso de águas residuárias para cultivo de plantas olerícolas e forrageiras para alimentação animal em periferias de grandes cidades.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    Alternativas da questão 3452701
  10. Questão 310

    ID 3451802

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Aproveitamento de Água de Chuva

    Ano: 2023 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Triunfo - PB


    Julgue os itens que se seguem.



    A barragem subterrânea é uma tecnologia de captação e armazenamento da água de chuva para produção de alimentos e vem sendo adotada por agricultores do semiárido brasileiro, contribuindo para a produção agropecuária familiar e minimizando os riscos da agricultura dependente de chuva. Faz parte de seu processo construtivo a escavação de uma vala no sentido paralelo das descidas das águas até a rocha ou camada impermeável e dentro da vala. Estende-se um plástico de polietileno por toda sua extensão, fechando-a em seguida com a terra que foi retirada na sua abertura.

    Alternativas da questão 3451802
  11. Questão 311

    ID 3451661

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Bacias Hidrográficas

    Ano: 2024 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Itaipu Binacional


    A respeito da gestão territorial e das bacias hidrográficas, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3451661
  12. Questão 312

    ID 3451564

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Sensores Hiperespectrais

    Ano: 2024 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso


    Assinale a alternativa que apresenta a denominação dos sensores utilizados para a obtenção de dados espectrais detalhados em várias faixas estreitas do espectro eletromagnético.

    Alternativas da questão 3451564
  13. Questão 313

    ID 3451049

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Reúso de Efluentes

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Semiárido


    Julgue os itens que se seguem, relacionados ao reúso da água na agricultura irrigada.



    A condutividade elétrica da água é um indicador de sólidos totais dissolvidos nela presentes.

    Alternativas da questão 3451049
  14. Questão 314

    ID 3450788

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

    Ano: 2025 Banca: DECORP Órgão: Prefeitura Municipal de Assis Brasil


    Uma propriedade rural inscrita no CAR enfrenta embargo parcial devido ao desmatamento em Área de Preservação Permanente (APP). Segundo o Programa de Recuperação Ambiental (PRA), a primeira medida a ser adotada pelo técnico agrícola é:

    Alternativas da questão 3450788
  15. Questão 315

    ID 3433068

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assuntos: Políticas Públicas, Normas e Legislações Ambientais

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Largo


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. À luz da Constituição Federal de 1988, incumbe ao poder público controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.

    II. É vedado ao servidor público municipal comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrário ao interesse público.

    III. No Microsoft Excel, a função FORMATAÇÃO CONDICIONAL permite identificar tendências e padrões nos dados de uma planilha.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3433068
  16. Questão 316

    ID 3432949

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Licenciamento Ambiental

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Largo


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. A produção de material cerâmico, cimento, gesso, amianto e vidro, entre outros, são atividades sujeitas ao licenciamento ambiental.

    II. A fabricação de material elétrico, eletrônico e equipamentos para telecomunicação e informática é uma atividade sujeita ao licenciamento ambiental.

    III. É dever do servidor público municipal usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3432949
  17. Questão 317

    ID 3423589

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Drenagem

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Natal


    Julgue os itens seguintes, relativos à classificação e à aplicação dos solos aos estudos ambientais.



    A infiltração das águas na própria bacia de geração do excedente hídrico pluvial minimiza os riscos de enchentes urbanas.

    Alternativas da questão 3423589
  18. Questão 318

    ID 3423519

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Polícia Federal


    Com relação à recuperação de áreas degradadas no Brasil, julgue os itens a seguir.



    Um estudo para um Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) requer conhecimentos de geologia, hidrogeologia, clima, solos e geomorfologia; entretanto, independentemente do caso, os estudos pedológicos são os mais importantes.

    Alternativas da questão 3423519
  19. Questão 319

    ID 3422966

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Bacias Hidrográficas

    Ano: 2005 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Ministério Público Estadual de Rondônia


    Qual dos conceitos abaixo não pode ser incluído numa cartilha
    que visa à educação ambiental e à mobilização da sociedade
    para reverter o processo de degradação numa bacia
    hidrográfica, por estar INCORRETO?
    Alternativas da questão 3422966
  20. Questão 320

    ID 3422876

    Disciplina: Engenharia Ambiental e Sanitária

    Assunto: Energia e o Meio Ambiente

    Ano: 2006 Banca: UNAMA - Universidade da Amazônia Órgão: Prefeitura Municipal de Itaituba


    NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.



    Os reservatórios de hidrelétricas emitem:

    Alternativas da questão 3422876
Pular para o conteúdo principal