Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Enfermagem

Mais de 100 mil questões encontradas

  1. Questão 341

    ID 3351365

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Esclerose Lateral Amiotrófica - ELA

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    O renomado físico contemporâneo Stephen Hawking foi diagnosticado com a doença degenerativa esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos vinte e um anos de idade. Para manter a qualidade de sua comunicação, Stephen fez uso, ao longo de sua vida, de tecnologias assistivas e de comunicações alternativas que lhe possibilitaram a capacidade de se comunicar. Considerando esse contexto como exemplo, julgue os itens a seguir, a respeito da tecnologia assistiva e da comunicação alternativa.



    Em casos de dificuldades motoras graves, como o de Stephen Hawking, a técnica adequada para ser utilizada na comunicação interpessoal pode ser a de varredura.
    Alternativas da questão 3351365
  2. Questão 342

    ID 3351361

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Queimadura

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara


    “Cerca de um milhão de pessoas sofrem queimaduras no Brasil a cada ano, de acordo com informações do Ministério da Saúde em junho de 2017. As maiores vítimas, segundo a pasta, são crianças e pessoas de baixa renda.”

    Disponível em: < http: 20avetp="" bit.ly="" >

    Considerando o controle da cicatriz como parte fundamental do tratamento, segundo Pessina e Orroth, (2013, in: RADOMSKI; LATHAM), assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3351361
  3. Questão 343

    ID 3351351

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Acidente Vascular Encefálico ou Cerebral

    Ano: 2018 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Divinópolis


    Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo, nas afirmações sobre cuidados a serem observados no tratamento do AVC (Acidente Vascular Cerebral) em fase aguda.

    ( ) O terapeuta deve evitar alongamento excessivo dos músculos flácidos da mão e punho, na transferência de peso com a mão espalmada, assim como tracionar o membro superior ao realizar trocas posturais.

    ( ) Na manipulação passiva de mão, deve ter cuidado para que não haja tracionamento do polegar em hiperextensão ou das articulações metacarpofalangianas para evitar hipomobilidade.

    ( ) As técnicas de facilitação de descarga de peso são destinadas a restaurar as respostas motoras normais segundo o método Bobath, e devem ser utilizadas para normalizar o tônus e aumentar a atividade muscular do tronco e membros superiores.

    ( ) O paciente deve ser orientado a usar espaldeira de ombro, quando observada subluxação para evitar deslocamento e dor, somente ao dormir.

    A sequência correta é:

    Alternativas da questão 3351351
  4. Questão 344

    ID 3351316

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Alzheimer

    Ano: 2018 Banca: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Órgão: Universidade Federal de Minas Gerais


    A Doença de Alzheimer (DA) responde por quase dois terços dos casos de demência e a incidência aumenta de maneira dramática à medida que as pessoas envelhecem. Analise as seguintes afirmativas sobre as características da pessoa diagnosticada com a DA e a coexistência de sintomas ou comorbidades, (Schultz-Krohn, W.; Foti, D. e Glogoski, C. in: Pedretti, l.W. e Early, M.B., 2005), e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) As alterações cognitivas e, especialmente, o desempenho funcional podem melhorar em pessoas com demência e depressão, depois de receberem tratamento medicamentoso e psicoterápico para a depressão.

    ( ) Tanto os delírios quanto as demências envolvem comprometimento cognitivo global, mas, diferentemente dos delírios, as demências têm sintomas flutuantes, perturbam a consciência e a atenção, interferindo no sono.

    ( ) As deficiências de audição, visão e outras alterações sensoriais pioram a demência e as quedas com fraturas do quadril são dez vezes mais comuns em portadores de DA do que em pessoas sem a doença com a mesma idade.

    ( ) Os problemas de comportamento podem ser esperados na pessoa com danos da DA nos estágios iniciais, antes da medicação psicotrópica, mas são inexistentes nas fases moderadamente grave e terminal ou de confinamento no leito.

    Em relação às afirmativas sobre DA, assinale a sequência CORRETA.

    Alternativas da questão 3351316
  5. Questão 345

    ID 3351313

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Prática Baseada em Evidência

    Ano: 2018 Banca: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais Órgão: Universidade Federal de Minas Gerais


    Analise as afirmativas a seguir relativas à prática baseada em evidências.

    I. A evidência de avaliação é publicada em estudos que empregam um desenho metodológico para estudar a confiabilidade, a validade ou a probidade de um procedimento.

    II. A evidência de responsividade é publicada em estudos que utilizam um desenho de mensurações repetidas durante intervalos de tempo para avaliar a confiabilidade, validade ou probidade de um procedimento rem relação ao monitoramento da mudança nos clientes.

    III. A evidência de efetividade é publicada em estudos que utilizam um procedimento ou uma metodologia específica de pesquisa, incluindo estudos de correlação, estudos de entrevista qualitativa e estudos de observação dos participantes.

    Em relação à prática baseada em evidência, estão CORRETAS as afirmativas

    Alternativas da questão 3351313
  6. Questão 346

    ID 3351284

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Acidente Vascular Encefálico ou Cerebral

    Ano: 2018 Banca: UFS - Universidade Federal De Sergipe Órgão: Universidade Federal de Sergipe


    43. O conhecimento da fisiopatologia do AVE, bem como o seu comprometimento motor, é de extrema importância para a elaboração do programa de tratamento adequado. Sobre o padrão do AVE, assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3351284
  7. Questão 347

    ID 3351276

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Precaução Padrão

    Ano: 2018 Banca: MS Concursos Órgão: Secretaria de Administração Penitenciária - São Paulo


    Em relação às precauções encontradas no ambiente hospitalar, preencha as lacunas e assinale a
    alternativa correta. Ao atender um paciente, o terapeuta ocupacional deve respeitar as normas de biossegurança no processo
    terapêutico, principalmente, na escolha dos recursos terapêuticos e nas formas de atenção. Para isso
    precisa conhecer as precauções e isolamentos possíveis. Sendo assim, nas precauções de
    ______________ necessita-se da higienização das mãos, uso de luvas, aventais e equipamentos
    individuais. Já nas preocupações respiratórias para __________________ necessita-se da higienização das
    mãos, máscara N-95 e quarto privativo. E as precauções respiratórias para ______________ deve-se
    higienizar as mãos, utilizar máscara cirúrgica e quarto privativo.
    Alternativas da questão 3351276
  8. Questão 348

    ID 3351272

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Quimioterapia

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    A respeito do atendimento terapêutico ocupacional em oncologia pediátrica, julgue os itens subsequentes.



    Paralisia dos músculos extensores do punho e dos dedos, pé equino e dor periférica são sintomas comuns na neuropatia induzida por quimioterapia.
    Alternativas da questão 3351272
  9. Questão 349

    ID 3351268

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Exame Físico da Criança

    Ano: 2018 Banca: COSEAC Órgão: Prefeitura Municipal de Maricá


    O estudo semiológico do tono começa, segundo Coriat, com a inspeção da criança despida que informa, por sua vez, sobre seu:

    Alternativas da questão 3351268
  10. Questão 350

    ID 3351259

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Crescimento e Desenvolvimento

    Ano: 2018 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Videira


    Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento motor normal.

    1. No primeiro mês de vida, tanto na posição dorsal quanto ventral há predomínio da postura flexora e a cabeça permanece virada para um dos lados e o tórax muda de postura conforme a posição da cabeça.

    2. No terceiro mês de vida, já se observa uma postura mais simétrica tanto em decúbito ventral quanto dorsal e o bebê já apresenta controle voluntário tanto para pegar e segurar objetos, como para soltá-los.

    3. No quinto mês, o tronco está simétrico em alinhamento com a cabeça e a partir do decúbito dorsal o bebê pode rolar para os lados e eventualmente atingir o decúbito ventral.

    4. O bebê de sete meses rola, rasteja e algumas vezes pode engatinhar, muito frequentemente empurrando-se para trás. Já apresenta bom controle sentado apesar de manter o tronco com flexão.

    5. A marcha surge a partir dos nove meses, inicialmente segurando-se na mobília e espera-se que até o décimo segundo mês todos os bebês caminhem. Quando o bebê não caminha até o décimo terceiro mês pode ser considerado com atraso.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    Alternativas da questão 3351259
  11. Questão 351

    ID 3351254

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Alta Hospitalar

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    João, de cinquenta e oito anos de idade, casado, sem filhos, deu entrada em um hospital, com fortes dores de cabeça. Foi diagnosticado com uma disfunção neurológica caracterizada como acidente vascular encefálico (AVE). Verificou-se comprometimento no lobo frontal e perda na função motora, na comunicação falada, no controle emocional e nas áreas de planejamento. João reside unicamente com sua esposa, que é sua cuidadora.

    Considerando esse caso hipotético, julgue os itens a seguir, acerca do processo de adoecimento e da assistência da terapia ocupacional.



    No processo de alta hospitalar, as orientações devem ser dadas apenas para o paciente, para que ele se sinta capaz de dar continuidade ao tratamento de forma autônoma.
    Alternativas da questão 3351254
  12. Questão 352

    ID 3351220

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Alzheimer

    Ano: 2018 Banca: Instituto AOCP Órgão: Fundação Papa João XXIII


    O terapeuta ocupacional, ao avaliar um paciente diagnosticado com Alzheimer, apresentando por sequelas danos de memória, pensamento e planejamento, pressupõe que esse paciente está com lesões nas regiões

    Alternativas da questão 3351220
  13. Questão 353

    ID 3351215

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Queda

    Ano: 2018 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Prefeitura Municipal de Ji-Paraná


    São fatores extrínsecos causadores de queda no idoso:

    Alternativas da questão 3351215
  14. Questão 354

    ID 3351187

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Mobilização e Posicionamento do Paciente

    Ano: 2018 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Fortaleza


    O posicionamento apropriado realizado pelo paciente que promove estiramento passivo e suave da articulação e realiza exercícios com a finalidade de promover o fortalecimento dos músculos controlados pela mesma articulação, refere-se ao tratamento indicado para se prevenir contraturas do tipo:

    Alternativas da questão 3351187
  15. Questão 355

    ID 3351186

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Câncer de Pele

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca de câncer e dos conceitos gerais em oncologia, julgue os seguintes itens.



    O câncer de pele é um tumor maligno do tipo carcinoma, que se origina em tecidos epiteliais.
    Alternativas da questão 3351186
  16. Questão 356

    ID 3351181

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Conceitos Gerais da DPOC

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Julgue os itens que se seguem, referentes à atuação da terapia ocupacional na reabilitação de pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).



    A respiração frenolabial promove aumento da resistência de expiração, o que aumenta o recrutamento dos músculos acessórios e poupa o diafragma.
    Alternativas da questão 3351181
  17. Questão 357

    ID 3351163

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Portaria Nº 3.588/2017 - Amplia a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos


    A Portaria nº 3.588, de 2017, regulamenta, entre outras providências, a criação de um novo ponto de atenção especializada da RAPS que: destina-se a proporcionar a atenção integral e contínua a pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, com funcionamento 24 (vinte e quatro) horas por dia e em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados; poderá se destinar a atender adultos ou crianças e adolescentes, conjunta ou separadamente; funcionará junto a cenas abertas de uso de drogas; deve estar capacitado para o atendimento de urgências e emergências psiquiátricas.

    Esse novo ponto é

    Alternativas da questão 3351163
  18. Questão 358

    ID 3351119

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Temperatura

    Ano: 2018 Banca: MS Concursos Órgão: Secretaria de Administração Penitenciária - São Paulo


    O paciente internado em Unidade de Terapia Intensiva apresenta necessidade de cuidados em
    diferentes aspectos, tais como: físicos, sociais, emocionais, sensoriais e cognitivos. Porém, para
    efetividade da atenção terapêutico ocupacional nesse contexto, faz-se necessário compreender o quadro
    clínico e parâmetros fisiológicos que auxiliam na tomada de decisão e escolha de objetivos e recursos
    terapêuticos ocupacionais adequados.
    Escolha a alternativa incorreta quanto aos parâmetros fisiológicos.
    Alternativas da questão 3351119
  19. Questão 359

    ID 3351109

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Sistema Musculoesquelético

    Ano: 2018 Banca: COSEAC Órgão: Prefeitura Municipal de Maricá


    Os músculos intrínsecos da mão produzem os movimentos precisos e complexos dos dedos, que caracterizam a mão humana.

    Com base na figura, a sequência que caracteriza os movimentos do polegar é:

    Alternativas da questão 3351109
  20. Questão 360

    ID 3351104

    Disciplina: Enfermagem

    Assunto: Esclerose Múltipla

    Ano: 2018 Banca: UFS - Universidade Federal De Sergipe Órgão: Universidade Federal de Sergipe


    Doença crônica e progressiva que se caracteriza por destruir a bainha de mielina do sistema nervoso central, o que acarreta danos neurológicos e sintomas como fadiga, fraqueza, alterações cognitivas, dor, depressão, espasticidade e alterações visuais. O enunciado se refere:

    Alternativas da questão 3351104
Pular para o conteúdo principal