Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Economia e Finanças

23.392 questões encontradas

  1. Questão 381

    ID 3533005

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Conceitos Básicos de Estatística e Álgebra Matricial

    Ano: 2007 Banca: UNAMA - Universidade da Amazônia Órgão: Secretaria de Estado de Cultura do Pará


    NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.



    No Brasil, a teorometria foi introduzida na década de 1980, mas teve pequena repercussão como área de pesquisa na comunidade acadêmica brasileira. Ainda hoje, são relativamente poucos os estudos teorométricos encontrados no país. A teorometria é considerada uma modalidade da econometria, disciplina desenvolvida no âmbito das Ciências Econômicas. Econometria, segundo sua etimologia, significa "medida econômica". Entretanto, na atualidade, a econometria tem sido considerada algo mais abrangente do que a simples medida. (GUJARATI, 2000, p. XXVI apud SANTOS, 2006).

    Com base no texto é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3533005
  2. Questão 382

    ID 3533002

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Produto Interno X Nacional

    Ano: 2007 Banca: UNAMA - Universidade da Amazônia Órgão: Prefeitura Municipal de Bragança


    NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.



    O fenômeno turístico explica alguns aspectos da economia nacional e demonstra que transcende o Produto Nacional Bruto (PNB). A determinação da influência do fenômeno turístico no PNB é obtida pela diferença entre a:

    Alternativas da questão 3533002
  3. Questão 383

    ID 3532936

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Renda

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Ipojuca


    A tabela acima contém dados relativos aos salários do pessoal ocupado no total da economia e nas atividades características do turismo, extraídos de uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentada em 2009. Acerca dos temas estatísticas e metodologia de pesquisa em turismo, julgue os próximos itens.



    A tabela apresenta dados sobre salários gerados pela atividade turística, muito importantes para uma análise microeconômica do turismo, mas que não são imprescindíveis na elaboração de uma análise macroeconômica do turismo.

    Alternativas da questão 3532936
  4. Questão 384

    ID 3532917

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Tamanho do Mercado

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Ipojuca


    Tomando como referência o texto acima e os principais conceitos sobre turismo, julgue os itens que se seguem.



    A oferta turística é constituída pelo conjunto de recursos e infraestrutura para atrair e prestar serviços aos turistas, é composta pelos diversos produtos e serviços turísticos de uma região. Quando essa oferta está organizada e preparada para ser comercializada, atende à demanda turística formada pelo conjunto de turistas que, de forma individual ou coletiva, está motivado a consumir um ou vários serviços turísticos. As relações de troca e de contato entre aqueles que querem vender e os que querem comprar bens e serviços turísticos compõem, por sua vez, o mercado turístico.

    Alternativas da questão 3532917
  5. Questão 385

    ID 3532835

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Indicadores Econômicos de Projetos e Sua Utilização para Tomada de Decisão

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


    João, gestor público da área de turismo, deve elaborar parecer fundamentado em princípios de desenvolvimento sustentável posicionando-se quanto à instalação, no litoral de um estado brasileiro, de um grande resort internacional, privado, que disporá de estrutura de turismo, hospedagem, lazer e entretenimento.

    Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.



    Para a elaboração do parecer, João deve ter conhecimento da rentabilidade estimada do empreendimento e do prazo de retorno do investimento.

    Alternativas da questão 3532835
  6. Questão 386

    ID 3532825

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Gastos do Governo

    Ano: 2011 Banca: FUNIVERSA Órgão: Empresa Brasileira de Turismo


    Como importante fator de fomento ao setor de turismo, vem sendo destacada a atuação do Ministério do Turismo (MTur). Acerca da análise desses investimentos públicos, assinale a alternativa correta, considerando os anos de 2003 a 2009, conforme dados constantes do Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014.

    Alternativas da questão 3532825
  7. Questão 387

    ID 3532810

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Dados de Comércio com o Exterior

    Ano: 2011 Banca: FUNIVERSA Órgão: Empresa Brasileira de Turismo


    O Documento Referencial Turismo no Brasil 2011-2014 é referência para o debate e a formulação das políticas públicas no setor do turismo brasileiro bem como para a orientação aos investimentos, públicos e privados, na área. Nele, entre várias análises privilegiadas, destacam-se os números da receita cambial, em bilhões de dólares, decorrente do turismo, bem como o saldo do fluxo proveniente do que entra de divisas e do que é gasto por brasileiros no exterior. Em relação ao período 2002-2009, assinale a alternativa correta no que diz respeito a esses indicadores.

    Alternativas da questão 3532810
  8. Questão 388

    ID 3532800

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Vantagens Competitivas

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


    Com base no texto acima, julgue os próximos itens, a respeito de marketing turístico.



    Em face das mudanças estruturais em um mercado altamente competitivo e dinâmico, as pequenas e médias empresas do setor hoteleiro devem incluir em seu planejamento de marketing a utilização de linhas de financiamento para a ampliação de instalações, a fim de, a longo prazo, poderem competir em igualdade de condições com as grandes redes de hotelaria.

    Alternativas da questão 3532800
  9. Questão 389

    ID 3532768

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Despesa (Ou Demanda)

    Ano: 2012 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Paranaguá


    O período carnavalesco é um dos que mais movimentam a economia de cidades turísticas. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, foi registrada a injeção de R\$ 9,8 milhões na economia local no ano de 2012. Considerando a geração de impactos econômicos através dos gastos com turismo, a avaliação completa do impacto deve levar em conta:

    Alternativas da questão 3532768
  10. Questão 390

    ID 3532738

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Outros Fatores

    Ano: 2012 Banca: SERCTAM Órgão: Prefeitura Municipal de Crato


    A demanda real, no turismo, é formada pelas pessoas que:

    Alternativas da questão 3532738
  11. Questão 391

    ID 3532661

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Desenvolvimento Econômico X Crescimento Econômico

    Ano: 2016 Banca: IAN - Instituto de Avaliação Nacional Órgão: Prefeitura Municipal de Guaratinguetá


    Assinale a opção INCORRETA sobre o tema “Turismo e Desenvolvimento Econômico”.

    Alternativas da questão 3532661
  12. Questão 392

    ID 3532606

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assuntos: Custos Fixos, Variáveis e Total

    Ano: 2017 Banca: Instituto Federal Brasilia Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília


    O sistema de custos é um dos instrumentos que o gerente na hotelaria pode utilizar para revitalizar a estrutura interna de controle da empresa, assegurando o domínio efetivo de todos os fatores que interferem nas operações, mas a sua aplicação no setor hoteleiro ainda é restrita, pela complexidade e amplitude de sua metodologia operacional e por deficiência de sua sistemática específica aplicável aos hotéis (ZANELLA, 1993).

    Assinale a alternativa que exemplifica um custo FIXO da hotelaria.

    Alternativas da questão 3532606
  13. Questão 393

    ID 3532574

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Tamanho do Mercado

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho - PB


    O conhecimento da demanda turística é muito importante para caracterizar o turismo em um destino e monitorar o seu desenvolvimento. Nesse sentido, assinale a alternativa correta sobre o conceito de demanda turística.

    Alternativas da questão 3532574
  14. Questão 394

    ID 3532557

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Residentes e Não Residentes

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara


    O turismo é um conjunto de atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual.

    Analise as afirmativas a seguir a respeito dos tipos básicos de turismo.

    I. O turismo emissor é aquele realizado pelos visitantes residentes que viajam dentro do território econômico do país de referência. Esse tipo de turismo promove o acréscimo de divisas estrangeiras, aumentando a receita com a exportação dos serviços.

    II. O turismo interno compreende as viagens realizadas pelos visitantes que residem no país de referência. Esse tipo de turismo prejudica a balança de pagamentos, pois os viajantes levam a moeda para fora do país, fortalecendo a economia do país visitado.

    III. O turismo receptivo é aquele realizado pelos visitantes não residentes no país de referência, que favorece a balança de pagamentos, pois os visitantes efetuam despesas no território que visitam, aumentando a captação de recursos externos por parte do país visitado.

    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    Alternativas da questão 3532557
  15. Questão 395

    ID 3532552

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Funções de Produção

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara


    Beni (2005) afirma que, para o desenvolvimento da atividade de turismo de um país, é necessário que as unidades produtivas de bens e serviços turísticos combinem adequadamente os fatores de produção e que também sua função de produção seja otimizada, pois esta determina o volume da oferta.

    Analise as afirmativas a seguir a respeito das particularidades do setor de Turismo e de seu produto e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) A empresa turística não trabalha com estoque em decorrência da imaterialidade de sua produção.

    ( ) Os serviços turísticos oferecidos, mas não demandados são, como qualquer serviço, perecíveis no tempo.

    ( ) O produto turístico final, no sentido macroeconômico, é um conjunto de prestações de serviços singulares, muito variados de um lado e nunca idênticos de outro.

    ( ) A qualidade do produto turístico é potencializada pela multiplicidade de contatos diretos entre as empresas envolvidas direta e indiretamente com a viagem e o cliente. Isso acaba por facilitar e evitar problemas na administração do turismo.

    ( ) A lei da utilidade marginal decrescente é inaplicável ao fenômeno turístico.

    Assinale a sequência correta.

    Alternativas da questão 3532552
  16. Questão 396

    ID 3532511

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Observações Teóricas sobre o Multiplicador

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara


    O texto a seguir diz respeito a um efeito relacionado ao produto turístico.

    “Uma mudança no nível de demanda final para o produto de um setor afetará não somente a empresa que produz o bem / serviço final, mas também outros setores que fornecem bens / serviços para aquele setor, bem como os setores que funcionam como seus fornecedores” (COOPER, 2001, p.166).

    Esse efeito é denominado

    Alternativas da questão 3532511
  17. Questão 397

    ID 3532483

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Variáveis Que Afetam a Elasticidade

    Ano: 2018 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara


    Umas das características mais importantes do turismo é que ele pode aumentar ou diminuir de um momento para o outro em função de mudanças no âmbito econômico, social ou político. A atividade turística é sensível, podendo conter períodos de expansão e de retração do número de turistas.

    Esse fenômeno é conhecido como

    Alternativas da questão 3532483
  18. Questão 398

    ID 3532466

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Movendo a Curva da Oferta

    Ano: 2019 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Diamantina


    A teoria que tem por finalidade explicar a quantidade de bens e serviços turísticos que as organizações são capazes de disponibilizar no mercado a dado preço, e em determinado período de tempo, é denominada:

    Alternativas da questão 3532466
  19. Questão 399

    ID 3532460

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Tamanho do Mercado

    Ano: 2019 Banca: METROCAPITAL - Soluções Órgão: Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista


    Como se sabe, a demanda caracteriza-se principalmente por aqueles que estão viajando ou que têm intenção de viajar. Para fins de planejamento turístico, a demanda é composta de:

    Alternativas da questão 3532460
  20. Questão 400

    ID 3532444

    Disciplina: Economia e Finanças

    Assunto: Preço

    Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Chuí


    Sobre demanda turística, analise as assertivas abaixo:

    I. O dimensionamento da demanda é fundamental para que o prestador dos serviços turísticos se planeje.

    II. A demanda turística pode ser segmentada em demanda efetiva e demanda potencial. A demanda efetiva é aquela que já consome determinado produto turístico. Já a demanda potencial é aquela que tem condições para consumir esse produto, mas não o faz por alguma razão.

    III. A variação da demanda de um produto turístico é inversamente proporcional à variação de seu preço.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3532444
Pular para o conteúdo principal