Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Criminologia

2.157 questões encontradas

  1. Questão 941

    ID 2718178

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Política Penitenciária Brasileira e Dados do Encarceramento

    Ano: 2018 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Bossoroca


    A “prisão de luxo” da Noruega

    “Nós não temos grades. Temos janelas”. É assim que Linn Andreassen, que atua como guarda na prisão de Halden, na Noruega, descreve o lugar – conhecido como “a cadeia mais humanizada do mundo”. “Você se sente uma pessoa, não um bicho. Acho isso muito importante”, diz ela. Halden é considerada “de luxo” por muitos e é a menina dos olhos do programa norueguês de encarceramento, que se diz focado na “reabilitação” dos presos, e não em sua “punição”. Ela está inserida em um sistema prisional que passa longe da realidade da superlotação vista em outros países, e que tem, entre outras características, estímulos ao trabalho e à educação dos detentos e instalações carcerárias adequadas.

    Neste sentido, os presos do país levam uma vida o mais perto possível do normal: cozinham, estudam e trabalham, por exemplo. “Para alguns deles, é a primeira oportunidade de acesso à educação”, diz Andreassen. “Não é só uma reabilitação, mas também uma habilitação”, acrescenta. “Nossas medidas e propostas aqui são baseadas em uma nova vida lá fora, fazendo alguma coisa. Neste sentido, eu acho que Halden é bemsucedida”.

    O sistema prisional do país tem sido alvo de críticas, ________ muitos o consideram demasiadamente brando. Mas é difícil argumentar que não funcione. Quando os presos deixam a cadeia, a maioria se mantém fora das grades. A taxa de reincidência criminal na Noruega era, em 2016, de 20%, a mais baixa do mundo. Em outros países, como o Reino Unido, chegava a 46%, e nos EUA 76% das pessoas que deixavam a prisão voltavam nos cinco anos seguintes. A baixa taxa de reincidência é vista como resultado, por exemplo, de o sistema de Justiça enxergar que retirar a liberdade de seus cidadãos já é castigo suficiente.

    Nesse contexto, os presos possuem acesso à educação de alta qualidade – assim como a oportunidades para trabalhar, receber apoio de saúde mental e permanecer auto-suficientes ao cozinhar suas próprias refeições. Esse apoio é ainda reforçado pelos guardas da prisão, que estão entre os mais bem treinados do mundo e são encorajados a passar tempo com os detentos. Outra medida adotada no país foi a contratação de arquitetos para redesenhar as prisões a partir do zero – concentrando-se em diminuir qualquer tensão ou conflito entre os presos.

    Após a libertação, eles recebem, ainda, ajuda para se reintegrar na sociedade – uma vez que lhes é dado suporte para encontrar habitação e emprego. “É claro que alguém que fez outras pessoas sofrerem deveria sofrer consequências. Mas nós temos que focar na pessoa e no ________ de isso ter ocorrido. Como podemos fazer dar certo lá fora, para que não aconteça de novo?”, diz Andreassen. “Eles serão os meus vizinhos, serão os seus vizinhos. E nós queremos que eles ajam da melhor forma possível”.

    http://www.bbc.com/... - adaptado.



    De acordo com o texto, analisar os itens abaixo:

    I - Embora o sistema prisional norueguês seja evidentemente eficaz, apresentando em 2016 a menor taxa de reincidência do mundo, há quem o ache pouco rigoroso.

    II - Os resultados obtidos pela prisão não são coincidência: Halden conta, entre outras coisas, com guardas bem preparados, uma estrutura planejada visando diminuir conflitos e uma educação de alta qualidade para os internos.

    Alternativas da questão 2718178
  2. Questão 942

    ID 2705800

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Teoria Behaviorista

    Ano: 2022 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Contabilidade do Paraná


    A respeito de meios de comunicação de massa e gêneros de redação, julgue os itens de 71 a 80.



    De acordo com a visão behaviorista, também denominada comportamentalista, todo comportamento humano pode ser entendido a partir de um esquema de estímulo e resposta.

    Alternativas da questão 2705800
  3. Questão 943

    ID 2705485

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Fatores Impulsionadores da Criminalidade

    Ano: 2014 Banca: FUNCAB - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt Órgão: Polícia Científica do Amapá


    Atualmente, o Brasil é o país com o maior número de assassinatos registrados no mundo - só em 2011 , mais de 52 mil, segundo dados do Ministério da Saúde. Em relação à violência no país, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 2705485
  4. Questão 944

    ID 2702527

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Racismo Estrutural

    Ano: 2023 Banca: Creative Group Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata


    Observe o trecho destacado e responda o que se segue:

    “Sob esta perspectiva, o racismo não se resume a comportamentos individuais, mas é tratado como o resultado do funcionamento das instituições, que passam a atuar em uma dinâmica que confere, ainda que indiretamente, desvantagens e privilégios com base na raça. Antes de entrarmos na expressão institucional do racismo, vamos entender um pouco mais o que são instituições.”

    ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. p. 26.

    A concepção de racismo analisada pelo texto em destaque é:

    Alternativas da questão 2702527
  5. Questão 945

    ID 2702379

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Racismo Algorítmico

    Ano: 2023 Banca: Creative Group Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata


    Deputada acusa robô que faz desenhos ao estilo Pixar de racismo após tecnologia gerar imagem de mulher negra armada

    Imagens criadas, gratuitamente, por uma inteligência artificial hospedada pela Microsoft, viraram trend. Para criá-las, é preciso colocar uma descrição. “Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência?", questionou Renata. Ao g1, a Microsoft disse que irá investigar o caso.

    Deputada do RJ diz que robô gerou a imagem de uma mulher negra armada — Foto: Reprodução

    A deputada estadual Renata Souza, do Rio de Janeiro, afirmou que, ao pedir para o "robô desenhista" criar um personagem de mulher negra na favela, ao estilo Pixar, obteve, como resultado a imagem de uma pessoa segurando uma arma na mão.

    A criação de personagens com os traços conhecidos do estúdio de animação se tornou uma trend nos últimos dias porque está disponível, gratuitamente, num site da Microsoft. As ilustrações são geradas por Inteligência Artificial, a partir de um detalhamento.

    Na publicação, a deputada acusou a plataforma de "racismo algorítmico" e disse que a descrição feita para pedir a imagem foi de "uma mulher negra, de cabelos afro, com roupas de estampa africana num cenário de favela”.

    “Não pode uma mulher negra, cria da favela, estar num espaço que não da violência? O que leva essa 'desinteligência artificial' a associar o meu corpo, a minha identidade, com uma arma?”, lamentou a deputada.

    Na mesma postagem, Renata incluiu uma foto na qual segura um diploma. Doutora em Comunicação e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), a deputada foi criada no Complexo da Maré. Zona Norte do Rio.

    "O racismo algoritmo está aí. Essa lógica de criminalização das pessoas negras, nesses territórios de favelas e periferias, também está nos algoritmos", completou a deputada, que também publicou um vídeo relatando a situação.

    A Microsoft, que hospeda o robô inteligente dentro do site bing.com/create, informou ao g1 que investiga o caso e que tomará medidas adequadas para ajustar o serviço.

    "Acreditamos que a criação de tecnologias de IA confiáveis e inclusivas é um tema crítico e algo que levamos muito a sério", diz a nota.

    O "robô desenhista" foi criado pela mesma desenvolvedora do ChatGPT, a Open AI, parceira da Microsoft.

    Entenda a trend

    A mais nova trend das redes sociais cria personagens no estilo "Disney Pixar". Embora seja bem parecido com as animações originais, as imagens são produzidas pela Microsoft, que usa um "robô desenhista".

    Com o crescimento da trend, nas redes sociais, famosos postaram versões ao estilo Pixar e outros perfis têm pedido desenhos sobre cidades brasileiras, capas de álbuns, personagens famosos do cinema, entre outros temas.

    Disponível em: Deputada acusa robô que faz desenhos ao estilo Pixar de racismo após tecnologia gerar imagem de mulher negra armada | Tecnologia | G1 (globo.com) – Acesso em 28/10/2023



    Assinale a alternativa que apresenta o foco da abordagem temática do texto.

    Alternativas da questão 2702379
  6. Questão 946

    ID 2693639

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Racismo Estrutural

    Ano: 2020 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Prefeitura Municipal de Ministro Andreazza


    Recentemente a questão racial ganhou grande visibilidade em função do assassinato de George Floyd, cidadão norteamericano estrangulado por um policial branco em maio de 2020. Pode-se dizer que o racismo é um dos elementos fundamentais para compreender e enfrentar a violência policial nos Estados Unidos e no Brasil. Sendo assim, assinale a expressão mais adequada para a análise desse fenômeno na realidade brasileira:

    Alternativas da questão 2693639
  7. Questão 947

    ID 2692701

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Justiça Transformativa

    Ano: 2025 Banca: IPEFAE - Instituto de Pesquisas Econômicas Órgão: Câmara Municipal de São João da Boa Vista


    Texto para as questões 06 e 07

    "A dignidade humana não é um conceito abstrato, mas a base de toda a ordem jurídica. Ela se manifesta no direito de cada indivíduo a uma vida plena, livre de privações e violências. Quando a sociedade falha em garantir o mínimo existencial, o pacto social se fragiliza. A justiça, nesse contexto, não pode ser apenas a aplicação fria da lei, mas um instrumento de transformação que busca restaurar a integridade e a autonomia dos cidadãos. É um dever coletivo zelar para que os direitos fundamentais não sejam meras promessas no papel, mas realidades palpáveis no cotidiano de todos."

    (Adaptado de Poesias, Contos e Crônicas: Direitos Humanos. Pitanga/PR ,Volume 2, 2019, pág 89)



    De acordo com o Texto, a justiça é apresentada como um conceito que transcende a mera legalidade. Qual das alternativas a seguir melhor sintetiza a visão do autor sobre o papel da justiça na sociedade?

    Alternativas da questão 2692701
  8. Questão 948

    ID 2680242

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2023 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Guaçuí


    É o bullying praticado através da internet, incluindo o envio de mensagens ofensivas, a disseminação de boatos e a exposição indevida da privacidade das pessoas. Marque a alternativa CORRETA que corresponde ao contexto:

    Alternativas da questão 2680242
  9. Questão 949

    ID 2678987

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2022 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Volta Grande


    A prática do bullying acontece na escola; mas, também, fora dela, nos momentos de lazer, nos momentos de convivência do grupo de iguais no bairro, no parque etc. Segundo Fante (2002), o local em que mais ocorre bullying no Brasil é na sala de aula, enquanto na maioria dos países se constatou que tal prática ocorre no pátio do recreio. Isso se justifica pelo fato de que, em relação ao cenário internacional, o bullying já é discutido a mais tempo do que no cenário educacional brasileiro. Ainda hoje, muitos professores desconhecem a relevância do fenômeno e não sabem agir contra ele. Os envolvidos no bullying podem ser caracterizados como:

    I. Bully/agressor/autor: quem pratica o bullying, ou seja, vitimiza o mais fraco.

    II. Espectador: quem presencia o bullying, mas não o sofre e nem o pratica.

    III. Vítima típica ou passiva: insegura, ansiosa e incapaz de se defender.

    IV. Vítima provocadora: atrai para si o bullying em virtude de sua dificuldade de adaptação.

    V. Vítima-agressor: de temperamento exaltado, que retalia o ataque.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 2678987
  10. Questão 950

    ID 2665674

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Policiamento Comunitário

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul


    Considerando a definição de polícia comunitária, analise o conceito abaixo:

    Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia (1ª parte). Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área (2ª parte). Na prática, Polícia Comunitária (como filosofia de trabalho) é o mesmo que Policiamento Comunitário (ação de policiar junto a comunidade) (3ª parte).

    Quais partes estão corretas?

    Alternativas da questão 2665674
  11. Questão 951

    ID 2665672

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Policiamento Comunitário

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul


    A polícia faz parte da vida diária da comunidade, existindo uma interação: Polícia X Comunidade. A vida em sociedade é mantida sob controle através da persuasão, aconselhamento e ajuda. Tal estratégia permite que a polícia faça parte do contexto social e não um agente estranho ao processo.

    Com base no texto acima, identifique qual escola de polícia guarda relação com a filosofia de polícia comunitária.

    Alternativas da questão 2665672
  12. Questão 952

    ID 2660213

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2021 Banca: NEMESIS - Consultoria e Assessoria Órgão: Prefeitura Municipal de Coroados


    É usado no sentido de identificar ações provindas dos termos zoar, ameaçar, intimidar, humilhar, etc., que na grande maioria das vezes tem origem nas escolas através dos jovens alunos que assim praticam tais maldades contra determinados colegas que carregam algo fora do normal no seu jeito de ser:

    Alternativas da questão 2660213
  13. Questão 953

    ID 2654641

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2020 Banca: GS Assessoria e Consultoria Órgão: Prefeitura Municipal de Abelardo Luz


    Bullying é uma palavra que se originou na língua inglesa. “Bully” significa “valentão” e o sufixo “ing” representa uma ação contínua. Entre suas características está (estão) o fato de que:

    I – Manifesta-se por meio da agressão/violência, pautadas em uma relação desigual, visando inferiorizar a vítima.

    II - Os agressores agem de maneira sutil, intencional, repetitiva e por período prolongado de tempo.

    III - Associa-se, geralmente, a características individuais, como idade, tamanho, porte físico, traços de personalidade, desenvolvimento emocional e tipos de grupos de estudantes.

    IV - Abrange a agressão repetida com intenção de perseguir e humilhar, por meio de artifícios eletrônicos.

    V - Ocorre de maneira pontual, também, em algum conflito entre dois colegas.

    Dos itens acima mencionados, estão corretos:

    Alternativas da questão 2654641
  14. Questão 954

    ID 2647494

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2021 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Guanhães


    O agressor costuma ser um indivíduo que manifesta pouca empatia. É malvado, duro e mostra pouca simpatia para com suas vítimas, sendo assim, fica evidente por que 45% dos alunos afirmaram não ser colega dos agressores. Especialistas destacam que, no passado, acreditava-se que esse tipo de comportamento era próprio de meninos, porém, com os avanços das pesquisas, constatou-se ser comum também entre as meninas. As pesquisas demostraram que muitos dos espectadores repudiam as ações dos agressores, mas nada fazem para intervir, e há ainda aqueles que estimulam a agressão. Pautando-se em seus conhecimentos sobre os diversos problemas sociais, marque a alternativa CORRETA, que corresponde ao tipo de violência descrito no texto.

    Alternativas da questão 2647494
  15. Questão 955

    ID 2647034

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de São Martinho


    De acordo com Santos e Faro (2018), o bullying pode ser classificado de quatro maneiras. NÃO é uma dessas classificações:

    Alternativas da questão 2647034
  16. Questão 956

    ID 2647029

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de São Martinho


    Analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, levando em conta os conceitos de Santos e Faro (2018) sobre bullying.

    ( ) Estudos sobre as vítimas de bullying mostram que elas parecem possuir características que as tornam vulneráveis, como possuir poucos amigos, ser passivo, retraído e possuir baixa autoestima.

    ( ) A literatura mostra que alguns fatores parecem funcionar como proteção para os adolescentes em relação à exposição ao bullying, entre eles, a religiosidade.

    ( ) A literatura mostra relação direta entre idade e bullying, sendo maior a magnitude do risco para alunos mais velhos.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 2647029
  17. Questão 957

    ID 2646298

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Necropolítica

    Ano: 2022 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Tavares


    “[...] A expressão máxima da soberania reside, em grande medida, no poder e na capacidade de ditar quem pode viver e quem deve morrer. Por isso, matar ou deixar viver constituem os limites da soberania, seus atributos fundamentais. Exercitar a soberania é exercer controle sobre a mortalidade e definir a vida como a implantação e manifestação de poder.” (MBEMBE, 2015, p. 123).”

    Assinale a alternativa que apresenta o CORRETO conceito evidenciado pelo historiador e filósofo Achille Mbembe, tendo por base a citação acima:

    Alternativas da questão 2646298
  18. Questão 958

    ID 2646018

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Extensão da Criminalidade no Mundo e no Brasil

    Ano: 2022 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Tavares


    Observe o mapa abaixo sobre a violência no Brasil e o título da matéria:

    “Mesmo com quarentena, Brasil tem alta de 6% no número de assassinatos no 1º semestre”.

    Disponível em https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2020/08/21. Acesso em: 04 jan. 2022.

    Para responder a esta questão, você deve observar que, no mapa do Brasil, a seta apontando para cima indica um crescimento da violência e, inversamente, a seta apontando para baixo indica uma diminuição da violência.

    Analisando o título da reportagem e o mapa sobre a violência no Brasil no primeiro semestre de 2020, bem como a situação entre suas diversas regiões, é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 2646018
  19. Questão 959

    ID 2644171

    Disciplina: Criminologia

    Assunto: Bullying

    Ano: 2023 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Jaguariaíva


    O bullying é um termo utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Sobre o bullying, é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 2644171
  20. Questão 960

    ID 2641719

    Disciplina: Criminologia

    Assuntos: O Crime Como Fenômeno de Massa: Narcotráfico, Terrorismo e Crime Organizado

    Ano: 2020 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Colômbia


    Os países latino-americanos, em geral, vêm conhecendo uma estagnação econômica desde a década de 1980. São economias muito dependentes de investimentos estrangeiros e que enfrentam o crescimento do desemprego e a integração problemática na economia global. Tais problemas provocaram a expansão de uma verdadeira indústria da droga, especialmente a cocaína, que vem corrompendo as instituições e ampliando a área de atuação do crime organizado. A indústria da droga é basicamente voltada para a exportação, em especial para os mercados norte-americano e europeu, embora o consumo interno esteja crescendo em inúmeros países latino-americanos. A Colômbia é o principal centro de exportação e, ainda, fornecedora de insumos essenciais para a fabricação da droga. O grupo que atua na Colômbia como uma organização criminosa é:

    Alternativas da questão 2641719
Pular para o conteúdo principal