Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Comunicação Social

35.385 questões encontradas

  1. Questão 141

    ID 3544344

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Processo de Comunicação e Linguagem

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Museu de Astronomia e Ciências Afins


    Com relação ao tema do texto acima, julgue os itens subseqüentes.



    A relação homem/bens culturais será potencializada na medida em que um processo de comunicação se estabeleça.

    Alternativas da questão 3544344
  2. Questão 142

    ID 3544132

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Técnicas e Práticas em Fotografia

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    No que se refere ao monitoramento ambiental, julgue os próximos itens.



    Na exposição de fotografias, a iluminação deve ser sempre direta, incidindo inteiramente sobre a obra, para facilitar sua visualização.

    Alternativas da questão 3544132
  3. Questão 143

    ID 3543772

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Técnicas e Práticas de Pesquisa

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Com relação a procedimentos, técnicas e abordagens temáticas em exposições museológicas, julgue os próximos itens.



    Qualquer exposição deve ser precedida de pesquisa, que pressupõe a seleção do tema e dos objetos a serem expostos, a elaboração de textos, imagens, gráficos e figuras, a identificação de outros acervos ou recursos iconográficos associados. Sem a pesquisa prévia, não há como tornar uma exposição compreensível para a maioria do público.
    Alternativas da questão 3543772
  4. Questão 144

    ID 3543680

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Educomunicação

    Ano: 2025 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Brusque


    Para o Conceitos-Chave de Museologia (2013), a comunicação museológica é a ação de se veicular uma informação. Esta relação se estabelece entre os emissores (E), os receptores (R) e um canal.

    Assim, o objetivo principal é:

    Alternativas da questão 3543680
  5. Questão 145

    ID 3543414

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Produção Cultural

    Ano: 2021 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Crato


    De acordo com Marília Xavier Cury: "A comunicação museológica e a pesquisa de recepção em exposições lidam com as formas de participação dos museus na construção dos significados culturais no mundo globalizado" (In: História, Ciências e Saúde. Manguinhos, vol.12, Rio de Janeiro, 2005). Em sintonia com essa afirmação, podemos afirmar que:

    Alternativas da questão 3543414
  6. Questão 146

    ID 3543280

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Outras Questões e Tópicos Mesclados de Produção Cultural, Produção Editorial e Educomunicação

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba


    O papel do curador compreende inúmeras funções. Em relação ao desenvolvimento da exposição, assinale a alternativa que apresenta as responsabilidades típicas do curador.

    Alternativas da questão 3543280
  7. Questão 147

    ID 3543148

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Outras Questões e Tópicos Mesclados de Produção Cultural, Produção Editorial e Educomunicação

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto


    Tradicionalmente considera-se que a comunicação (C) é a ação de se veicular uma informação entre um ou vários emissores (E) e um ou vários receptores (R), por meio de um canal. É um conceito tão geral que não está restrito às ações humanas, mas é também encontrado no mundo animal e mesmo no mundo das máquinas. Como podemos especificar o conceito de comunicação no contexto dos museus?

    Alternativas da questão 3543148
  8. Questão 148

    ID 3543101

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Outras Questões e Tópicos Mesclados de Produção Cultural, Produção Editorial e Educomunicação

    Ano: 2023 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte


    As questões técnicas do processo de concepção e montagem de uma exposição são inúmeras e de grande complexidade, pois envolvem diversas áreas na construção da experiência interativa, criativa e sensorial do público. Tal processo de mediação cultural, ou seja, entre a pesquisa, o museu, o patrimônio cultural e o público, configura-se como um grande conjunto de atividades interdependentes, resultado do sistema de comunicação museológica. Partindo da ideia síntese de que exposição é conteúdo e forma e de que a forma está intimamente associada ao conteúdo, sendo a sua materialização, correlacione as atividades a seguir, considerando I – para concepção museológica e II – para concepção expográfica.

    P. Discussão do tema da exposição;

    Q. Criação de áreas conceituais em plantas arquitetônicas no espaço físico disponível;

    R. Concepção das vitrines e mobiliário;

    S. Seleção dos objetos museológicos e execução dos laudos técnicos dos estados de conservação;

    T. Designer da exposição.

    A correlação correta é:

    Alternativas da questão 3543101
  9. Questão 149

    ID 3543056

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Processo de Comunicação e Linguagem

    Ano: 2024 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Universidade do Estado de Mato Grosso


    Jean Devallon (2010), ao refletir sobre a concepção de exposição, com base na relação comunicação e sociedade, indica que “na tradição das ciências da informação e da comunicação, o termo ‘comunicação’ designa três tipos [modelos] de processos diferentes”.

    No âmbito desses processos, encontra-se a exposição, que pertence ao modelo

    Alternativas da questão 3543056
  10. Questão 150

    ID 3542772

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Outras Questões e Tópicos Mesclados de Produção Cultural, Produção Editorial e Educomunicação

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais


    Leia o depoimento de um visitante do Museu da Vida (Fiocruz), coletado durante uma atividade educativa para estudantes da educação básica.

    O setor educativo do museu ampliou meu conhecimento, porque falaram sobre as comunidades, o saneamento, a saúde e como a Fiocruz também impactou essa área. Eu acredito que o Oswaldo Cruz pensava assim: “A gente precisa mudar isso, não dá para ficar só fabricando e vendendo remédio o tempo todo, enquanto as pessoas continuam ficando doentes por causa do saneamento precário, má alimentação e baixa imunidade”. Isso mudou muito meu jeito de ver o assunto.

    Adaptado de Lima, Jully Anne; José Roberto Bernardo. Ação educativa e prática social: possibilidades didáticas em museus de ciências. Rev. Diálogo Educ. vol.21 no.69, 2021, p. 532.

    Com base no trecho, assinale a opção que apresenta corretamente um elemento orientador das atividades educativas nos museus de ciências.

    Alternativas da questão 3542772
  11. Questão 151

    ID 3542763

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Comunicação Institucional

    Ano: 2025 Banca: FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular da USP Órgão: Universidade de São Paulo


    No que diz respeito ao processo de comunicação em uma instituição museal, a partir das novas correntes museológicas, a partir da década de 1970, a abordagem institucional deve ter um olhar voltado, principalmente, para:

    Alternativas da questão 3542763
  12. Questão 152

    ID 3542757

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Outras Questões e Tópicos Mesclados de Produção Cultural, Produção Editorial e Educomunicação

    Ano: 2025 Banca: FUVEST - Fundação Universitária para o Vestibular da USP Órgão: Universidade de São Paulo


    Texto para as questões de 32 a 36

    "O termo expografia foi inicialmente utilizado na França, a partir da década de 1990, tendo na figura de André Desvallées um grande defensor e difusor. A expografia ocupa-se, assim, da estruturação de uma linguagem complexa, plurissensorial, de grande intensidade de comunicação e grande capacidade de rearticulação de conhecimentos prévios, que opera com os objetos tomados como vocábulos e por meio de uma sintaxe abrangente que inclui o confronto, a taxionomia, a cronologia e a contextualização em suas mais diversas articulações. A expressão eficaz para a tradução do programa científico de uma exposição. "

    ARAÚJO, Marcelo. “Comunicação Museológica: desafios e perspectivas”. Anais Seminários de Capacitação Museológica. Belo Horizonte: Instituto Cultural Flávio Gutierrez, 2004. p.310.



    Para Cury, a “comunicação – e consequentemente a exposição – como parte essencial do processo de musealização deve ser construída a partir de experimentações museográficas, sistematicamente avaliadas e o resultado aplicado na dinâmica processual que consiste a musealização, aqui entendida como ação permanente e contínua que ocorre em um museu”.

    CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005. p. 28.

    Nesse sentido, essas experimentações museográficas

    Alternativas da questão 3542757
  13. Questão 153

    ID 3542734

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Ciberespaço e Derivados (Cibercomunicação, Cibercultura, Cibereducação)

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Instituto Butantan


    Na obra Cibercultura, o filósofo Pierre Lévy apresenta reflexões oportunas para se repensar os caminhos da humanidade e, em especial, da aprendizagem, com o advento das tecnologias digitais. No capítulo X, intitulado “A nova relação com o saber”, ressalta que, com o advento do ciberespaço, o saber se articula à nova perspectiva de educação, em função das novas formas de se construir conhecimento.

    Assinale a alternativa que apresenta a forma como o pensador francês vê o impacto da Cibercultura e do Ciberespaço nos processos de ensino e aprendizagem.

    Alternativas da questão 3542734
  14. Questão 154

    ID 3542707

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Jornalismo Científico

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Instituto Butantan


    O engajamento da sociedade é uma pauta muito significativa para os programas educativos dos Museus de Ciências, principalmente para os que atuam dentro de uma perspectiva da “Cultura Científica”. Nesse contexto, o que diferencia a comunicação científica da divulgação científica?

    Alternativas da questão 3542707
  15. Questão 155

    ID 3542704

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Fotografia Digital

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais


    Acervos museológicos digitais podem incluir arquivos em diferentes formatos, a depender do tipo de objeto a ser registrado. Assinale a opção que indica um formato de arquivo próprio para a preservação de fotografias.

    Alternativas da questão 3542704
  16. Questão 156

    ID 3542660

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Eventos (Tipologia, Planejamento, Organização)

    Ano: 2019 Banca: Instituto AOCP Órgão: Universidade Federal da Paraíba


    O conhecimento acerca do planejamento e execução de eventos faz parte da formação e da atuação do profissional do secretariado. Acerca da execução de um evento empresarial, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3542660
  17. Questão 157

    ID 3542624

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Decretos Nº 70.274/1972, Nº 83.186/1979 e Nº 9.338/2018 - Cerimonial Público

    Ano: 2019 Banca: Instituto AOCP Órgão: Universidade Federal da Paraíba


    Sobre os conhecimentos protocolares relacionados com a atuação prática dos profissionais de secretaria executiva que compõem a sua formação acadêmica, leia as afirmações a seguir:

    I. A Bandeira Nacional deve, obrigatoriamente, estar posicionada à direita de púlpitos ou mesas de reunião, se for o caso, e tem precedência sobre as demais bandeiras nacionais.

    Em contrapartida,

    II. A ordem de precedência para composição da mesa de honra determina a ordem hierárquica de disposição dos membros e serve como base para eventos de ordem pública, empresarial, ou mesmo social.

    A respeito das afirmações I e II, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3542624
  18. Questão 158

    ID 3542555

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Eventos (Tipologia, Planejamento, Organização)

    Ano: 2007 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Paraná


    Cada vez mais as reuniões são voltadas à troca de informações, esclarecimento de assuntos diversos e para gerar comprometimento por parte dos seus participantes, isso devido às inovações gerenciais das empresas. Reuniões de cunho meramente informativo, ou apenas para comunicar decisões preestabelecidas estão sendo abolidas. Quando do planejamento e organização de reuniões, deve-se levar em consideração que essa prática envolve:

    Alternativas da questão 3542555
  19. Questão 159

    ID 3542497

    Disciplina: Comunicação Social

    Assunto: Processo de Comunicação e Linguagem

    Ano: 2009 Banca: UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Órgão: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro


    A comunicação exige a presença de um emissor, um receptor, o canal e a mensagem. Além desses elementos, são necessários os processos de:

    Alternativas da questão 3542497
  20. Questão 160

    ID 3542491

    Disciplina: Comunicação Social

    Assuntos: Teorias, Conceitos e Terminologia de Marketing

    Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba


    No que diz respeito ao Marketing é correto afirmar que, EXCETO:

    Alternativas da questão 3542491
Pular para o conteúdo principal