Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Biblioteconomia

21.593 questões encontradas

  1. Questão 201

    ID 3238255

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Cinco Leis de Ranganathan

    Ano: 2019 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Carlos Barbosa


    De acordo com RANGANATHAN, o profissional que atua no Serviço de Referência da biblioteca deve ser qualificado para tal função, “[...] tendo uma memória retentiva e associativa combinada com a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo sem se atrapalhar, bem como a capacidade de passar de um assunto para o outro rápida e facilmente.” Este contexto está intimamente ligado à qual Lei de Ranganathan?

    Alternativas da questão 3238255
  2. Questão 202

    ID 3238254

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Planejamento de Bibliotecas

    Ano: 2019 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará


    Um item que deve ser considerado quando se pretende implantar um serviço de bibliotecas ou unidade de informação é o(a)

    Alternativas da questão 3238254
  3. Questão 203

    ID 3238253

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assuntos: Estrutura, Princípios e Classes Principais da CDU

    Ano: 2019 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Universidade Federal do Vale do São Francisco


    Uma nova obra é adquirida pela biblioteca e encaminhada para o setor de processamento técnico para a sua classificação. A obra conta a história do Ensino Superior no Brasil. De acordo com a Classificação Decimal Universal, edição média em língua portuguesa, 2.ed., a notação adequada é

    Alternativas da questão 3238253
  4. Questão 204

    ID 3238252

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Bibliotecas Digitais e Virtuais

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas


    Com o avanço da tecnologia da informação e comunicação, surgiram a informação digital e o documento digital. Como resultado da maior disponibilidade desse tipo de documento e da necessidade de inovar, as bibliotecas adquiriram uma nova instância de funcionamento: as bibliotecas digitais, destinadas a armazenar, organizar e disponibilizar online seu acervo físico digitalizado e itens já criados e existentes apenas no ambiente digital.

    Com referência a bibliotecas digitais, julgue os próximos itens.



    Uma vez que o foco do serviço de biblioteca digital está na disponibilização e no acesso à informação, essa modalidade de serviço não se ocupa da gestão dos usuários.

    Alternativas da questão 3238252
  5. Questão 205

    ID 3238251

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: AACR2 – Parte I: Descrição Bibliográfica

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas


    De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR-2), julgue os seguintes itens.



    As dimensões de cartuchos, cassetes, bobinas de fitas e rolos de filmes devem ser registradas na área de descrição física, mesmo que sejam um formato padrão.

    Alternativas da questão 3238251
  6. Questão 206

    ID 3238250

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Resolução CFB nº 207/2018 - Código de Ética e Deontologia do Bibliotecário

    Ano: 2019 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Viana


    Cumpre ao profissional de Biblioteconomia, EXCETO:

    Alternativas da questão 3238250
  7. Questão 207

    ID 3238249

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: NBR 14724 – Informação e Documentação – Trabalhos Acadêmicos – Apresentação

    Ano: 2019 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Guarabira


    De acordo com a NBR14724:2011, o “texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração” para o trabalho acadêmico, chama-se:

    Alternativas da questão 3238249
  8. Questão 208

    ID 3238248

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Formato MARC 21

    Ano: 2019 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Timbó


    O formato MARC 21 (Machine Readable Cataloging) é conceituado como um conjunto de códigos e designações de conteúdos, utilizado para codificar registros que serão interpretados por máquinas. Ele tem por finalidade possibilitar o intercâmbio de dados, importar e exportar dados de diferentes instituições por meio de programas de computador desenvolvidos para isso. Sobre os campos do MARC 21, relacione a segunda coluna com a primeira:

    Primeira coluna: Segunda coluna:

    (A) Título principal

    (B) Entrada principal - Entidade

    (C) Edição

    (D) Descrição física

    (E) Assunto – tópico

    Segunda coluna:

    ( ) 650

    ( ) 110

    ( ) 245

    ( ) 300

    ( ) 250

    Assinale a resposta que apresenta a ordem correta da segunda coluna:

    Alternativas da questão 3238248
  9. Questão 209

    ID 3238247

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Linguagens Documentárias

    Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Centro Universitário de Adamantina


    Na Biblioteconomia, um Sistema de Classificação Bibliográfica é caracterizado como

    Alternativas da questão 3238247
  10. Questão 210

    ID 3238246

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Dublin Core

    Ano: 2019 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Mariana


    Analise as seguintes afirmativas referentes ao Dublin Core e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

    ( ) É composto por 15 elementos que podem ser descritos como o mais baixo denominador comum para descrição de recursos eletrônicos.

    ( ) Elaborado para substituir modelos como o CCAA2 e o MARC, de modo a facilitar a representação temática dos recursos eletrônicos.

    ( ) Possibilita a construção automática de resumos informativos, o que facilita a recuperação de documentos eletrônicos por meio de seu conteúdo.

    Assinale a sequência correta.

    Alternativas da questão 3238246
  11. Questão 211

    ID 3238245

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Cinco Leis de Ranganathan

    Ano: 2019 Banca: CIAAR - Centro de Instrução e Adaptação Órgão: Ministério da Defesa - Aeronáutica


    Ranganathan, autor do livro “The Five Laws of Library Science” (1931), aborda pontos importantíssimos que, mesmo hoje na Biblioteconomia moderna, parametrizam os principais processos e serviços sempre voltados para a satisfação do leitor.

    Sobre à quinta Lei da biblioteconomia, é correto afirmar que o/a

    Alternativas da questão 3238245
  12. Questão 212

    ID 3238244

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assuntos: Preservação, Conservação e Restauração de Acervos

    Ano: 2019 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Guarabira


    A degradação dos materiais informacionais em bibliotecas está relacionada a inúmeros fatores. É considerado fator intrínseco, que acelera o processo de degradação das obras:

    Alternativas da questão 3238244
  13. Questão 213

    ID 3238243

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Conceitos Gerais de Automação de Bibliotecas

    Ano: 2019 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás


    Aplicar novas tecnologias de informação nos serviços oferecidos pelas bibliotecas e arquivos é uma atividade que vai além da escolha, por mais detalhada que seja, do software (Côrte et al., 2002). Para as autoras, aplicar as novas tecnologias de informação nos serviços oferecidos em unidades de informação envolve

    Alternativas da questão 3238243
  14. Questão 214

    ID 3238242

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Análise Documentária

    Ano: 2019 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Resende


    Sobre biblioteconomia e ciência da informação, analise os itens abaixo:

    I. A Segunda Guerra Mundial, apesar do seu poder destrutivo, trouxe inúmeras inovações tecnológicas. A ciência foi a área que mais se beneficiou dessas inovações, seu papel antes ligado ao plano ideológico, neste momento passou a ter um papel mais ativo e passando a atender mais as necessidades humanas.

    II. Com isso, a informação passou a ser vista como um fator estratégico e de risco para os governos, o que acarretou uma preocupação em aumentar o sigilo do conhecimento e de certo modo, atrapalhou o trabalho de cientistas e estudiosos.

    III. Para Saracevic (1996) o marco que deu origem à Ciência da Informação foi o artigo de Vannevar Bush, “As was we may think”, de 1945. Nele Bush identificou o problema da explosão da informação e propôs como solução a utilização das incipientes tecnologias da informação para recuperar as informações contidas nos documentos. Bush propôs ainda uma máquina chamada MEMEX, que teria como função a capacidade de associar ideias, que duplicaria “os processos mentais artificialmente”.

    IV. A Ciência da Informação é um campo dedicado às questões científicas e à prática profissional, voltada para os problemas da efetiva comunicação do conhecimento e de seus registros entre os seres humanos, no contexto social, institucional ou individual do uso e das necessidades de informação. No tratamento destas questões são consideradas de particular interesse as vantagens das modernas tecnologias informacionais.

    Analisados os itens é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3238242
  15. Questão 215

    ID 3238241

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Gestão do Conhecimento

    Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Universidade Estadual de Campinas


    A Gestão do Conhecimento pode ser definida como

    Alternativas da questão 3238241
  16. Questão 216

    ID 3238240

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Busca e Recuperação da Informação

    Ano: 2019 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará


    Quanto às funcionalidades do aplicativo “.periodicos.” do Portal de Periódicos da CAPES, acessado pela web móvel, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3238240
  17. Questão 217

    ID 3238239

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Lei nº 12.192/2010 - Depósito Legal de Obras Musicais na Biblioteca Nacional

    Ano: 2019 Banca: UFAM - Universidade Federal do Amazonas Órgão: Universidade Federal do Amazonas


    O Depósito Legal é definido pelo envio de, no mínimo, um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, por qualquer meio ou processo, segundo o site da Biblioteca Nacional. Duas leis regem o Depósito Legal, dependendo do tipo de obra. Assinale a alternativa que referencia essas leis:

    Alternativas da questão 3238239
  18. Questão 218

    ID 3238238

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Biblioteconomia social

    Ano: 2019 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Viana


    Qual o verdadeiro papel de uma biblioteca pública?

    Alternativas da questão 3238238
  19. Questão 219

    ID 3238237

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Busca e Recuperação da Informação

    Ano: 2019 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região


    A respeito do serviço de referência, julgue os itens de 76 a 80.



    São considerados como terceira geração de sistemas de recuperação da informação os dados com texto integral, tais como sistemas em linha e sistemas com base em CD-ROM.

    Alternativas da questão 3238237
  20. Questão 220

    ID 3238235

    Disciplina: Biblioteconomia

    Assunto: Tesauros e Terminologia

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Florianópolis


    Segundo Santos e Ribeiro (2012), “é um conjunto de conceitos ordenados, de modo claro e livre de ambiguidade, a partir do estabelecimento de relações entre os mesmos e pode ser definido segundo sua função ou estrutura. […]. Quanto a sua estrutura, é um vocabulário controlado e dinâmico de termos que têm entre si relações semânticas e genéricas, e aplica-se a uma área particular do conhecimento.”

    Assinale a alternativa a que se refere esta definição.

    Alternativas da questão 3238235
Pular para o conteúdo principal