Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Auditoria

12.862 questões encontradas

  1. Questão 901

    ID 3365453

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Estoques

    Ano: 2016 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Prefeitura Municipal de Cuiabá


    Um auditor precisa avaliar os estoques de entidade auditada. As opções a seguir apresentam possíveis procedimentos de auditoria para lidar com riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude em relação à quantidade do estoque, à exceção de uma. Assinale-a.

    Alternativas da questão 3365453
  2. Questão 902

    ID 3365452

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Abrangência de Atuação do SCI-PEF

    Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá


    Compete ao sistema de controle interno da Administração
    Pública Federal
    Alternativas da questão 3365452
  3. Questão 903

    ID 3365451

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Existência Física

    Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Câmara Municipal de Araraquara


    Considerando “V” para verdadeiro e “F” para falso, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.

    O exame físico é a verificação in loco; deverá proporcionar ao auditor a formação de opinião quanto à existência física do objeto ou item examinado. O exame físico realizado pelo auditor deve conter as seguintes características:

    ( ) Identificação: comprovação através do exame visual do item especificado a ser examinado.

    ( ) Existência física: comprovação, através da constatação visual, de que o objeto ou item examinado existe realmente.

    ( ) Autenticidade: poder de discernimento de que o item ou objeto examinado é fidedigno.

    ( ) Quantidade: a apuração das quantidades reais existentes fisicamente, somente se dando por satisfeito após apuração adequada.

    ( ) Qualidade: exame visual de que o objeto examinado permanece em uso. Não está deteriorado e merece fé.

    Alternativas da questão 3365451
  4. Questão 904

    ID 3365450

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Risco Não Resultante da Amostragem

    Ano: 2016 Banca: CFC - Conselho Federal de Contabilidade Órgão: Conselho Federal de Contabilidade


    O auditor pode decidir selecionar itens específicos de uma população. A seleção com base em julgamento de itens específicos está sujeita ao risco de não amostragem. Sobre esse assunto, assinale a opção INCORRETA.

    Alternativas da questão 3365450
  5. Questão 905

    ID 3365449

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Importância do Controle Interno

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário


    Com relação a controles internos, julgue o próximo item.



    Controles internos apropriados são essenciais para assegurar a confiabilidade das informações contábeis. A contabilidade, por sua vez, é indispensável como instrumento de controle administrativo e como fator capaz de orientar adequadamente os usuários das informações.

    Alternativas da questão 3365449
  6. Questão 906

    ID 3365448

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Identificação de Fraudes e Erros na Escrita Fiscal e Contábil

    Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão


    Na auditoria realizada na companhia distribuidora de peças e acessórios para veículos leves e pesados, o auditor registrou as seguintes constatações:

    I. Descontos obtidos pelo pagamento de duplicatas a fornecedores contabilizados como receitas de aplicações financeiras.

    II. Adulteração para mais de valores de créditos de ICMS registrados no livro apuração do ICMS referente a compras para comercialização.

    III. Por desatenção de funcionário da tesouraria recém contratado foi concedido desconto no pagamento com atraso de duplicatas a receber efetuado pelo cliente.

    IV. Registro de notas fiscais fictícias de despesas, com o objetivo de justificar saque na tesouraria da empresa.

    Segundo as Normas de Auditoria, as constatações registradas pelo auditor caracterizam, respectivamente,

    Alternativas da questão 3365448
  7. Questão 907

    ID 3365447

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Capítulo 2 – Integridade

    Ano: 2016 Banca: FSADU - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA Órgão: Instituto Federal do Maranhão


    A Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) considera essencial a existência de um Código Internacional de Ética para os Auditores do Setor Público. Tal código se pode traduzir como uma declaração abrangente ·de . valores e princípios que devem orientar o trabalho diário dos auditores.

    De acordo com o estatuído no Capítulo 2, da ISSAI 30, o valor central do Código de Ética é

    Alternativas da questão 3365447
  8. Questão 908

    ID 3365446

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Características da Fase de Planejamento

    Ano: 2016 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Conselho Regional de Farmácia do Piauí


    Acerca do planejamento de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA:

    Alternativas da questão 3365446
  9. Questão 909

    ID 3365445

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Estratificação

    Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão


    Na auditoria das demonstrações contábeis de determinada empresa de economia mista do Estado, o auditor pretende realizar
    auditoria, por amostragem, na conta “Duplicatas a Receber”. O auditor se quiser reduzir o tamanho da amostra sem aumentar o
    risco de amostragem, dividindo a população em subpopulações distintas que tenham características homogêneas ou similares,
    deve proceder
    Alternativas da questão 3365445
  10. Questão 910

    ID 3365444

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Finalidade e Objetivos da Auditoria Interna

    Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Companhia Pernambucana de Gás


    A Empresa de Economia Mista de Promoções de Eventos e Turismo do Nordeste, criada no exercício de 2015, instituiu o departamento de auditoria interna em março de 2016. Segundo a NBC TI 01, a atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado e tem por finalidade

    Alternativas da questão 3365444
  11. Questão 911

    ID 3365443

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Abstenção de Opinião

    Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Câmara Municipal de Araraquara


    Analise o parecer de auditoria abaixo:

    Ilmos Srs.

    Diretores

    De acordo com instruções recebidas da administração, não estivemos presentes à contagem física do inventário realizada em 31 de dezembro de 2015. Como conseqüência, não podemos expressar qualquer opinião com respeito a esse inventário, que monta a R\$ 150.000.000,00.

    Em virtude do inventário de 31 de dezembro de 2015 ter importância substancial na determinação patrimonial e financeira e do resultado das operações dessa organização, não podemos expressar opinião sobre as demonstrações financeiras anexas, tomadas em conjunto.

    São Paulo, 21 de fevereiro de 2016.

    XPTO Auditores Associados

    O parecer acima é um exemplo de:

    Alternativas da questão 3365443
  12. Questão 912

    ID 3365442

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Controles Contábeis

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo


    Com relação ao processo de controle interno e de avaliação e gestão de riscos, julgue os itens a seguir.



    Não cabe ao controle interno assegurar a exatidão das informações contábeis e financeiras.

    Alternativas da questão 3365442
  13. Questão 913

    ID 3365440

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Rotação da Firma de Auditoria

    Ano: 2016 Banca: CFC - Conselho Federal de Contabilidade Órgão: Conselho Federal de Contabilidade


    A firma de XHF Auditores Independentes prestou serviços de auditoria para a Companhia ABC S.A. nos exercícios de 2014 e 2015. É CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3365440
  14. Questão 914

    ID 3365439

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Objetivos do Controle Interno

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo


    Com relação ao processo de controle interno e de avaliação e gestão de riscos, julgue os itens a seguir.



    Cabe ao controle interno de uma entidade fiscalizar a administração e o corpo funcional dessa entidade.

    Alternativas da questão 3365439
  15. Questão 915

    ID 3365437

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Competência e Zelo Profissional

    Ano: 2016 Banca: FAFIPA - Fundação de Apoio Órgão: Câmara Municipal de Almirante Tamandaré


    Segundo as Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público NBASP 30, nas atividades de auditoria pública, é esperado que o comportamento ético se baseie nos princípios éticos. Manter conhecimentos e habilidades adequados à função para assegurar que as auditorias sejam realizadas por indivíduos ou equipes com conhecimentos e habilidade apropriados e adequados para concluí-las com sucesso, são características do Princípio da(o):

    Alternativas da questão 3365437
  16. Questão 916

    ID 3365436

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Imobilizado

    Ano: 2016 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Companhia Pernambucana de Saneamento


    Uma sociedade empresária prestadora de serviços possuía 60 computadores. No processo de auditoria externa foi verificado que 15% destes computadores estavam danificados, sendo impossível sua utilização.

    Assinale a opção que indica o posicionamento contábil correto do auditor frente a essa situação.

    Alternativas da questão 3365436
  17. Questão 917

    ID 3365435

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Testes de Detalhes

    Ano: 2016 Banca: INAZ do Pará - Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Itaúna


    É um exemplo de testes de auditoria:
    Alternativas da questão 3365435
  18. Questão 918

    ID 3365434

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Objetivos do Controle Interno

    Ano: 2016 Banca: BIO RIO - Fundação BIO-RIO Órgão: Prefeitura Municipal de Mangaratiba


    Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público para as seguintes finalidades, EXCETO:

    Alternativas da questão 3365434
  19. Questão 919

    ID 3365433

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Julgamento Profissional

    Ano: 2016 Banca: CFC - Conselho Federal de Contabilidade Órgão: Conselho Federal de Contabilidade


    Com base nas NBCs TA, assinale a opção INCORRETA.

    Alternativas da questão 3365433
  20. Questão 920

    ID 3365432

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Objetivo da Auditoria

    Ano: 2016 Banca: CFC - Conselho Federal de Contabilidade Órgão: Conselho Federal de Contabilidade


    O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável. Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

    I. A auditoria conduzida em conformidade com as normas de auditoria e exigências éticas relevantes dá condições ao auditor para formar sua opinião.

    II. As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.

    III. A auditoria das demonstrações contábeis, conduzida com base na premissa de que a administração tem conhecimento de certas responsabilidades, exime os auditores independentes desses assuntos, quando comunicados na carta de representações. Podem surgir situações em que a administração não esteve presente no período mencionado no relatório do auditor. Neste caso, a administração está desobrigada de comunicar as representações aos auditores por desconhecimento dos assuntos.

    IV. Como base para a opinião do auditor, as NBCs TA exigem que ele obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis como um todo estão livres de distorção relevante, independentemente se causadas por fraude ou erro.

    Estão CERTOS os itens:

    Alternativas da questão 3365432
Pular para o conteúdo principal