Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Auditoria

12.862 questões encontradas

  1. Questão 321

    ID 3366135

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Competência e Zelo Profissional

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    Com relação à pessoa do auditor contábil externo, podese afirmar que:

    I. Deve ter formação em Contabilidade ou Administração e estar regularmente registrado nos órgãos fiscalizadores da profissão.

    II. Quando possuir parentes até terceiro grau, que ocupem cargo em empresa-cliente auditada, ficará impedido de atuar na empresa como auditor.

    III. O procedimento de segregação de funções permite que o processo seja desmembrado e realizado por mais de uma pessoa, mitigando o risco de ocorrência de fraudes ou erros.

    É correto o que se afirma APENAS em

    Alternativas da questão 3366135
  2. Questão 322

    ID 3366133

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Auditoria de Conformidade

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Departamento de Trânsito do Espírito Santo


    No que se refere a conta única do Tesouro Nacional e às regras de prestação e tomada de contas, julgue os próximos itens.



    O exame de conformidade, que deve ser feito nos processos de contas, corresponde à análise da eficácia, eficiência, efetividade e economicidade da gestão em relação a padrões administrativos e gerenciais.

    Alternativas da questão 3366133
  3. Questão 323

    ID 3366132

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Características da Auditoria Operacional

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público da União


    Com respeito ao controle interno e ao externo e à prestação de contas no âmbito da União, julgue os itens subsequentes.



    Por meio de auditoria operacional, emite-se opinião acerca da gestão quanto a eficiência, eficácia e economicidade, a fim de auxiliar a administração da entidade auditada na gerência e no alcance dos resultados.

    Alternativas da questão 3366132
  4. Questão 324

    ID 3366131

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Independência da EFS Propriamente Dita

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal de Contas da União


    De acordo com a Declaração de Lima, julgue os próximos itens, acerca das diretrizes para preceitos de auditoria. Nas situações em que for utilizada, considere que a sigla EFS se refere a entidade fiscalizadora superior.



    Segundo a declaração em apreço, uma EFS deve gozar de independência funcional e organizacional necessária para desempenhar suas tarefas. Apesar disso, entender que tal instituição, como parte do Estado, não pode ser completamente independente.

    Alternativas da questão 3366131
  5. Questão 325

    ID 3366130

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Requisitos do Relatório de Auditoria Interna

    Ano: 2010 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


    A apresentação do relatório final de uma auditoria interna
    é um dos pontos mais aguardados pelas partes interessadas
    no processo. Desse modo, um relatório de término
    de trabalho de campo de auditoria interna, para que seja
    bem entendido, deve conter, no mínimo, determinados pontos,
    como os que devem ser analisados a seguir.
    I - Notas explicativas referentes às demonstrações
    contábeis.
    II - Introdução contendo os objetivos e o escopo do
    trabalho.
    III - Metodologia de trabalho utilizada durante a auditoria.
    IV - Pontos de controle identificados com o apontamento
    dos riscos e as recomendações de melhoria.
    V - Nome e função dos responsáveis por falhas, erros e
    fraudes encontrados nos processos auditados.
    São corretos APENAS os pontos
    Alternativas da questão 3366130
  6. Questão 326

    ID 3366129

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Controle sobre as Transações

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Brasileira de Inteligência


    Com base na legislação pertinente, julgue os itens de 77 a 80, acerca da metodologia de trabalho do Sistema de Controle Interno.



    Os órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo federal fiscalizarão a inclusão dos recursos transferidos no orçamento dos órgãos e entidades beneficiários, bem como a compatibilidade dos montantes transferidos com o objeto pactuado.

    Alternativas da questão 3366129
  7. Questão 327

    ID 3366128

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Auditoria Operacional ou de Desempenho

    Ano: 2010 Banca: ADVISE Órgão: Prefeitura Municipal de Mari


    Qual a classificação da auditoria pública de acordo com as instruções do governo federal?

    Alternativas da questão 3366128
  8. Questão 328

    ID 3366126

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Objetivo do Auditor Quanto à Documentação

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas dos Municípios do Pará


    De acordo com as normas brasileiras de contabilidade, em relação aos papéis de trabalho da auditoria independente das demonstrações contábeis, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3366126
  9. Questão 329

    ID 3366125

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: IRPJ

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região


    Julgue os itens seguintes, relativos às normas constantes da IN SRF n.º 480/2005.



    Caso um órgão público federal faça um pagamento a uma pessoa jurídica correspondente a dois distintos serviços prestados sobre os quais incidam alíquotas diferentes, deverá o órgão proceder à retenção daquele imposto na fonte pela maior das alíquotas, sobre o total a ser pago.

    Alternativas da questão 3366125
  10. Questão 330

    ID 3366124

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Procedimentos Analíticos Substantivos

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público da União


    Em relação aos testes e procedimentos de auditoria aplicados no setor público, julgue os itens seguintes.



    Em uma auditoria contábil, para verificação de integridade e exatidão dos registros do sistema contábil da auditada, aplicam-se tanto os testes de observância quanto os substantivos.

    Alternativas da questão 3366124
  11. Questão 331

    ID 3366123

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Revisão Analítica (Procedimentos Analíticos)

    Ano: 2010 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


    Quando um auditor aplica um teste com o objetivo de verificar o comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades absolutas e outros meios, esse profissional realiza o procedimento denominado

    Alternativas da questão 3366123
  12. Questão 332

    ID 3366122

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Estoques

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    O auditor externo da empresa Ametista S.A. ao avaliar o valor dos estoques registrados nas demonstrações contábeis e o valor dos custos dos produtos vendidos, constatou que estavam sendo consideradas perdas por avaria e quebra de 10%. Ao verificar o processo produtivo e os estoques físicos não pode identificar os motivos que estavam gerando o registro. O procedimento de auditoria que poderia colaborar na confirmação dos saldos e quantidades seria

    Alternativas da questão 3366122
  13. Questão 333

    ID 3366121

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Atividades Preliminares

    Ano: 2010 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Petróleo Brasileiro S.A.


    Em uma organização, a implantação do processo de auditoria
    deve ser dividida em etapas, que devem ser cumpridas
    para que se alcancem todos os objetivos propostos com a
    execução desse processo. A primeira etapa do processo
    de auditoria deve ser o
    Alternativas da questão 3366121
  14. Questão 334

    ID 3366120

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Atribuições da Auditoria Interna

    Ano: 2010 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social de Santa Catarina


    Assinale a alternativa correta sobre auditoria interna.

    Alternativas da questão 3366120
  15. Questão 335

    ID 3366119

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Certificado de Regularidade com Ressalvas

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Ministério Público da União


    Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, acerca de auditoria realizada sobre a prestação de contas de órgão público federal.



    Um auditor identificou falhas de natureza formal nos demonstrativos contábeis, que não representaram prejuízo ao erário. Nessa situação, a opinião do auditor sobre as contas deve ser regular com ressalvas.

    Alternativas da questão 3366119
  16. Questão 336

    ID 3366118

    Disciplina: Auditoria

    Assuntos: Forma, Conteúdo e Extensão da Documentação

    Ano: 2010 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


    Em conformidade com as técnicas de auditoria, quando um auditor, ao longo da realização dos trabalhos, consulta o contrato social de uma empresa, está consultando um papel de trabalho classificado, quanto à forma de arquivo, como

    Alternativas da questão 3366118
  17. Questão 337

    ID 3366117

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Importância do Controle Interno

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará


    Considere:

    I. A opinião modificada que deve conter a descrição dos trabalhos executados pelo auditor, compreendendo: planejamento, execução dos procedimentos com base em teses; avaliação das práticas e das estimativas contábeis adotadas, bem como da apresentação das demonstrações contábeis.

    II. O conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de opinião modificada sobre a avaliação das demonstrações financeiras.

    III. A existência de um sistema de controle interno apropriado que reduz ao mínimo a probabilidade de ocorrência de risco.

    Aplica-se tanto para a Auditoria Governamental quanto para as Auditoria Interna e Independente o que consta APENAS em

    Alternativas da questão 3366117
  18. Questão 338

    ID 3366116

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Confirmação Positiva em Branco

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará


    A técnica de auditoria que consiste em fazer com que o cliente expeça cartas dirigidas às empresas ou às pessoas com as quais mantém relações de negócios, solicitando que confirmem, em carta dirigida diretamente ao auditor, a situação desses negócios, em determinada data base, denomina-se

    Alternativas da questão 3366116
  19. Questão 339

    ID 3366115

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Investigação

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional Eleitoral da Bahia


    Com relação às normas de auditoria interna, julgue os itens a seguir.



    Na aplicação dos procedimentos de auditoria, a investigação e a confirmação correspondem à obtenção de informações dentro ou fora da entidade.

    Alternativas da questão 3366115
  20. Questão 340

    ID 3366114

    Disciplina: Auditoria

    Assunto: Suficiência da Evidência

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região


    Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.



    Na obtenção da informação que atenda ao objetivo e ao alcance da auditoria interna, deve-se considerar que a informação seja suficiente para caracterizar os indícios que darão sustentação às conclusões e recomendações do relatório e do parecer do auditor.

    Alternativas da questão 3366114
Pular para o conteúdo principal