Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Artes

30.807 questões encontradas

  1. Questão 421

    ID 3424723

    Disciplina: Artes

    Assunto: Danças Regionais e Nacionais

    Ano: 2024 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Prefeitura Municipal de Olinda


    A indumentária é algo bastante característico nas manifestações culturais relacionadas, principalmente, às Artes Cênicas, que envolvem o Teatro, a Dança, o Folguedo, o Circo, a Dança Dramática, entre outras.

    Sobre as imagens de indumentárias abaixo, procure identificar à qual ou a quais manifestações elas pertencem.

    Alternativas da questão 3424723
  2. Questão 422

    ID 3423499

    Disciplina: Artes

    Assunto: Arte Pré-histórica

    Ano: 2002 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis


    As cavernas, hoje bastante ameaçadas, têm sido foco de atenção de pesquisadores e conservacionistas. A respeito desse assunto, julgue os itens abaixo.



    A pintura rupestre corresponde a manifestações artísticas de povos primitivos que habitaram cavernas situadas junto aos campos rupestres.

    Alternativas da questão 3423499
  3. Questão 423

    ID 3419859

    Disciplina: Artes

    Assuntos: Propriedades da Cor (Matiz, Valor e Saturação)

    Ano: 2018 Banca: Universidade Estadual do Ceará Órgão: Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará


    Com relação à cor do solo, o valor é uma
    referência
    Alternativas da questão 3419859
  4. Questão 424

    ID 3417177

    Disciplina: Artes

    Assunto: Conceitos Gerais de Cor

    Ano: 2026 Banca: IFPI - Instituto Federal do Piauí Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí


    Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das propriedades e representações dos sistemas de cores RGB e HSV.

    Alternativas da questão 3417177
  5. Questão 425

    ID 3400794

    Disciplina: Artes

    Assunto: Artistas e Grupos Artísticos

    Ano: 2016 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco


    As narrativas das experiências de vida de sujeitos surdos nos mostram registros de ações que marcaram a história em determinados lugares. Uma delas é de um escultor surdo pernambucano, formado pela Escola de Belas Artes, vencedor de dois prêmios: medalha de prata (escultura Menino Sorrindo), medalha de ouro (Escultura Ícaro) e o prêmio viagem à Europa (com a escultura Paraguassú).

    Assinale a opção que indica o nome desse escultor, também professor de desenho e trabalhos manuais no INES.

    Alternativas da questão 3400794
  6. Questão 426

    ID 3399929

    Disciplina: Artes

    Assunto: Matrizes Estéticas e Culturais

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca da história da educação de surdos, julgue os itens a seguir.



    Na atualidade, são considerados expressões culturais surdas as artes surdas e o teatro com expressão visual e corporal.
    Alternativas da questão 3399929
  7. Questão 427

    ID 3398880

    Disciplina: Artes

    Assunto: Matrizes Estéticas e Culturais

    Ano: 2019 Banca: UFPE - Universidade Federal do Pernambuco Órgão: Universidade Federal de Pernambuco


    As artes surdas, assim como a literatura surda, vem ganhando representatividade na educação de surdos, na qualidade de artefato cultural. Produções artísticas de autoria de artistas surdos são consideradas “arte surda”, na perspectiva dos estudos culturais surdos, quando:

    Alternativas da questão 3398880
  8. Questão 428

    ID 3396218

    Disciplina: Artes

    Assunto: Matrizes Estéticas e Culturais

    Ano: 2023 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Prefeitura Municipal de São José da Coroa Grande


    A arte surda é uma expressão artística essencialmente política e de _________________________, pois faz uso das diversas linguagens para se relacionar no lugar das resistências, construídas por processos de _________________________.

    Assinale a alternativa que preenche, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.

    Alternativas da questão 3396218
  9. Questão 429

    ID 3395038

    Disciplina: Artes

    Assunto: Produção e Divulgação Cultural

    Ano: 2024 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de São Gonçalo


    A autora Karin Strobel (2008), em seu livro intitulado “As imagens do outro sobre a cultura surda”, apresenta os oito artefatos culturais dos Surdos.

    Um desses artefatos é muito valorizado pela comunidade surda, uma vez que é principalmente por meio dele que os Surdos expressam sua cultura, suas histórias, suas identidades. As produções podem ser realizadas por Surdos ou ouvintes, no entanto, devem ser destinadas à comunidade surda.

    O conceito apresentado acima é o do artefato:

    Alternativas da questão 3395038
  10. Questão 430

    ID 3393846

    Disciplina: Artes

    Assunto: Práticas Artísticas

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Cuiabá


    “[...] considerando a Libras uma língua de modalidade visuoespacial, as produções artísticas são produzidas de forma visual, sejam através de pinturas, esculturas e principalmente as produções teatrais. No Brasil, temos grandes referências de surdos que atuam no teatro com produções artísticas de palhaçaria, por exemplo, Nelson Pimenta e Rimar Segala.”

    O trecho acima, retirado de Gontijo, Barros e Marques-Santos (2021, p 42), diz respeito ao artefato cultural do povo surdo conhecido como:

    Alternativas da questão 3393846
  11. Questão 431

    ID 3393538

    Disciplina: Artes

    Assunto: Arte/Educação Contemporânea

    Ano: 2026 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Assaré


    Marque a alternativa que melhor compreende o tema Artes Surdas:

    Texto motivador:

    “As artes surdas podem ferir, incomodar, e retirar sujeitos de suas zonas de conforto, especialmente quando é observada por um público específico: os ouvintes. Podemos pensar que nem toda a arte surda tem caráter político, contudo, mesmo que as obras não tragam em seu escopo as realidades surdas, elas são parte da escrita surda, pois não é possível se desvencilhar de todos os discursos que elas refletem.”

    Fonte: MENEZES, R. D. Artes surdas: mãos, lutas e (re)existencias. São Paulo: Mentes Abertas, 2024.

    Alternativas da questão 3393538
  12. Questão 432

    ID 3393467

    Disciplina: Artes

    Assunto: Contexto e Prática

    Ano: 2026 Banca: Instituto Verbena Órgão: Câmara Municipal de Goiânia


    Leia o texto a seguir.

    Este sistema [SignWriting] foi criado em 1974, com a contribuição da coreógrafa e pesquisadora norte-americana Valerie Sutton. No início, ela criou um sistema para registro dos movimentos de dança, o que despertou a curiosidade dos pesquisadores da língua de sinais dinamarquesa, que estavam procurando uma forma de escrever os sinais. Então, foi registrada, na Dinamarca, a primeira página de uma longa história: a criação de um sistema de escrita de línguas de sinais. Conforme os registros feitos por Valerie Sutton no site do SignWriting, em 1974, a Universidade de Copenhagen tinha pedido à Sutton que registrasse os sinais gravados em vídeocassete. As primeiras formas de escrita de sinais foram inspiradas no sistema escrito de danças e na década de 70 houve a transição de DanceWriting para SignWriting, isto é, da escrita de danças para a escrita de sinais das línguas de sinais.

    SILVEIRA, Carolina Hessel. Algumas experiências com a escrita de sinais – signwriting. ReVEL, edição especial, v. 21, n. 20, 2023, p. 3-4. Disponível em:<http://www.revel.inf.br/files/7907963dce9f4026ad97be6fab73006b.pdf> . Acesso em: 27 dez. 2025. [Adaptado].

    O surgimento do SignWriting está relacionado a um percurso histórico específico, marcado por diálogos entre diferentes áreas do conhecimento. Considerando esse contexto, o desenvolvimento do SignWriting caracteriza-se pelo fato de:

    Alternativas da questão 3393467
  13. Questão 433

    ID 3350392

    Disciplina: Artes

    Assunto: Produção e Divulgação Cultural

    Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de São Borja


    Em 2011, o Ministério da Cultura ratificou a Economia Criativa pautada em diretrizes, políticas e ações, cujos pilares são:

    Alternativas da questão 3350392
  14. Questão 434

    ID 3349462

    Disciplina: Artes

    Assunto: Arteterapia

    Ano: 2020 Banca: ARES - Apoio às residências em saúde Órgão: Universidade Federal do Ceará


    Paciente do sexo masculino, 46 anos internado para investigação diagnóstica. Apresenta alterações de sensibilidade, movimento e coordenação em membros inferiores em grau moderado, e alterações de coordenação motora fina. Tem habilidades para desenho e pintura.

    Com base nos dados acima, analise a atividade de desenho e pintura e marque a opção que descreve os possíveis benefícios motores e psíquicos dessa atividade para esse paciente.

    Alternativas da questão 3349462
  15. Questão 435

    ID 3344249

    Disciplina: Artes

    Assunto: Arteterapia

    Ano: 2025 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Itapoá


    Um Terapeuta Ocupacional conduz um grupo de arteterapia com pacientes com Transtornos do Comportamento Alimentar (TCA). Durante a fase de diálogo, uma participante expressa intensa frustração por sua obra não ter ficado "bonita" e se recusa a falar sobre ela, pedindo ao terapeuta que explique "o que o desenho significa". De acordo com os princípios do enquadre arteterapêutico descritos na literatura de referência, a conduta mais adequada do terapeuta é:

    Alternativas da questão 3344249
  16. Questão 436

    ID 3317609

    Disciplina: Artes

    Assunto: Classificação das Cores e Círculo Cromático

    Ano: 2022 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Amparo


    As cores são percepções visuais, ou seja, impressões de faixas luminosas captadas pelos nossos olhos. O branco representa a luz sendo a soma de todas as cores do espectro; já o preto é a ausência de luz. Assim, se misturarmos o branco com o preto surge a cor cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

    -

    Quanto as cores secundárias, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3317609
  17. Questão 437

    ID 3316016

    Disciplina: Artes

    Assunto: Classificação das Cores e Círculo Cromático

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia


    Considere a imagem a seguir para a resolução das Questões 45 a 47.

    Fonte: https://conhecimentocientifico.r7.com/luz-visivel/, com adaptações.



    Se uma substância absorve na região do vermelho, a cor que perceberemos aos olhos será a cor complementar, que pelo disco de cores será:

    Alternativas da questão 3316016
  18. Questão 438

    ID 3315741

    Disciplina: Artes

    Assunto: Animação

    Ano: 2025 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Manaus


    Na área de ensino de ciências, há várias possibilidades de empregar tecnologias digitais de informação e comunicação, como, por exemplo, simuladores de aplicativos de smartphone, de programação, de realidade virtual, de gamificação, de animações, dentre outros, para ensinar conceitos científicos. Uma dessas tecnologias é o método de produção de animações – um método simples de ser compreendido por crianças e jovens. Nessa técnica, o movimento é criado a partir de imagens paradas, o animador utiliza um objeto qualquer, realiza pequenos movimentos controlados com esse objeto e tira fotos. Quando as fotos são colocadas em sequência e exibidas em uma certa velocidade, é criada a ilusão de movimento. Esse tipo de animação é conhecido por:

    Alternativas da questão 3315741
  19. Questão 439

    ID 3301960

    Disciplina: Artes

    Assunto: Desenho Computadorizado

    Ano: 2023 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Ingá


    Julgue os itens a seguir.



    No desenho assistido por computador, a função de cotar é responsável por criar cotas para indicar as dimensões e tolerâncias de um objeto.

    Alternativas da questão 3301960
  20. Questão 440

    ID 3288432

    Disciplina: Artes

    Assunto: Iluminação

    Ano: 2023 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Ingá


    Julgue os itens subsequentes.



    Fazer uso do facho de luz alta dos faróis em vias providas de iluminação pública só é recomendado à noite, atentando-se para não ofuscar veículos que venham em sentido oposto.

    Alternativas da questão 3288432
Pular para o conteúdo principal