Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Administração de Recursos Materiais

13.140 questões encontradas

  1. Questão 61

    ID 3546046

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Modalidades de Transporte

    Ano: 2025 Banca: Tribunal Marítimo Órgão: Tribunal Marítimo


    Correlacione os tipos de navegação às suas definições e assinale a opção correta.

    TIPOS DE NAVEGAÇÕES

    I- Longo curso

    II- Cabotagem

    III- Travessia

    IV- Interior

    V- Apoio marítimo

    VI- Apoio portuário

    DEFINIÇÕES

    ( ) Entre dois pontos de uma mesma rodovia ou ferrovia interceptada por corpo de água

    ( ) Realizada entre portos estrangeiros e nacionais por via marítima.

    ( ) Realizada entre pontos e portos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores.

    ( ) Utilizada para o suporte às atividades de pesquisa e lavra de minerais e hidrocarbonetos na Zona Econômica,

    Alternativas da questão 3546046
  2. Questão 62

    ID 3544275

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Modalidades de Transporte

    Ano: 2004 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Museu de Astronomia e Ciências Afins


    Na organização de uma exposição temporária itinerante, para fora da sede do museu, devem ser tomadas todas as medidas de manuseio, acondicionamento, embalagem e transporte que garantam a integridade do objeto e o conseqüente prolongamento de sua vida útil. Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.



    O transporte deve ser iniciado imediatamente após a embalagem de todos os objetos e a marcação das embalagens, que deverá seguir as convenções internacionais.

    Alternativas da questão 3544275
  3. Questão 63

    ID 3544184

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Fases do Inventário

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.



    A ficha de entrada e a numeração são duas fases do inventário.

    Alternativas da questão 3544184
  4. Questão 64

    ID 3544130

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Fases do Inventário

    Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca de inventário, julgue os itens subsequentes.



    No inventário, a listagem de acervo ou coleção tem numeração provisória.

    Alternativas da questão 3544130
  5. Questão 65

    ID 3544100

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Fases do Inventário

    Ano: 2009 Banca: FUNIVERSA Órgão: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


    Com relação às informações contidas em uma planilha de inventário, correlacione a primeira coluna de acordo com a segunda e assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica obtida de cima para baixo.

    Alternativas da questão 3544100
  6. Questão 66

    ID 3544057

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Critérios e Técnicas de Armazenagem

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


    Acerca das técnicas de acondicionamento e instalação de reservas técnicas, julgue os itens a seguir.



    Quadros e telas devem ser acondicionados, nas áreas de reservas técnicas, em trainéis fixos ou deslizantes.

    Alternativas da questão 3544057
  7. Questão 67

    ID 3544045

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Classificação quanto à Periculosidade

    Ano: 2011 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


    No que concerne à área de reserva técnica, nas instituições que comportam coleções de bens culturais, julgue os itens subsequentes.



    Materiais inflamáveis devem ser armazenados em local distante da área de reserva técnica.

    Alternativas da questão 3544045
  8. Questão 68

    ID 3543828

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Baixa e Alienação

    Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade Federal do Pampa


    Com relação à política de aquisição e descarte de acervos museológicos, julgue os itens consecutivos.



    O ato de “dar baixa”, ou descarte, demanda grande responsabilidade técnica e ética, pois implica a alienação definitiva do acervo.

    Alternativas da questão 3543828
  9. Questão 69

    ID 3543728

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Tombamento

    Ano: 2017 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal


    Documento I:

    O documento I retrata um tipo de registro fundamental na organização museológica. Contém informações referentes ao acervo do museu. Um museu que não mantém atualizadas e em bom estado as informações relativas a seu acervo, deixa de cumprir uma de suas principais funções, ou talvez a mais importante, que é a preservação de sua memória. Trata-se de um exemplo de abertura de:

    Alternativas da questão 3543728
  10. Questão 70

    ID 3543594

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Incorporação

    Ano: 2018 Banca: UFCE - Universidade Federal do Ceará Órgão: Universidade Federal do Ceará


    Os procedimentos para gestão de acervo são as várias atividades que convertem a política de gestão de acervo em ações específicas. Sobre uma dessas ações específicas, pode-se afirmar:

    “É a aceitação de um objeto ou coleção, incluindo-a nos registros e ao acervo do museu.”

    “Tem início quando os documentos de transferência de título são recebidos.”

    “Em geral, relaciona-se só aos objetos que são adquiridos para o acervo permanente”

    “Começa com a especificação de um número de identificação do objeto ou coleção depois que ele é inserido no registro do museu.”

    Assinale a alternativa correta quanto ao nome da ação específica da gestão de acervos que essas afirmativas descrevem.

    Alternativas da questão 3543594
  11. Questão 71

    ID 3543334

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Tombamento

    Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Esteio


    Em relação ao Livro Tombo, documento criado pelo museu, analise as afirmações abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

    ( ) Precisa de um Termo de Abertura e um Termo de Fechamento, quando necessário.

    ( ) Pode ser rasurado e deve ser manuscrito.

    ( ) O Número de tombo é o número definido pelo museu para o registro de identificação do objeto no acervo.

    A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3543334
  12. Questão 72

    ID 3542996

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Fases do Inventário

    Ano: 2024 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Guabiruba


    Acerca dos inventários constantes em museus, é correto afirmar que é sempre importante que eles estejam atualizados porque:

    Alternativas da questão 3542996
  13. Questão 73

    ID 3542968

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Tombamento

    Ano: 2024 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia


    Uma pessoa residente em uma comunidade próxima ao museu leva um objeto à instituição com a intenção de doá‑lo.

    Com base nessa situação hipotética e na avaliação dos procedimentos iniciais que a instituição deve adotar antes de aceitar o objeto, julgue os itens de 115 a 120.



    O tombamento e a atribuição de um número de inventário encerram os procedimentos que formalizam a inclusão de um objeto no acervo permanente.

    Alternativas da questão 3542968
  14. Questão 74

    ID 3542160

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Modalidades de Transporte

    Ano: 2015 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul - Sescoop


    Segundo MEDEIROS e HERNANDES, o serviço de encomenda expressa que abrange coleta e/ou recebimento, transporte e entrega domiciliar de cargas fracionadas com até 2kg é denominado:

    Alternativas da questão 3542160
  15. Questão 75

    ID 3541857

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Conceito de Logística

    Ano: 2018 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Águas de Joinville Companhia de Saneamento Básico


    As técnicas de secretariado também envolvem cuidar da logística de situações, como viagens e reuniões.

    Dentro deste contexto, assinale a alternativa que pode ser relacionada ao termo “logística”.

    Alternativas da questão 3541857
  16. Questão 76

    ID 3541572

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Objetivos da Área de Materiais

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    O profissional que atua como secretário executivo, além das competências e habilidades requeridas para exercer sua função, deve ter uma visão abrangente de diversas áreas da organização, dentre elas a de administração de materiais.

    Com relação ao exposto, é correto afirmar que a gestão de materiais objetiva

    Alternativas da questão 3541572
  17. Questão 77

    ID 3541440

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Objetivos do Setor de Compras

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Defensoria Pública do Estado de São Paulo


    Assinale a alternativa que evidencia uma ação incompatível com os objetivos da administração de compras de uma organização.

    Alternativas da questão 3541440
  18. Questão 78

    ID 3541427

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Objetivos do Setor de Compras

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Spcine - Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo


    O profissional de secretariado sabe que entre os objetivos da administração de compras, pode-se considerar a

    Alternativas da questão 3541427
  19. Questão 79

    ID 3541190

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Gestão do Patrimônio

    Ano: 2025 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Prefeitura Municipal de Timbó


    A gestão de recursos materiais e patrimoniais na secretaria escolar envolve procedimentos de controle, registro e prestação de contas. Considerando a legislação aplicável e as boas práticas de gestão patrimonial no serviço público, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

    I.O controle de bens e materiais da secretaria escolar exige inventário periódico, registros patrimoniais atualizados e implementação de manutenção preventiva, em consonância com a legislação de administração de bens públicos.

    PORQUE

    II.A responsabilização de servidores por danos ao patrimônio público pressupõe demonstração de nexo causal entre a conduta e o prejuízo, sendo o controle patrimonial rigoroso instrumento preventivo e de transparência na gestão.

    A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

    Alternativas da questão 3541190
  20. Questão 80

    ID 3533890

    Disciplina: Administração de Recursos Materiais

    Assunto: Verticalização ou Horizontalização

    Ano: 2023 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF


    Entre os sistemas de criação de aves existentes no Brasil, um em especial tem a participação da empresa, a qual fornece ao criador os pintos de um dia, a ração, a assistência técnica e se responsabiliza pelo abate. Ao criador cabe a responsabilidade relacionada às instalações, aos equipamentos e à mão de obra. Nesse sistema, a remuneração varia de acordo com o desempenho zootécnico das aves.

    O sistema mencionado é definido como

    Alternativas da questão 3533890
Pular para o conteúdo principal