Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Terapia Ocupacional

7.914 questões encontradas

  1. Questão 681

    ID 3350456

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Cuiabá


    São três os elementos fundamentais para a definição do conceito de “trilhas associativas”, definido por Jô Benetton (1991). Com relação a eles, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3350456
  2. Questão 682

    ID 3350455

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Geriatria e Gerontologia

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    Uma paciente de 68 anos de idade é pensionista e mantém na família o papel de matriarca, sempre responsável pelos encontros semanais, inclusive a preparação das refeições e o cuidado com os membros da família. Representa também membro ativo da respectiva comunidade, liderando mutirões de revitalização pelo bairro e campanhas de doações. Porém, atualmente, ela vem apresentando episódios de perda de memória de curto prazo. Em consulta com o neurologista, foi diagnosticado início da doença de Alzheimer, e o médico a encaminhou ao serviço de terapia ocupacional. 

    Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.



    A intervenção terapêutica ocupacional pode ser direcionada para ambientes físicos, ambientes sociais, orientação e apoio dos cuidadores e atividades de vida diária, entre outros.

    Alternativas da questão 3350455
  3. Questão 683

    ID 3350453

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais


    Em relação aos objetivos do terapeuta ocupacional na área da saúde do trabalhador, assinale a alternativa INCORRETA:

    Alternativas da questão 3350453
  4. Questão 684

    ID 3350452

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Recursos Terapêuticos

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Araranguá


    Analise as afirmativas abaixo, tratando de lesões da mão.

    1. Após a lesão da mão é comum a adoção de uma “posição em garra” com flexão do punho, flexão das articulações metacarpofalangeanas e extensão das interfalangeanas.

    2. A manutenção da “posição em garra” por período prolongado resultará em perda da funcionalidade da mão em consequência de encurtamentos dos ligamentos colaterais.

    3. A posição de imobilização segura mantém as articulações metacarpofalangeanas em flexão e as interfalangeanas em extensão, com o punho em dorsiflexão.

    4. A posição de imobilização segura mantém o punho, as metacarpofalangeanas e as interfalangeanas em leve flexão entre 5 e 10° para garantir o alongamento ligamentar.

    5. Na posição de imobilização segura o punho é mantido em 30 a 40° de extensão, metacarpofalangeanas em 70 a 90°de flexão com extensão total das interfalangeanas.

    Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    Alternativas da questão 3350452
  5. Questão 685

    ID 3350451

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul


    Com relação às parcerias possíveis de serem estabelecidas por terapeutas ocupacionais na inserção da pessoa com deficiência mental no mercado de trabalho, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3350451
  6. Questão 686

    ID 3350446

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Cerquilho


    Capacidade de o sujeito agir a partir de suas próprias regras, valores e crenças, sem controle ou interferência de outras pessoas. É um dos objetivos de intervenção da Terapia Ocupacional nas disfunções físicas e nas deficiências. Trata-se da

    Alternativas da questão 3350446
  7. Questão 687

    ID 3350445

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: Instituto Machado de Assis Órgão: Prefeitura Municipal de Tuntum


    É vedado ao terapeuta ocupacional:

    Alternativas da questão 3350445
  8. Questão 688

    ID 3350444

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO UNIFIL Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Mariana


    Pensando no desenvolvimento neuropsicomotor, qual o foco da Terapia Ocupacional durante o processo de avaliação?

    Alternativas da questão 3350444
  9. Questão 689

    ID 3350443

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Contexto Hospitalar

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


    Uma mulher de trinta e cinco anos de idade foi diagnosticada com linfoma de Hodgkin. A paciente já foi submetida a tratamento quimioterápico e atualmente está em tratamento radioterápico na região do lado direito de seu peito.

    Acerca dessa situação hipotética e de aspectos a ela relacionados, julgue os próximos itens.



    O hóspice é uma forma de atendimento paliativo que visa ao conforto e à facilitação da participação dos pacientes hospitalizados em atividades da terapia ocupacional.

    Alternativas da questão 3350443
  10. Questão 690

    ID 3350442

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. Os terapeutas ocupacionais devidamente qualificados podem treinar as pessoas que tenham um membro amputado a usar seu membro artificial ou outros dispositivos para ajudá-las nas tarefas diárias.

    II. No ambiente de trabalho, o terapeuta ocupacional deve identificar, avaliar e observar os fatores ambientais que possam constituir risco à saúde ocupacional do trabalhador.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3350442
  11. Questão 691

    ID 3350438

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: Pró Município Órgão: Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar


    O Terapeuta Ocupacional é um dos profissionais que podem compor os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). O profissional que atua nessa função tem uma visão mais generalista sobre processo de saúde e doença. Assinale a opção incorreta para a atuação do Terapeuta Ocupacional.

    Alternativas da questão 3350438
  12. Questão 692

    ID 3350437

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: História da Profissão

    Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara


    De acordo com Eliane Dias de Castro (2007), os atos inaugurais que guiam o encontro terapeuta-paciente para que uma relação terapêutica possa se estabelecer são:

    Alternativas da questão 3350437
  13. Questão 693

    ID 3350436

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Palestina


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. Os terapeutas ocupacionais brasileiros vêm desenvolvendo diversos trabalhos na área de saúde do trabalhador com o objetivo de causar doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

    II. No ser humano, o esôfago é um tubo fibro-músculo-mucoso que se estende entre a faringe e o intestino grosso. Esse conduto musculomembranoso divide-se em três porções (cervical, torácica e abdominal), sendo constituído por três túnicas (muscular, submucosa e mucosa).

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3350436
  14. Questão 694

    ID 3350433

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: História da Profissão

    Ano: 2019 Banca: FUNPAR NC UFPR - Universidade Federal do Paraná Órgão: Universidade Federal do Paraná


    Silva (2017), em sua tese sobre Terapia Ocupacional no Brasil, aponta que a psiquiatria foi a especialidade médica por meio da qual se introduziu o uso terapêutico da ocupação no Brasil, tendo destaque no século XX os médicos:

    Alternativas da questão 3350433
  15. Questão 695

    ID 3350432

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Reabilitação Física - Órtese

    Ano: 2019 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios


    Leia as afirmativas a seguir:

    I. As órteses são frequentemente usadas em sapatos, onde transferem o peso da pessoa para diferentes partes do pé para compensar a perda de função, para evitar que um problema se desenvolva, para ajudar a suportar o peso ou para aliviar a dor e promover apoio.

    II. A terapia ocupacional pretende melhorar a capacidade de o indivíduo realizar as atividades básicas de cuidados pessoais, as tarefas diárias e as atividades de lazer, por exemplo.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3350432
  16. Questão 696

    ID 3350431

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Antônio Olinto


    Com base no Código de Ética Profissional, constituem-se alguns deveres fundamentais do Terapeuta Ocupacional, segundo sua área e atribuição específica:

    I. Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão.

    II. Praticar qualquer ato que não esteja regulamentado pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

    III. Colocar seus serviços profissionais à disposição da comunidade em caso de guerra, catástrofe, epidemia ou crise social, sem pleitear vantagem pessoal incompatível com o princípio de bioética de justiça.

    Estão CORRETOS:

    Alternativas da questão 3350431
  17. Questão 697

    ID 3350430

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Análise das Atividades de Vida Diária (AVD)

    Ano: 2019 Banca: ESP CE - Escola de Saúde Pública do Ceará Órgão: Secretaria da Saúde do Ceará


    Perspectivas contemporâneas e reformuladas evidenciam que as atividades na Terapia Ocupacional passam a ser o elemento articulador entre o sujeito e sua comunidade, inserida em um determinado tempo e espaço. Seu aprofundamento acompanha a evolução dos conceitos de deficiência, reabilitação, inclusão e até mesmo o papel do terapeuta ocupacional junto às populações atendidas e aos diversos processos de saúde. Qual a alternativa correta acerca da analise de atividades em Terapia Ocupacional?

    Alternativas da questão 3350430
  18. Questão 698

    ID 3350429

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: UFS - Universidade Federal De Sergipe Órgão: Universidade Federal de Sergipe


    Os terapeutas ocupacionais inseridos nos serviços de saúde têm utilizado em suas intervenções programas de Educação em Saúde. Sobre o assunto assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3350429
  19. Questão 699

    ID 3350428

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Contexto Hospitalar

    Ano: 2019 Banca: UFS - Universidade Federal De Sergipe Órgão: Universidade Federal de Sergipe


    Ao ser contratado por um hospital, um terapeuta ocupacional procurou identificar quais atribuições este poderia exercer nesse contexto. Assim, de acordo com a Resolução nº 429, de 08 de julho de 2013 que reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contextos Hospitalares e dar outras providências, marque a alternativa que NÃO corresponde às atribuições do terapeuta ocupacional especialista em contextos hospitalares:

    Alternativas da questão 3350428
  20. Questão 700

    ID 3350427

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: UPENET IAUPE - Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco Órgão: Prefeitura Municipal de Petrolina


    A Terapia Ocupacional utiliza-se de algumas observações, análise e avaliações para intervir, identificar e eliminar fatores de riscos de acidentes ou incapacidades no cotidiano.

    Sobre esse tipo de intervenção, analise os itens abaixo e coloque V nos Verdadeiros e F nos Falsos.

    ( ) Orientação postural ao longo da jornada de trabalho no dia a dia, proporcionando a diminuição do nível de tensão para o desempenho das tarefas em diferentes etapas.

    ( ) Aplicação de tecnologia assistiva por meio de adaptações indicadas para facilitar função manual, preensão e ou manipulação de objetos.

    ( ) Alterações no ambiente, como instalação de rampas, remoção de batentes, colocação de barras de segurança, são algumas modificações, muitas vezes, necessárias.

    ( ) Nas atividades de vestuário, prescrição de materiais simples e criativos que auxiliam a independência, como tênis com velcron, argola para puxador de zíper e outros.

    Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

    Alternativas da questão 3350427
Pular para o conteúdo principal