Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Terapia Ocupacional

7.914 questões encontradas

  1. Questão 421

    ID 3350878

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial

    Ano: 2019 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais


    A Reforma Psiquiátrica iniciada nos anos 70, propôs a substituição do modelo hospitalocêntrico nos cuidados em saúde mental por um modelo desinstitucionalizado, apoiado na família e comunidade. Considere as ações da Terapia Ocupacional na abordagem familiar para analisar as seguintes afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3350878
  2. Questão 422

    ID 3350877

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Recursos Terapêuticos

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    A mãe de uma criança de 3 anos e 2 meses de idade procurou o serviço de terapia ocupacional com a queixa principal de que a criança tem pobre função manual, não sendo capaz de realizar alcance. Apesar de não apresentar deformidades ósseas e encurtamento muscular, a criança mantém flexão de punhos e dedos e adução de polegar, o que dificulta a acomodação e a manipulação dos objetos. A criança tem o diagnóstico de paralisia cerebral, Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) nível IV, quadriplegia espástica e faz acompanhamento com a equipe de fisioterapia e fonoaudiologia. Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.



    O conceito neuroevolutivo Bobath é uma das terapias pelo movimento indicadas para essa criança, pois não requer participação ativa do indivíduo, inibindo os movimentos atípicos por meio de pontos-chave de controle.

    Alternativas da questão 3350877
  3. Questão 423

    ID 3350875

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde do Trabalhador

    Ano: 2019 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Várzea


    Segundo a Resolução nº 459, de 20 de novembro de 2015, o Terapeuta Ocupacional que atua na saúde e segurança do trabalhador, intitula-se:

    Alternativas da questão 3350875
  4. Questão 424

    ID 3350874

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Reabilitação Física - Órtese

    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO UNIFIL Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Mariana


    Durante uma avaliação para confecção de órtese de membros superiores, o terapeuta ocupacional tem alguns objetivos a serem observados, exceto:

    Alternativas da questão 3350874
  5. Questão 425

    ID 3350872

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    No Brasil, a promoção e a atenção à saúde vêm passando por transformações, sobretudo no reconhecimento da saúde como direito social. Em diálogo com as orientações da Organização Mundial da Saúde, o modelo assistencial se reorientou a partir das ações desenvolvidas na atenção primária. A atenção primária é o primeiro nível de atenção a que o usuário tem acesso para ingressar no Sistema Único de Saúde (SUS) e deve estar acessível e próximo ao respectivo local de moradia e de trabalho. A rede de cuidados deve ser cerceada a um território específico e viabilizar ao usuário a continuidade da atenção.

    Quanto à atuação e inserção do terapeuta ocupacional na atenção primária, julgue os itens a seguir.



    Na atenção básica, há o potencial de detectar as queixas relativas ao sofrimento psíquico e de prover uma escuta qualificada para a problemática, oferecendo tratamento no território ou encaminhando para serviços especializados. O terapeuta ocupacional que atua nesse nível de complexidade deve considerar as possíveis variáveis ao processo de construção dessas redes, para que o direcionamento das ações possa promover impacto real nas situações que se apresentam.

    Alternativas da questão 3350872
  6. Questão 426

    ID 3350871

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: História da Profissão

    Ano: 2019 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Campo Bom


    Do século XIX para o século XX, a ideia de tratamento se baseava no princípio de corpo organismo e a intervenção deveria ser corretiva, visando ao bom funcionamento do corpo, dando origem a sua divisão em:

    Alternativas da questão 3350871
  7. Questão 427

    ID 3350870

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Contexto Hospitalar

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


    Acerca dos cuidados do terapeuta ocupacional na introdução de recursos de comunicação alternativa no ambiente hospitalar, julgue os próximos itens.



    A seleção de recursos e de estratégias que ampliem a comunicação dos pacientes hospitalizados é atribuição exclusiva do terapeuta ocupacional.

    Alternativas da questão 3350870
  8. Questão 428

    ID 3350869

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Geriatria e Gerontologia

    Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Cuiabá


    Com relação à atenção ao idoso realizada pelo terapeuta ocupacional na Assistência Social, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3350869
  9. Questão 429

    ID 3350867

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Recursos Terapêuticos

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    Quanto ao fazer, percebi que ao utilizar as mais diferentes atividades expressivas, corporais, brincadeiras e até mesmo aquilo que é considerado por alguns um não fazer, como o simplesmente estar junto, sustentando um espaço para continência, ia sim fazendo, tecendo a vinculação, o processo terapêutico e as novas possibilidades.

    CHRISTOVAM, D. O uso de atividades potencializando os encontros grupais na clínica da Terapia Ocupacional. 2017. 28 p. Trabalho de conclusão de curso (Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Saúde Coletiva) – UNICAMP, Campinas – SP.

    Acerca das atividades como recursos terapêuticos na Terapia Ocupacional, julgue os itens a seguir.



    O núcleo do trabalho do terapeuta ocupacional é o fazer criativo humano. Durante o processo terapêutico ocupacional, o agir criativo adquire um diferencial, que é o respectivo funcionamento como instrumento catalisador aos processos de mudança ou transformação.

    Alternativas da questão 3350867
  10. Questão 430

    ID 3350866

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Chapecó


    Com base no Código de Ética Profissional, analisar a sentença abaixo:

    O Terapeuta Ocupacional avalia sua capacidade técnica e somente aceita atribuição ou assume encargo quando capaz de desempenho seguro para o cliente/paciente/usuário, família/grupo/comunidade, em respeito aos direitos humanos (1ª parte). No exercício de sua atividade profissional o Terapeuta Ocupacional deve observar as recomendações e normatizações relativas à capacitação e à titulação, emanadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (2ª parte).

    A sentença está:

    Alternativas da questão 3350866
  11. Questão 431

    ID 3350865

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    Em relação ao tratamento de crianças com transtorno de processamento sensorial (TPS) utilizando a abordagem de integração sensorial, julgue os itens a seguir.



    O terapeuta é o único responsável pelas atividades a serem realizadas durante a sessão.

    Alternativas da questão 3350865
  12. Questão 432

    ID 3350864

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Recursos Terapêuticos

    Ano: 2019 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás


    A crioterapia é comumente utilizada como recurso terapêutico em pessoas com lesões músculo-esqueléticas. Qual é seu efeito biológico?

    Alternativas da questão 3350864
  13. Questão 433

    ID 3350863

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Código de Ética e Deontologia

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    Certo dia, durante a sessão de terapia ocupacional, terapeuta e indivíduo estavam conversando a respeito de relações amorosas e de amizade e como elas influenciam nas tomadas de decisão e elaboração de estratégias para solucionar problemas. Ter uma rede de apoio interfere diretamente na saúde mental. Em determinado ponto da conversa, o terapeuta indaga ao sujeito se eles poderiam se considerar amigos, e eis que a resposta é: “Ora, mas é claro que não, você é meu terapeuta”.

    Acerca das relações terapêuticas, julgue os itens a seguir.



    A relação terapêutica desenvolve-se de forma gradual, uma vez que é estabelecida uma parceria com o indivíduo em prol de atingir um objetivo comum.
    Alternativas da questão 3350863
  14. Questão 434

    ID 3350862

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Terapia ocupacional na atenção à saúde

    Ano: 2019 Banca: EXCELÊNCIA - Excelência Seleções e Concursos Públicos Órgão: Prefeitura Municipal de Barra Velha


    Terapia Ocupacional é uma área da saúde que tem como principal objetivo auxiliar pessoas com dificuldades de adaptação à vida em sociedade devido a que problemas ? Assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3350862
  15. Questão 435

    ID 3350861

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial

    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO EXCELÊNCIA Órgão: Prefeitura Municipal de Osvaldo Cruz


    A Reforma Psiquiátrica, discutida no Brasil desde os anos 80, envolveu trabalhadores de saúde mental, usuários e familiares que almejavam uma prática menos estigmatizante e voltada para a reinserção social. Com a reforma psiquiátrica urge descrever os conceitos de redes sociais de apoio, vida cotidiana, acesso ao trabalho e aos direitos, autonomia e dignidade Neste contexto, dois referenciais da Terapia Ocupacional se tornaram muito importantes no campo da Saúde Mental e continuam ativos até hoje. São eles:

    Alternativas da questão 3350861
  16. Questão 436

    ID 3350859

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Contexto Hospitalar

    Ano: 2019 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Hospital Universitário de Brasília


    Acerca dos cuidados do terapeuta ocupacional na introdução de recursos de comunicação alternativa no ambiente hospitalar, julgue os próximos itens.



    A introdução da comunicação alternativa no ambiente hospitalar é necessária no caso de pacientes que estejam em um estágio de comunicação vulnerável, caracterizado por falhas de comunicação entre o paciente e seu interlocutor, o que gera dificuldade de participação ativa do indivíduo no seu processo de recuperação.

    Alternativas da questão 3350859
  17. Questão 437

    ID 3350858

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: História da Profissão

    Ano: 2019 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul


    A respeito dos fundamentos da Terapia Ocupacional como campo profissional no Brasil após a década de 1980, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3350858
  18. Questão 438

    ID 3350857

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Reabilitação Física - Órtese

    Ano: 2019 Banca: Crescer Consultorias Órgão: Prefeitura Municipal de Jijoca de Jericoacoara


    A órtese dinâmica para lesão do nervo radial tem por objetivo

    Alternativas da questão 3350857
  19. Questão 439

    ID 3350856

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Reabilitação Física - Órtese

    Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


    A mãe de uma criança de 3 anos e 2 meses de idade procurou o serviço de terapia ocupacional com a queixa principal de que a criança tem pobre função manual, não sendo capaz de realizar alcance. Apesar de não apresentar deformidades ósseas e encurtamento muscular, a criança mantém flexão de punhos e dedos e adução de polegar, o que dificulta a acomodação e a manipulação dos objetos. A criança tem o diagnóstico de paralisia cerebral, Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS) nível IV, quadriplegia espástica e faz acompanhamento com a equipe de fisioterapia e fonoaudiologia. Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.



    Com base nesse caso clínico, em caso de prescrição de órteses para os membros superiores, ela deve ser dinâmica, para manter o alinhamento corretor das articulações e prevenir deformidades.

    Alternativas da questão 3350856
  20. Questão 440

    ID 3350855

    Disciplina: Terapia Ocupacional

    Assunto: Geriatria e Gerontologia

    Ano: 2019 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto


    O envelhecimento é um processo que os terapeutas ocupacionais não podem ignorar, pois de forma global, por volta do ano 2025, serão 1,2 bilhão de pessoas acima de 60 anos, com 80% das pessoas idosas morando em países em desenvolvimento.

    (OMS 2002)

    O envelhecimento ativo é

    Alternativas da questão 3350855
Pular para o conteúdo principal