Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Raciocínio Lógico

44.808 questões encontradas

  1. Questão 541

    ID 3290482

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Regra de Três Simples

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos


    Os coelhos são animais precoces, tanto que a maturidade sexual, em fêmeas, ocorre a partir dos 4 meses de idade. Já em machos, aos 5 meses. Em virtude disso, a proporção desses animais é de 1 macho para cada:

    Alternativas da questão 3290482
  2. Questão 542

    ID 3290479

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2026 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Porto dos Gaúchos


    A umidade de um lote de sementes de soja cuja massa fresca é 1000 gramas e a massa seca é 900 gramas corresponde a:

    Alternativas da questão 3290479
  3. Questão 543

    ID 3288172

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Verdades e Mentiras

    Ano: 2023 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Ingazeira


    Analise as afirmativas a seguir:

    I. A manutenção preventiva é uma forma de conservar o veículo funcionando o mais próximo possível das condições originais, em especial sua mecânica. Assim, será possível prolongar a vida útil do automóvel e evitar problemas em suas peças e componentes.

    II. Indica-se fazer a manutenção a cada 18 meses de uso ou após 20 mil quilômetros rodados. Caso o veículo rode esse valor em quilômetros antes de 18 meses, não será necessário fazer a revisão.

    Marque a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3288172
  4. Questão 544

    ID 3284794

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Calendários (Questões com Datas)

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Juquitiba


    Analise os itens abaixo de acordo com o CALENDÁRIO ORIENTATIVO da Resolução Contran Nº 1.000, de 14 de Setembro de 2023.

    I – No dia 28 de maio, considera-se o 28 - Dia Nacional da Carona Solidária .

    II – No dia 11 de julho, considera-se o - Dia do Motorista.

    Alternativas da questão 3284794
  5. Questão 545

    ID 3276838

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Quadriláteros

    Ano: 2025 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Varginha


    Um engenheiro solicitou o desenho de uma calçada retangular ao redor de um edifício. A calçada terá 2 metros de largura em todos os lados do prédio. O edifício tem o formato retangular e suas dimensões são 20 metros de comprimento por 10 metros de largura. Calcule a área total da calçada que será pavimentada, sabendo que a calçada será construída ao redor de todo o edifício. Assinale a alternativa CORRETA.

    Alternativas da questão 3276838
  6. Questão 546

    ID 3276463

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Quadriláteros

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Bombinhas


    Uma determinada obra possui 10 banheiros com dimensões (1,20 m × 2,00 m) e 10 lavabos com dimensões (1,00 m × 1,50 m). Em um determinado mês o empreiteiro colocou 10% do piso cerâmico dos 10 banheiros e todo o piso cerâmico dos 10 lavabos.

    Para a realização da medição, assinale a área total que deve ser considerada como “área efetivamente aplicada”.

    Alternativas da questão 3276463
  7. Questão 547

    ID 3276428

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Fluxograma

    Ano: 2019 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Departamento de Águas e Saneamento do Acre


    Na planta de um apartamento de 2 quartos, a porta de entrada fica na sala de estar. Da sala é possível acessar a cozinha, a varanda, a sala de jantar e o corredor que leva aos dois quartos, sendo um deles uma suíte, e o banheiro principal.

    O fluxograma abaixo representa o esquema de circulação do apartamento descrito acima, organizado por setores funcionais, sendo cada número um setor e a entrada marcada pela seta.

    Assinale a alternativa que enumera, de cima para baixo, o setor funcional do fluxograma conforme a descrição da planta do apartamento.

    ( ) - Setor social: sala de estar, sala de jantar e varanda;

    ( ) - Setor de serviço: cozinha e banheiros

    ( ) - Setor íntimo: quartos

    A sequência correta está descrita na seguinte alternativa:

    Alternativas da questão 3276428
  8. Questão 548

    ID 3276298

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2019 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Departamento de Águas e Saneamento do Acre


    Preencha o plano que corresponde a cada vista da perspectiva, de cima para baixo.

    Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta.

    Alternativas da questão 3276298
  9. Questão 549

    ID 3276270

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assuntos: Volume dos Paralelepípedos, Cubo e Cilindro

    Ano: 2019 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Bombinhas


    É necessário transportar o material que será retirado da escavação de uma vala de drenagem de seção 1,00 m × 0,50 m e comprimento de 4 m.

    Você foi informado que este terreno é extremamente compactado e será necessário considerar o empolamento de 30%.

    Assim, qual será o volume de material dessa vala que será necessário transportar?

    Alternativas da questão 3276270
  10. Questão 550

    ID 3276063

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Distância entre Dois Pontos

    Ano: 2020 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Itajaí


    O Sistema de Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) é um sistema utilizado internacionalmente para representação da superfície da Terra.

    Considere que as coordenadas dos pontos A e B estão na mesma zona, A = (731243 m E; 7020650 m S) e B = (791243 m E; 7100650 m S)

    Assinale a alternativa que apresenta corretamente a distância linear entre os pontos A e B.

    Alternativas da questão 3276063
  11. Questão 551

    ID 3275810

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assuntos: Volume dos Paralelepípedos, Cubo e Cilindro

    Ano: 2021 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Ivoti


    Ao projetar uma proteção mecânica para eletrodutos subterrâneos, em placas de concreto com espessura de cinco centímetros e largura de cinquenta centímetros, e dispondo de um metro cúbico de concreto, quantos metros quadrados de proteção seriam possíveis de produzir?

    Alternativas da questão 3275810
  12. Questão 552

    ID 3275765

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Relações Métricas no Triângulo Retângulo

    Ano: 2021 Banca: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Órgão: Universidade Federal do Rio de Janeiro


    Durante a leitura de um levantamento de campo, sem informações sobre ângulos entre as linhas de limite, o desenhista se deparou com o seguinte croquis:

    Para garantir a correta reprodução do ângulo A, o valor da dimensão “x” deve ser de:

    Alternativas da questão 3275765
  13. Questão 553

    ID 3275174

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2022 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    A figura a seguir mostra um objeto desenhado em perspectiva .

    Fonte: Catapan, M.F., "Apostila desenho técnico", UFPR p. 26

    A alternativa que mostra a vista ortográfica deste objeto no 1 ° diedro, no sentido indicado pela seta, é:

    Alternativas da questão 3275174
  14. Questão 554

    ID 3274813

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2022 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Assembleia Legislativa de São Paulo


    Considere, na Figura 3A a seguir, com representação em épura, na qual a linha de terra é indicada pela s iniciais LT, as projeções os pontos A, B, C e D: A1 (sobr e o plano horizontal) e A2 (sobre o plano vertical) e, analogamente, as projeções, B1 e B2, C1 e C2 e D1 e D2. Tais pontos determinam duas retas, a reta AB, que liga os dois primeiros pontos, e a reta CD, que liga os dois últimos. As duas retas, AB e CD, cruzam-se no espaço, no ponto I. Considere ainda que as definições de diedros para a solução do problema são as indicadas na Figura 3B.

    O ponto A e a intersecção I entre as duas retas situam-se, respectivamente,

    Alternativas da questão 3274813
  15. Questão 555

    ID 3274044

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Regra de Três Composta

    Ano: 2023 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará


    Observe a tabela.

    Insumo

    Unidade

    Índice

    Pedreiro

    Hora/m2

    0,90

    Servente

    Hora/m2

    1,05

    Levando-se em conta os índices de produtividade mostrados na tabela acima e uma jornada diária de trabalho de 8 horas, para execução de 160 m2 de alvenaria de tijolo cerâmico em 5 (cinco) dias, quantas equipes seriam necessárias?

    Alternativas da questão 3274044
  16. Questão 556

    ID 3273697

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Regra de Três Composta

    Ano: 2023 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Pedra Branca


    Uma arquiteta está gerenciando uma obra em que será necessário executar 400,00m² de alvenaria. Para realizar a atividade ela já conta com uma dupla de pedreiros. Considerando que cada pedreiro produz 1,00m² de alvenaria em 0,8 horas e que o serviço terá que ser entregue em 5 dias, quantos pedreiros a mais serão necessários, trabalhando numa jornada diária de 8 horas?

    Alternativas da questão 3273697
  17. Questão 557

    ID 3273616

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2023 Banca: IFMG - Instituto Federal de Minas Gerais Órgão: Instituto Federal de Minas Gerais


    Abaixo temos a representatividade das projeções ortogonais nos diversos diedros.

    Em qual das respostas a sequência equivale à ordem dos diedros apresentados?

    Alternativas da questão 3273616
  18. Questão 558

    ID 3273397

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2023 Banca: IVIN - Instituto Vicente Nelson Órgão: Prefeitura Municipal de Valença do Piauí


    A representação do projeto de arquitetura segue convenções de espessuras e tipologias de linhas que nos ajudam a realizar a leitura tridimensional de um elemento, mesmo quando representado em apenas 2 dimensões.

    De acordo com essas convenções e com conceitos e aplicação da geometria, a representação bidimensional do sólido abaixo, do ponto de vista do observador, é:

    Alternativas da questão 3273397
  19. Questão 559

    ID 3273128

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe


    No orçamento de uma determinada obra pública, o grupo de serviços A representa 80% dos custos de obra, enquanto que os demais itens (grupos B e C de serviços) representam os restantes 20%. Em um processo de cortes de custos, determinado pela superior administração, identificou-se um item de estruturas, do grupo A, cuja revisão poderia representar uma redução de 2% no valor total orçado, porém há problemas técnicos associados a essa revisão. Propôr-se, então, buscar um conjunto de itens nos grupos B e C cuja redução de custos pudesse alcançar resultado equivalente, ou seja, redução de 2% no valor total do orçamento. Esse resultado seria alcançado reduzindo-se as somas dos custos de itens do grupo B e C em

    Alternativas da questão 3273128
  20. Questão 560

    ID 3273119

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Relações Métricas no Triângulo Retângulo

    Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe


    Para a construção de gabaritos na marcação de uma pequena obra, é possível obter um ângulo reto por meio da construção de um triângulo nivelado cujos lados obedeçam à proporção

    Alternativas da questão 3273119
Pular para o conteúdo principal