Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Raciocínio Lógico

44.808 questões encontradas

  1. Questão 521

    ID 3301093

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2024 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás


    Na Geometria Descritiva, superfícies regradas planificáveis correspondem a superfícies geradas pelo deslocamento de retas que podem ser planificáveis.

    São considerados como superfícies planificáveis na Engenharia Mecânica:

    Alternativas da questão 3301093
  2. Questão 522

    ID 3300102

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2025 Banca: SSPM - Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha Órgão: Marinha do Brasil


    Observe a figura abaixo.

    Assinale a opção que apresenta corretamente as três vistas do desenho acima no primeiro diedro.

    Alternativas da questão 3300102
  3. Questão 523

    ID 3299219

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assuntos: Funções Seno, Cosseno e Tangente - Ângulos Notáveis

    Ano: 2025 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Em usinagem convencional, para a realização de rebaixos inclinados, como mostrado no desenho abaixo, faz-se necessário o alinhamento angular da morsa. Isso pode ser feito utilizando-se um relógio apalpador e movimentando os eixos X e Y da máquina fresadora. Para se obter a inclinação precisa e adequada ao ângulo determinado no projeto, realiza-se um cálculo trigonométrico. Considerando que o mordente da morsa de fixação da peça tenha 150 mm de comprimento e que, após inclinar a morsa e zerar o relógio apalpador tocando (zerando) na superfície do mordente, você desloque 100 mm no eixo X. O deslocamento no eixo Y, para que o ângulo de inclinação da morsa seja de 30°, quando o relógio apalpador atingir novamente o zero, será de:

    Alternativas da questão 3299219
  4. Questão 524

    ID 3299152

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2025 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Um LED é ligado a um pino de saída PWM do Arduino Uno. Deseja-se ajustar seu brilho para, aproximadamente, 25% da intensidade total, utilizando um ciclo de trabalho (duty cycle) de 25%. Considerando que a resolução do PWM é de 8 bits, qual valor inteiro deve ser passado como parâmetro de valor para a função analogWrite(pino, valor)?

    Alternativas da questão 3299152
  5. Questão 525

    ID 3299053

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2026 Banca: UFV - Universidade Federal de Viçosa Órgão: Universidade Federal de Viçosa


    Sendo “E” a indicação da vista lateral esquerda, as projeções A, B, C e D, representam, respectivamente:

    Projeções ortogonais. Fonte: CATAPAN (2025).

    Alternativas da questão 3299053
  6. Questão 526

    ID 3298671

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    Considere as projeções ortogonais a seguir:

    Identifique a perspectiva isométrica que representa as projeções ortogonais (desenhadas no primeiro diedro).

    Alternativas da questão 3298671
  7. Questão 527

    ID 3298590

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Fluxograma

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.


    A empresa METALTEX Soluções em Usinagem, visando otimizar a eficiência de sua linha de produção e reduzir o tempo de inatividade das suas máquinas de Comando Numérico Computadorizado (CNC), elaborou o fluxograma apresentado. Este diagrama tem como finalidade padronizar as etapas críticas, desde o recebimento de um pedido até a expedição da peça acabada, garantindo o pronto atendimento ao cliente e o controle de qualidade em cada ciclo de usinagem.

    A respeito do fluxograma apresentado, analise as afirmações a seguir:

    I. A etapa “Cliente irá aguardar?” representa uma tomada de decisão do cliente, porém o símbolo utilizado é inadequado, devendo ser substituído por um símbolo que indique uma atividade que precisa ser executada.

    II. Para que o fluxograma corresponda à realidade dos procedimentos, o símbolo utilizado na etapa “Realizar a usinagem da peça” deve ser substituído por um símbolo que indica espera, mudança que resultará em fluxo que se desenvolve sem anormalidades.

    III. A etapa “Informar ao cliente a falta do produto e o prazo de entrega” corresponde a uma informação prestada pela empresa ao cliente e, portanto, o símbolo utilizado produzirá o mesmo efeito se alterado para o símbolo utilizado na tarefa que avalia se o produto está disponível.

    IV. Considerando que o cliente tenha decidido aguardar a entrega do produto, os termos da etapa “Receber ordem de fabricação” podem ser mantidos, sendo impróprio alterá-los para “Receber o produto”, uma vez que o processo do fluxograma deverá ser reiniciado.

    É correto apenas o que se afirma em

    Alternativas da questão 3298590
  8. Questão 528

    ID 3298193

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2022 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Chapecó


    Considere os dados a seguir:

    Animais do rebanho original (inicial)

    1800

    Animais mortos

    210

    Animais descartados

    100

    Animais abatidos

    300

    Qual a mortalidade média do rebanho do exemplo?

    Alternativas da questão 3298193
  9. Questão 529

    ID 3297801

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2022 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Prefeitura Municipal de Itiquira


    Qual é a quantidade aproximada de mudas por hectare a serem utilizadas para realizar o plantio de uma lavoura de abacaxi no espaçamento de 0,9 m entrelinhas e 0,2 m entre plantas, considerando-se acréscimo de 20% para a reposição?

    Alternativas da questão 3297801
  10. Questão 530

    ID 3296136

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Planificação de Sólidos e Projeções de Objetos Tridimensionais

    Ano: 2023 Banca: Faculdade Alfa Órgão: Prefeitura Municipal de Manfrinópolis


    Dada a figura a seguir, identifique a vista ortogonal apresentada.

    Alternativas da questão 3296136
  11. Questão 531

    ID 3295779

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2023 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo


    As sementes normalmente são colhidas com teores de água superior àqueles adequados para um armazenamento seguro, e que diferem entre as espécies das regiões geográficas de produção. Essa água desempenha papel básico nos processos de conservação e comercialização, razão pela qual uma semente, cujo tegumento não apresenta qualquer tipo de impedimento, procura absorver água do meio ambiente. As sementes que se encontram com grau de umidade na faixa de 11 a 13% são recomendadas para o armazenamento; elas absorvem água rapidamente em virtude do baixo potencial de água que apresentam. Deve-se considerar que sementes armazenadas com condições adequadas de umidade poderão mudar, perdendo ou ganhando umidade para o ambiente; em qualquer caso, umedecendo ou sobre secando, causam prejuízo ao produto e à sua comercialização. Considerando que uma massa de ar contenha 6,5 gramas de água, e que ela pode conter 13 gramas, a sua umidade relativa correta é:

    Alternativas da questão 3295779
  12. Questão 532

    ID 3294484

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Regra de Três Simples

    Ano: 2024 Banca: UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso Órgão: Prefeitura Municipal de Cáceres


    As semeadoras devem ser reguladas no processo de semeio de forma que sejam garantidas a profundidade de semeadura, o espaçamento entre fileiras e a quantidade de sementes a serem semeadas para que se tenha estabelecido o estande adequado de plantas (plantas por hectare). Um agricultor quer cultivar milho e pretende semear no espaçamento entre fileiras de 0,5 metro. As sementes que ele comprou tem 75% de poder germinativo e o estande escolhido foi de 60.000 plantas por hectare. Quantas sementes devem ser lançadas em 10 metros lineares, em cada unidade de semeio, para que se tenha êxito no estabelecimento do estande desejado?

    Alternativas da questão 3294484
  13. Questão 533

    ID 3294437

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2024 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Guaraniaçu


    Para evitar perdas qualitativas e quantitativas, além da redução financeira por unidade de área em lavouras de trigo, é de fundamental importância identificar o momento ideal para a aplicação de fungicidas. Para doenças foliares, o critério de aplicação utilizado é o Limiar de Dano Econômico (LDE), que é calculado utilizando-se a fórmula de Munford e Norton (1984) = [Cc/(Pp x Cd)] x Ec. Considerando-se que João é triticultor no Município de Horizontina, produzindo 300 ha de trigo, qual é a porcentagem de incidência foliar da ferrugem da folha no estágio de alongamento, em que ele terá um custo de controle de U\$\$ 48,00 ha-1?

    (Dados: Pp: U\$\$ 266,00; Cd: 0,01929 t; Ec: 0,9)

    Alternativas da questão 3294437
  14. Questão 534

    ID 3293798

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Regra de Três Simples

    Ano: 2024 Banca: IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso Órgão: Instituto Federal de Mato Grosso


    Um experimento com a cultura do algodão foi instalado em uma área experimental do IFMT Câmpus Campo Novo do Parecis. Cada parcela do experimento apresentou uma área total de 16 m?, que será realizada uma aplicação única no sulco de semeadura do fertilizante Super Simples com 20% de P205 em sua composição. Considerando a condição atual do solo e a exigência da cultura do algodão, a dose a ser aplicada será de 80 kg de P205 por hectare. Indique qual foi a quantidade de Super Simples aplicada por parcela.

    Alternativas da questão 3293798
  15. Questão 535

    ID 3293465

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Triângulos

    Ano: 2024 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Serra


    Em um levantamento planimétrico o topógrafo marcou 3 pontos no terreno, o primeiro ponto (Ponto A) estava exatamente abaixo do seu equipamento, o segundo ponto (Ponto B) foi verificado e estava 50 metros do ponto A, e por fim, ele rotacionou seu equipamento em 30° e marcou o terceiro ponto (Ponto C) que estaria a 60 metros do ponto A. Sabendo disso, a área do polígono formado pelos três pontos é de:

    Alternativas da questão 3293465
  16. Questão 536

    ID 3292772

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2025 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Pombal


    A textura do solo se refere à proporção relativa de areia, silte e argila. Foi realizada uma análise textural de um solo, resultando em 45% de areia e 10% de silte. Nesse caso, a porcentagem de argila é:

    Alternativas da questão 3292772
  17. Questão 537

    ID 3292495

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Questões com Frações

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Semiárido


    No território de determinado país, dado pelo somatório das áreas X, Y e Z, foram empregados dois tipos de tecnologia para a produção de alimentos: um padrão a, no período t0, e outro, \(\beta\) , no período t1, sendo t0 < t1. A tecnologia \(\beta\) é superior à a, ou seja, apresenta maior produtividade. A figura a seguir expressa o ocorrido nesse país, em que se aplicam as relações V < W, W = X, Y = Z e V = Z/2.

    Tendo como referência as informações precedentes, julgue os itens que se seguem.



    O tamanho da floresta preservada no país, com a adoção da nova tecnologia, é igual a \(\frac{4}{5}\) do território.

    Alternativas da questão 3292495
  18. Questão 538

    ID 3291378

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Nacional do Semiárido


    Após o levantamento censitário agropecuário de 2017, foi possível realizar um comparativo sobre a concentração produtiva no setor agropecuário brasileiro no tempo, conforme os dados apresentados na próxima tabela. O salário mínimo de equivalência (SME) é igual ao valor bruto da produção (VBP) mensal dividido pelo salário mínimo mensal. O salário mínimo a preços nominais de 2006 era R\$ 300; corrigido aos preços de 2017, passou a R\$ 560. Em 2017, o salário mínimo correspondia a R\$ 937.

    Estratificação de renda por estabelecimentos e valor bruto da

    produção (VBP) no Brasil em 2006 e 2017

    J. E. R. Vieira Filho. 100 anos de censo agropecuário no Brasil.

    Revista de Política Agrícola, 2020 (com adaptações).

    Com base nas informações e nos dados anteriores, julgue o item a seguir.



    No estrato de renda de 10 a 200 SME, de 2006 a 2017, embora a participação do VBP tenha caído, a variação percentual do VBP por estabelecimento só não foi superior à do estrato de renda mais baixo.

    Alternativas da questão 3291378
  19. Questão 539

    ID 3291374

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2025 Banca: SELECON - Instituto Nacional de Seleções e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Sinop


    Sabendo que um solo tem, no horizonte A, 35% de argila e 10% de silte, a porcentagem de areia é:

    Alternativas da questão 3291374
  20. Questão 540

    ID 3290508

    Disciplina: Raciocínio Lógico

    Assunto: Porcentagem

    Ano: 2026 Banca: FCPC - Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura Órgão: Universidade Federal do Ceará


    Uma amostra de solo apresentou: Massa úmida: 60 g; Massa seca: 50 g. Logo, a umidade gravimétrica (%) é:

    Alternativas da questão 3290508
Pular para o conteúdo principal