Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Odontologia

65.057 questões encontradas

  1. Questão 161

    ID 3258363

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Rio Branco


    Qual é o nervo que transmite sensação visceral da faringe, assim como paladar do terço posterior da língua e sensações de tato, dor e temperatura da mucosa da orofaringe, tonsilas palatinas, pilares das fauces e terço posterior da língua?

    Alternativas da questão 3258363
  2. Questão 162

    ID 3258323

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Articulação Temporomandibular

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Espera Feliz


    A Articulação Temporomandibular (ATM) apresenta um funcionamento complexo, sendo a única articulação móvel do crânio, do tipo bicondiliana, permitindo, assim, movimentos rotacionais e translacionais. A ATM está susceptível a condições desfavoráveis, uma vez que necessita acomodar adaptações oclusais, musculares e cervicais. Sendo assim, condições de desequilíbrio podem resultar em quadros de disfunções articulares e/ou musculares. Em relação à ATM e suas alterações, assinale a afirmativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3258323
  3. Questão 163

    ID 3258275

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: IDHTEC - Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves


    Nervo responsável pelos movimentos mandibulares:

    Alternativas da questão 3258275
  4. Questão 164

    ID 3258268

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Miologia

    Ano: 2024 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Salto do Lontra


    “No processo de mastigação normal, os fenômenos espaciais que ocorrem na mandíbula durante os ciclos mastigatórios são as fases de abertura da boca, na qual a mandíbula se abaixa, com relaxamento dos músculos levantadores e a contração isotônica dos músculos abaixadores da mandíbula”. Assinale a alternativa que contém um músculo abaixador da mandíbula:

    Alternativas da questão 3258268
  5. Questão 165

    ID 3258159

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: IGEDUC - Instituto de Apoio à Gestão e Educação Órgão: Prefeitura Municipal de Salgueiro


    Julgue os itens que se seguem.



    A função principal do nervo trigêmeo (V) é a motricidade da língua, sendo responsável por todos os movimentos realizados durante a fala.

    Alternativas da questão 3258159
  6. Questão 166

    ID 3258140

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Síndromes Orais e Maxilofaciais

    Ano: 2024 Banca: IDHTEC - Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Tancredo Neves


    É associada a fissura de palato aberto ou submucosa. Pode aparecer também junto a sequência de Pierre Robin. Algumas características dessa síndrome: nariz proeminente, achatamento de maxila, retrognatia, aumento do maxilar no sentido vertical, base do nariz alargada e epicanto. Os sinais menos frequentes são hipotonia (inclusive de faringe), microcefalia e anomalias de ouvido.

    Alternativas da questão 3258140
  7. Questão 167

    ID 3258100

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Classificação e Características da Maloclusão

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Aparecida


    Assinale a alternativa que apresenta uma condição que pode resultar em mordida unilateral:

    Alternativas da questão 3258100
  8. Questão 168

    ID 3258092

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Processamento de Superfícies e Preparo de Ambientes

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul


    Para responder às questões 30 e 31, considere o Manual de Biossegurança do Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2020 – 2ª Ed.



    Sobre a questão da limpeza, do ponto de vista da biossegurança nos espaços de saúde, analise as assertivas abaixo:

    I. No caso de a superfície apresentar matéria orgânica visível, deve-se inicialmente proceder à retirada do excesso da sujidade com papel/tecido absorvente, definida como pré-limpeza, e posteriormente realizar a limpeza.

    II. Limpeza terminal é aquela realizada em qualquer momento, quando ocorrem sujidades ou contaminação do ambiente e equipamentos com matéria orgânica, mesmo após ter sido realizada a limpeza concorrente.

    III. Limpeza imediata é a limpeza ou desinfecção ambiental que abrange pisos, paredes, equipamentos, mobiliários, inclusive mesas de exames e colchões, janelas, vidros, portas, grades de ar condicionado, luminárias, teto, em todas as suas superfícies externas e internas.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3258092
  9. Questão 169

    ID 3258089

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Diagnóstico e Planejamento Ortodôntico

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus


    A face humana apresenta características próprias e peculiares, sendo que essas características influenciam diretamente a oclusão dentária, a harmonia facial, a musculatura orofacial e as funções estomatognáticas. Por essa razão, diagnosticar o tipo facial é importante para a clínica fonoaudiológica, principalmente na área de motricidade orofacial e também para a clínica ortodôntica. Assinale a alternativa que se refere ao tipo facial caracterizado no texto abaixo:

    Há predomínio do crescimento vertical (face longa) e terço inferior da face aumentado, podendo estar associado à mordida aberta esquelética, palato profundo, arcada dentária em forma de "V" e respiração oral, excesso maxilar vertical ou protrusão mandibular; a musculatura facial, portanto, apresenta-se mais estirada verticalmente e, consequentemente, com menor potência muscular.

    Alternativas da questão 3258089
  10. Questão 170

    ID 3258040

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Miologia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte


    O movimento principal da mandíbula é a elevação e o abaixamento. Dois conjuntos de músculos são responsáveis por esses movimentos, e eles são chamados de músculos levantadores e abaixadores da mandíbula. Os músculos levantadores da mandíbula são:

    Alternativas da questão 3258040
  11. Questão 171

    ID 3258029

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Manifestações Orais de Terapias Antineoplásicas

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO DARWIN Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe


    Paciente do gênero masculino, 40 anos de idade, diagnosticado com câncer de cabeça e pescoço, realizou quimioterapia e radioterapia. Atualmente, refere queixa para o consumo de alimentos sólidos e preferência por líquidos, pela dificuldade na abertura bucal secundária à radioterapia. A limitação ora apresentada é denominada de

    Alternativas da questão 3258029
  12. Questão 172

    ID 3257969

    Disciplina: Odontologia

    Assuntos: Osteologia (Crânio, Face, Maxila e Mandíbula)

    Ano: 2024 Banca: Fenaz do Pará Órgão: Prefeitura Municipal de Luiz Alves


    Único osso móvel da face, liga-se à base craniana, mais especificamente ao osso temporal, por meio da articulação temporomandibular, que permite movimento de dobradiça e ação de deslizamento:

    Alternativas da questão 3257969
  13. Questão 173

    ID 3257961

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Miologia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Jussara


    A mandíbula executa vários movimentos: abaixamento, elevação, protrusão, retrusão e lateralização. Qual é o músculo responsável pela elevação da mandíbula?

    Alternativas da questão 3257961
  14. Questão 174

    ID 3257646

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Crescimento Craniofacial

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus


    A relação entre a respiração e a morfologia craniofacial baseia-se na premissa de que uma restrição nasal que desencadeia uma respiração oral ou mista tem como resultado:

    Alternativas da questão 3257646
  15. Questão 175

    ID 3257514

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Disfunções Temporomandibulares

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO ABARÉ-ETÉ Órgão: Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira


    A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano. Ao apresentar disfunções, pode comprometer todo o aparelho fonoaudiológico. Assim, avalie as proposições:

    I.Um dos sintomas mais comuns da disfunção da ATM é a dificuldade para mastigar.

    II.Dores de ouvido e zumbidos de ouvido podem ser apresentados ao se colidir com o canal auditivo.

    III.A sensação de travar a mandíbula pode ocasionar na alteração da oralidade.

    Assinale a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3257514
  16. Questão 176

    ID 3257479

    Disciplina: Odontologia

    Assuntos: Osteologia (Crânio, Face, Maxila e Mandíbula)

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Posse


    A face é formada por 14 ossos, sendo 13 fixos; dois maxilares, dois palatinos, dois zigomáticos, dois nasais, duas conchas nasais inferiores, um vômer e um móvel. Qual é esse osso móvel da face?

    Alternativas da questão 3257479
  17. Questão 177

    ID 3257414

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Crescimento Craniofacial

    Ano: 2024 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Curvelo


    A respiração oral é uma alteração patológica de etiologia multifatorial, podendo ser de natureza obstrutiva ou decorrente de hábitos bucais deletérios, tais como a sucção digital ou de chupeta. O diagnóstico, a prevenção e o tratamento desse quadro devem ser realizados por equipe multiprofissional envolvendo a Fonoaudiologia, a Fisioterapia, a Ortodontia, a Otorrinolaringologia e, às vezes, a Psicologia e a Nutrição para alcançar resultados satisfatórios.

    São alterações craniofaciais e dentárias apresentadas pelo respirador oral, exceto:

    Alternativas da questão 3257414
  18. Questão 178

    ID 3257378

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Vista Alegre do Alto


    Com relação ao nervo acessório, é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3257378
  19. Questão 179

    ID 3257353

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Prefeitura Municipal de São João do Ivaí


    Acerca da inervação laríngea, é correto afirmar que o(s):

    Alternativas da questão 3257353
  20. Questão 180

    ID 3257339

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Disfunções Temporomandibulares

    Ano: 2024 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Prefeitura Municipal de Cataguases


    Em relação aos distúrbios miofuncionais orais, analise as afirmativas a seguir:

    I. As disfunções temporomandibulares (DTM) são atualmente compreendidas como um conjunto de sinais e sintomas que designam uma síndrome dolorosa musculoesquelética associada a alterações multissistêmicas, além de mudanças no comportamento, no estado emocional e nas interações sociais, reconhecidas como manifestações de uma desregulação do sistema nervoso central.

    II. Dentre os principais preditores para o desenvolvimento da DTM estão a presença de comorbidades, sintomas orofaciais não dolorosos, a frequência de sintomas somáticos, a pobre qualidade de sono, além de fatores genéticos e epigenéticos. Os sinais e sintomas mais comuns são dor na região orofacial, ruídos articulares e alterações na mobilidade mandibular.

    III. A presença de comorbidades associadas à DTM dolorosa dificulta o diagnóstico e o manuseio, em especial na presença de outras síndromes disfuncionais, como, por exemplo, cefaleias, fibromialgia e cervicalgias.

    Assinale

    Alternativas da questão 3257339
Pular para o conteúdo principal