Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Odontologia

65.057 questões encontradas

  1. Questão 761

    ID 3038229

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Toxicologia do Flúor e Concentrações Indicadas

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Inhumas


    Ao orientar os pais de uma criança de 4 anos em relação ao uso de creme dental, deve-se recomendar que

    Alternativas da questão 3038229
  2. Questão 762

    ID 3038228

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Reabilitação Protética sobre Implantes

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Lorena


    O sucesso o tratamento protético em implantodontia está diretamente relacionado com a precisão e a adaptação passiva entre a prótese e o intermediário.

    Considerando esses fatores, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3038228
  3. Questão 763

    ID 3038227

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Farmacologia dos Anestésicos Locais

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Carmo do Rio Verde


    O sal anestésico que possui molécula híbrida contendo componentes éster e amida e que é metabolizado no sangue e no fígado é a

    Alternativas da questão 3038227
  4. Questão 764

    ID 3038226

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Dieta e Metabolismo dos Carboidratos

    Ano: 2024 Banca: FUNTEF - Fundação de Apoio à educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Órgão: Prefeitura Municipal de Vitorino


    A cárie dentária é considerada uma doença multifatorial, biopsicossocial e sacarose dependente. Com relação à ocorrência de cárie dentária em crianças, assinale a alternativa que corresponde ao fator que mais contribui para elevar o risco do desenvolvimento de lesões cariosas:

    Alternativas da questão 3038226
  5. Questão 765

    ID 3038225

    Disciplina: Odontologia

    Assuntos: Osteologia (Crânio, Face, Maxila e Mandíbula)

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Fundação de Saúde Pública de São Sebastião


    A face é constituída por 14 ossos, seis bilaterias e dois únicos. Marque a alternativa que descreve os ossos únicos da face.

    Alternativas da questão 3038225
  6. Questão 766

    ID 3038224

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Ergonomia na Prática Odontológica

    Ano: 2024 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Piúma


    A ergonomia na odontologia é fundamental para prevenir lesões ocupacionais graves. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

    (__)A adoção de boas práticas ergonômicas pode reduzir a incidência de lesões por esforços repetitivos (LER/DORT).

    (__)O esforço físico excessivo e repetitivo na odontologia está mais associado a problemas auditivos do que a lesões musculoesqueléticas.

    (__)A má postura durante longos atendimentos pode causar deformidades na coluna, como cifose.

    Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:

    Alternativas da questão 3038224
  7. Questão 767

    ID 3038223

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: IDESG - Instituto de Desenvolvimento Social e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Venécia


    O nervo lingual inerva:

    Alternativas da questão 3038223
  8. Questão 768

    ID 3038222

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Flúor

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Bagé


    De acordo com o Guia de Recomendações para o uso de fluoretos no Brasil (2009): As ações de escovação dental supervisionada são um importante meio para obtenção _________ de flúor, em várias localidades brasileiras. O Ministério da Saúde identificou duas modalidades de escovação dental no contexto dos programas de saúde coletiva. Na modalidade escovação dental ___________________, o agente da ação não é, necessariamente, um profissional de saúde e a finalidade é, essencialmente, levar flúor à cavidade bucal e, adicionalmente, consolidar o hábito da escovação. Na modalidade de escovação dental _____________________, cabe reiterar que os profissionais de saúde envolvidos atuam diretamente no planejamento, execução e avaliação das ações.

    Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

    Alternativas da questão 3038222
  9. Questão 769

    ID 3038221

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Radiologia em Odontopediatria

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Lorena


    Associe cada tipo de radiografia odontopediátrica com sua aplicação mais apropriada:

    I. A __________ captura uma visão detalhada de um ou mais dentes, auxiliando na identificação de problemas na raiz, gengiva ou estruturas adjacentes.

    II: A __________ fornece uma visão detalhada da arcada dentária superior ou inferior, sendo útil para diagnosticar problemas relacionados à mordida e ao posicionamento dos dentes.

    III. A __________ proporciona uma visão panorâmica de toda a boca, sendo valiosa para avaliação de crescimento facial, desenvolvimento dentário e identificação de anomalias.

    IV. A __________ detecta cárie entre os dentes em estágios iniciais, auxiliando na prevenção e no diagnóstico precoce de problemas interdentais.

    Alternativas da questão 3038221
  10. Questão 770

    ID 3038219

    Disciplina: Odontologia

    Assuntos: Gesso, Revestimento e Cera

    Ano: 2024 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Araruna


    Os materiais derivados do gesso possuem várias aplicações odontológicas que incluem, por exemplo, a confecção de modelos e troquéis. Contudo, as proporções e manipulações são essenciais para garantir as propriedades do material. Sobre esta temática, avalie as afirmações abaixo:

    I- O gesso-pedra é muito bem indicado para obtenção de troquéis.

    II- O aumento do tempo de espatulação tende a aumentar o tempo de presa e a diminuir a expansão de presa.

    III- A manipulação do sistema pó: líquido afeta as característica de cristalização do gesso; ao adicionar mais água, o tempo de presa é estendido.

    IV- A dureza superficial dos produtos à base de gesso é muito baixa, sendo suscetível a riscos e desgaste por abrasão.

    É CORRETO o que se afirma apenas em:

    Alternativas da questão 3038219
  11. Questão 771

    ID 3038218

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Lei Nº 11.889/2008 - Regulamenta o Exercício das Profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB

    Ano: 2024 Banca: ÁPICE Concursos Públicos Órgão: Prefeitura Municipal de Salgado de São Félix


    Compete ao auxiliar em saúde bucal, segundo a lei 11.889/2008, exceto:

    Alternativas da questão 3038218
  12. Questão 772

    ID 3038217

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Filmes e Processamento Radiográfico

    Ano: 2024 Banca: IVIN - Instituto Vicente Nelson Órgão: Prefeitura Municipal de Curuçá


    Erros podem acontecer durante o processamento manual dos filmes radiográficos, um exemplo é a presença de pontos escuros ou pretos na imagem. Qual das alternativas a seguir mostra a causa desse tipo de erro?

    Alternativas da questão 3038217
  13. Questão 773

    ID 3038216

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Métodos de Esterilização e Monitoramento

    Ano: 2024 Banca: FAU UNICENTRO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Unicentro Órgão: Prefeitura Municipal de Enéas Marques


    Assinale a alternativa incorreta com relação ao processo de esterilização dos instrumentais odontológicos:

    Alternativas da questão 3038216
  14. Questão 774

    ID 3038215

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Controle e Prevenção de Infecções

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Balneário Barra do Sul


    No ambiente da assistência à saúde, os microrganismos disseminam-se, geralmente, por contato direto ou indireto, por meio de gotículas de secreções respiratórias e pelo ar, sendo o contato o mecanismo mais importante na dinâmica de transmissão de infecções nesses ambientes. Em relação a essa questão, a prática odontológica tem algumas particularidades, conforme descrito pela Anvisa (2006). De acordo com a Anvisa, são práticas que profissional de odontologia deve adotar, EXCETO:

    Alternativas da questão 3038215
  15. Questão 775

    ID 3038214

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Gerenciamento dos Resíduos em Consultório Odontológico

    Ano: 2024 Banca: IDCAP - Instituto de Desenvolvimento e Capacitação Órgão: Prefeitura Municipal de Reduto


    De acordo com as Normas para o descarte e acondicionamentos dos insumos odontológicos:

    I.Os materiais perfurocortantes, como agulhas e lâminas de bisturi devem ser descartados em caixa coletora para artigos perfurocortantes, denominadas "Descarpack".

    II.As luvas cirúrgicas contaminadas com sangue devem ser descartadas em lixeiras específicas para resíduos contaminados.

    III.Os líquidos reveladores e fixadores utilizados para o processamento dos filmes radiográficos por não apresentarem prejuízos ao meio ambiente, podem ser descartados normalmente na pia do consultório odontológico.

    IV.As lâminas de chumbo presentes nas películas radiográficas são descartadas em lixo comum.

    É correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3038214
  16. Questão 776

    ID 3038213

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Etiopatogenia da Cárie Dental

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO ABARÉ-ETÉ Órgão: Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira


    A cárie dentária é a destruição localizada do dente causada por eventos metabólicos no biofilme bucal. Sobre essa patologia, avalie as proposições:

    I. A superfície de uma lesão de mancha branca ativa exibe numerosos orifícios irregulares no esmalte opaco da superfície cervical da faceta, semelhantes às fóssulas dos processos de Tomes, que estão mais acentuadas e irregulares.

    II. A dentina, por ser avascular e acelular, não responde às lesões das cáries, enquanto o esmalte é parte integrante do órgão pulpodentinal e, portanto, considerado um tecido vital, com reações de defesa específicas aos estímulos nocivos externos.

    III. Nas cáries radiculares, conforme a margem gengival sofre retração, a junção amelocementária fica exposta. Essa região do dente é altamente irregular e representa um local específico de retenção bacteriana; portanto, é local de desenvolvimento da maioria das lesões de cárie na raiz dentária.

    Assinale a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3038213
  17. Questão 777

    ID 3038211

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Neoplasia Malignas e Benignas

    Ano: 2024 Banca: FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa Órgão: Prefeitura Municipal de Capanema - PR


    Um dos locais mais comuns de um melanoma, na boca, é(são)

    Alternativas da questão 3038211
  18. Questão 778

    ID 3038210

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Código de Ética Odontológico e Legislação Profissional

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Vila Maria


    Segundo o Código de Ética Odontológico, na fixação dos honorários profissionais, será considerado(a) o(a):

    I. Conceito do profissional.

    II. Cooperação do paciente durante o tratamento.

    III. Condição socioeconômica do profissional.

    IV. Liberdade para arbitrar seus honorários, primando o aviltamento profissional.

    V. Circunstância em que tenha sido prestado o tratamento.

    Quais estão corretas?

    Alternativas da questão 3038210
  19. Questão 779

    ID 3038209

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Anatomia e Funções Dentárias

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Divinópolis


    O reconhecimento das estruturas bucais e dentições decíduas e permanentes são fundamentais para o planejamento e a comunicação com outros profissionais. Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir.

    I. As raízes radiculares apresentam número e forma variados de acordo com o tipo do dente.

    II. O quadrante superior direito pode ser representado pelos dentes 21 ao 28.

    III. A média de erupção dos primeiros dentes decíduos é aos seis meses de idade.

    IV. Os primeiros molares permanentes são chamados de dentes sisos.

    Está correto o que se afirma apenas em

    Alternativas da questão 3038209
  20. Questão 780

    ID 3038208

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Materiais Restauradores

    Ano: 2024 Banca: FUNCERN - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN Órgão: Prefeitura Municipal de Guamaré


    A odontologia estética adesiva é totalmente “LED dependente” e, portanto, a qualidade da fotoativação influencia muito na longevidade dos trabalhos realizados pelo dentista (Prince RB et al.2015). A fotossensibilização dos materiais resinosos depende de três fatores presentes nos aparelhos fotoativadores (tempo de exposição, intensidade de potência de luz, comprimento de onda). O comprimento de onda que o LED emite (450nm a 490 nm, LED comum) precisa ser compatível com

    Alternativas da questão 3038208
Pular para o conteúdo principal