Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Odontologia

65.057 questões encontradas

  1. Questão 641

    ID 3038360

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Patologias Endodônticas: Diagnóstico e Tratamento

    Ano: 2024 Banca: FAUEL - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL Órgão: Prefeitura Municipal de Maringá


    Uma paciente de 28 anos, sexo feminino, procurou o dentista com queixa de dor e inchaço na região do dente 46. Ao exame clínico, verificou-se a presença de uma fístula na gengiva adjacente ao dente, que drenava pus ao ser pressionada. Ao exame radiográfico, observou-se uma lesão radiolúcida na região apical do dente, que apresentava obturação endodôntica inadequada. A paciente relatou que havia realizado o tratamento de canal do dente há cerca de um ano, em outra clínica, e que não sentia dor até duas semanas atrás. Ela não apresentava alterações sistêmicas ou alergias medicamentosas.

    Com base nesse caso clínico, indique qual alternativa apresenta informações CORRETAS.

    Alternativas da questão 3038360
  2. Questão 642

    ID 3038359

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul


    Após exame clínico, não foram detectadas lesões de cárie em uma paciente de 22 anos de idade apresentando dentição permanente completa. O exame radiográfico interproximal revelou, no entanto, imagem radiolúcida atingindo a metade interna da dentina na região mesial do dente 16.

    Nesse caso, para que o cirurgião-dentista identifique a atividade da lesão e, assim, proponha estratégias adequadas de tratamento, ele deve observar o seguinte aspecto:

    Alternativas da questão 3038359
  3. Questão 643

    ID 3038358

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Traumatismo Dentoalveolar

    Ano: 2024 Banca: EXATA - Instituto Exata Órgão: Prefeitura Municipal de Alvorada do Oeste


    Os traumatismos alvelodentários na dentição decídua são eventos comuns que podem acometer os tecidos duros do dente, os tecidos de sustentação e os tecidos moles adjacentes.

    De acordo com o relato acima, qual classificação do trauma acometido lábio superior?

    Alternativas da questão 3038358
  4. Questão 644

    ID 3038357

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Preparo Cavitário

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Timbaúba


    Na dentística restauradora, para desenvolver um procedimento ordenado e satisfazer os requisitos das diferentes formas cavitárias possíveis, devem ser seguidos princípios específicos. Em relação a forma de contorno do preparo cavitário, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3038357
  5. Questão 645

    ID 3038356

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Inervação

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes


    A função geral dos músculos intrínsecos da língua é alterar sua forma durante a mastigação, deglutição e fonação, enquanto os músculos extrínsecos agem para mover a língua (por exemplo, em movimentos de retração e protrusão).

    Todos os músculos da língua, extrínsecos e intrínsecos, são inervados pelo nervo hipoglosso (XII nervo craniano), com exceção do músculo

    Alternativas da questão 3038356
  6. Questão 646

    ID 3038355

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Indicação/Contraindicação do Flúor

    Ano: 2024 Banca: SSPM - Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha Órgão: Corpo de Saúde da Marinha


    De acordo com Duque et al. (2013), com relação ao uso do flúor na prevenção e no tratamento da cárie dentária, assinale a opção correta.

    Alternativas da questão 3038355
  7. Questão 647

    ID 3038354

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Prótese Parcial Removível

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Lorena


    Marque a alternativa que descreve uma situação onde há indicação do reembasamento da base de uma prótese parcial removível de extremidade livre distal.

    Alternativas da questão 3038354
  8. Questão 648

    ID 3038353

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Preparo Cavitário

    Ano: 2024 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Várzea Alegre


    Durante o exame clínico em um paciente de 5 anos, o dentista identifica uma cárie na fissura oclusal do dente 54, que se estende para a superfície mesial. Ele pede para o ASB preencher o odontograma. Qual o dente ele irá assinalar a lesão e qual a classificação do preparo cavitário (de Black) correspondente à restauração necessária?

    Alternativas da questão 3038353
  9. Questão 649

    ID 3038352

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Princípios e Conceitos de Implantodontia

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Um implantodontista, ao realizar uma cirurgia de instalação de implante em região anterior de maxila, depara-se com um osso cortical poroso e estreito e um osso trabecular fino.

    Assinale a opção que apresenta a classificação de densidade óssea que corresponde a essa descrição.

    Alternativas da questão 3038352
  10. Questão 650

    ID 3038351

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Toxicologia do Flúor e Concentrações Indicadas

    Ano: 2024 Banca: IBEST - Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Dourados


    A associação do uso do flúor na água de abastecimento público com dentifrícios fluoretados ou suplementação pós-natal, vem sendo, consistentemente, identificada como fator de risco para o desenvolvimento de fluorose dental. Dessa forma, é preciso salientar a importância da racionalização do uso do flúor. Quando soluções com altas concentrações de flúor são aplicadas sobre os dentes, parte do flúor difunde-se dentro do esmalte, reagindo de acordo com as explicações já fornecidas; outra parte fica sem reagir ou fica solta, livremente mantida por forças eletrostáticas.

    Com base no texto apresentado e nas aplicações tópicas de flúor, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3038351
  11. Questão 651

    ID 3038350

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Articuladores em Prótese

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Lorena


    Observando a figura acima, marque a alternativa que corresponde aos números 3, 5 e 10.

    Alternativas da questão 3038350
  12. Questão 652

    ID 3038349

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Filmes e Processamento Radiográfico

    Ano: 2024 Banca: FUNDEP Gestão de Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Curvelo


    Processamento radiográfico é o termo geral usado para descrever a sequência de eventos requeridos para converter a imagem latente, contida na emulsão sensibilizada do filme, em uma imagem radiográfica visível e permanente.

    Nesse contexto, assinale a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3038349
  13. Questão 653

    ID 3038348

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Instrumentais de Periodontia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Verbena Órgão: Prefeitura Municipal de Inhumas


    Para a raspagem manual e remoção de biofilme supragengival localizado na face vestibular do dente 46 deve-se utilizar como instrumental a

    Alternativas da questão 3038348
  14. Questão 654

    ID 3038347

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Código de Processo Ético Odontológico

    Ano: 2024 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Conselho Regional de Odontologia do Espírito Santo


    Considerando o Código de Processo Ético Odontológico, julgue os itens seguintes.



    O ato processual não será declarado nulo, se da nulidade não resultar prejuízo para as partes.

    Alternativas da questão 3038347
  15. Questão 655

    ID 3038346

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Histologia e Embriologia Oral

    Ano: 2024 Banca: UNIVALI Órgão: Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí


    A mucosa da parte oral do dorso da língua é fina e transparente na parte anterior, mas tem uma textura áspera, devido à presença das papilas linguais, sendo firmemente aderida aos músculos subjacentes. Apresenta o sulco mediano da língua, desde ápice até o forame cego, além de elevações da mucosa que constituem as papilas linguais. Referente ao conhecimento sobre anatomia bucal, a que tipo de papila lingual a seguinte frase faz menção:

    "São projeções arredondadas dispostas irregularmente, sendo mais frequentes nas margens e no ápice da língua. Caracterizam-se pela coloração mais avermelhada".

    Alternativas da questão 3038346
  16. Questão 656

    ID 3038345

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Selante de Cicatrículas e Fissuras

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: Prefeitura Municipal de Miracema


    Tendo em vista que os selantes dentários são materiais normalmente resinosos, muito utilizados especialmente na odontopediatria, analise as afirmativas a seguir.

    I. São altamente eficazes na prevenção de lesões de cárie dentária nas áreas de cavidades e fissuras dos dentes.

    II. Um selante dentário é bem-sucedido somente se aderir com firmeza à superfície do esmalte e proteger as fóssulas e fissuras do ambiente oral

    III. A colocação do selante dentário é uma técnica invasiva que preserva a estrutura do dente e também previne a degradação dentária

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 3038345
  17. Questão 657

    ID 3038344

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Lei Nº 11.889/2008 - Regulamenta o Exercício das Profissões de Técnico em Saúde Bucal - TSB e de Auxiliar em Saúde Bucal - ASB

    Ano: 2024 Banca: CRS PMMG - CRS - Polícia Militar de Minas Gerais Órgão: Polícia Militar de Minas Gerais


    De acordo com a Lei n º 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício das profissões de Técnico em Saúde Bucal (TSB) e de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), assinale a alternativa CORRETA:

    Alternativas da questão 3038344
  18. Questão 658

    ID 3038343

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Lesões da Mucosa Oral

    Ano: 2024 Banca: ITAME - Instituto de Consultoria e Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Cachoeira Dourada


    Paciente do gênero feminino, 22 anos de idade, chegou ao seu consultório odontológico queixando-se de “caroço na boca”. Durante anamnese a paciente relatou que a lesão havia aparecido há cerca de 2 meses e que era aparentemente estável e assintomática. Ainda durante anamnese a paciente relatou estar no 5 mês de gestação e ser hipertensa compensada. Em exame físico intra-bucal foi possível observar lesão nodular, avermelhada, esférica, séssil, superfície ligeiramente ulcerada, com cerca de 0,8cm em seu maior diâmetro localizada em gengiva do dente 12. Também foi possível observar ausência de alguns dentes em região anterior inferior e má oclusão. Baseado nestes dados clínico, qual a principal hipótese diagnóstica para este paciente é a mais provável?

    Alternativas da questão 3038343
  19. Questão 659

    ID 3038342

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Farmacologia dos Vasos Constritores

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Lorena


    No Brasil, o cirurgião-dentista dispõe de soluções anestésicas locais com vasoconstrictores de dois tipos: aminas simpaticomiméticas ou felipressina. O vasoconstrictor mais utilizado em todo o mundo, por ser o agente de escolha para a quase totalidade dos procedimentos em pacientes saudáveis é:

    Alternativas da questão 3038342
  20. Questão 660

    ID 3038341

    Disciplina: Odontologia

    Assunto: Traumatismo Bucomaxilofacial

    Ano: 2024 Banca: Creative Group Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal


    Fraturas no zigomático são lesões faciais comuns, representando a fratura mais usual ou a segunda em frequência, após as fraturas nasais. A elevada incidência dessas fraturas provavelmente se relaciona com a posição proeminente do zigoma dentro do esqueleto facial, que frequentemente se expõe a forças traumáticas.

    Quanto aos sinais e sintomas que acompanham as fraturas zigomáticas, assinale a alternativa INCORRETA.

    Alternativas da questão 3038341
Pular para o conteúdo principal