Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Metodologia Científica

3.469 questões encontradas

  1. Questão 501

    ID 3510424

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Técnicas de Coleta de Dados (questionário, entrevista, observação)

    Ano: 2019 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    O uso da técnica de Grupo Focal é recomendável quando se quer ouvir as pessoas, explorar temas de interesse em que a troca de impressões enriquece o produto (resultado). Pode ser considerada uma desvantagem do Grupo Focal:

    Alternativas da questão 3510424
  2. Questão 502

    ID 3510086

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipologia de Pesquisa quanto aos Objetivos (exploratória, descritiva, explicativa)

    Ano: 2022 Banca: QUADRIX - Instituto Quadrix Órgão: Processamento de Dados do Amazonas


    Assinale a alternativa que apresenta o tipo de pesquisa de opinião que visa fornecer ao pesquisador um maior conhecimento do tema ou do problema de interesse, sendo apropriado para os primeiros estágios da investigação, quando a familiaridade, o conhecimento e a compreensão do fenômeno pelo pesquisador são ainda insuficientes ou preliminares.

    Alternativas da questão 3510086
  3. Questão 503

    ID 3509790

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Técnicas de Coleta de Dados (questionário, entrevista, observação)

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Nacional de Mineração


    No que diz respeito a opinião pública, julgue os itens subsequentes.



    Quanto ao método de coleta de dados, as pesquisas podem ser divididas em exploratória, descritiva e causal.

    Alternativas da questão 3509790
  4. Questão 504

    ID 3509679

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipologia de Pesquisa quanto à Abordagem (quantitativa, qualitativa, mista)

    Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Assembleia Legislativa de Rondônia


    As pesquisas de opinião pública podem envolver tanto métodos quantitativos quanto qualitativos.

    Sobre esses métodos é correto afirmar que

    Alternativas da questão 3509679
  5. Questão 505

    ID 3509567

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipologia de Pesquisa quanto à Abordagem (quantitativa, qualitativa, mista)

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Agência Nacional de Mineração


    Acerca de comunicação, democracia e desenvolvimento da opinião pública e dos tipos e técnicas de pesquisa de opinião, julgue os próximos itens.



    Quanto à natureza do método, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa, ou, ainda, ambas, uma vez que não se trata de métodos excludentes.

    Alternativas da questão 3509567
  6. Questão 506

    ID 3498681

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assunto: Triangulação de Dados

    Ano: 2026 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis


    A qualidade dos Estudos de Impacto Ambiental (EIA) depende do rigor metodológico na coleta e análise de dados sobre a população atingida. Analise as afirmativas a seguir sobre a pesquisa social no licenciamento:

    I.A "Triangulação Metodológica" consiste no uso combinado de dados quantitativos (censos e cadastros) e qualitativos (entrevistas e observação participante) para validar a percepção dos impactos sociais a partir de diferentes ângulos analíticos.

    II.Indicadores sociais de impacto devem ser exclusivamente estáticos e baseados em médias aritméticas de renda, sendo a subjetividade dos grupos quilombolas considerada um viés que compromete a neutralidade da análise de dados rurícolas.

    III.A análise de conteúdo é uma técnica de pesquisa qualitativa que permite sistematizar as comunicações das comunidades impactadas em audiências públicas, transformando discursos em categorias temáticas para subsidiar medidas mitigadoras.

    Está correto o que se afirma em:

    Alternativas da questão 3498681
  7. Questão 507

    ID 3488452

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assunto: Comitês de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP)

    Ano: 2011 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


    Entre as atribuições dos comitês de ética em pesquisa das instituições de pesquisa não se inclui:

    Alternativas da questão 3488452
  8. Questão 508

    ID 3482668

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Métodos Científicos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)

    Ano: 2004 Banca: UEG - Universidade Estadual de Goiás / Núcleo de Seleção Órgão: Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás


    Os fenômenos naturais são regidos por leis, e a razão humana, no seu processo inquiridor, procura descobrir essas leis e expressá-las em fórmulas que permitem explicar e prever. Nisso consiste a pretensão científica.

    Para atingir com precisão seus objetivos, as ciências utilizam métodos, e tais métodos constituem-se de etapas que devem ser seguidas pelo pesquisador.

    Em relação ao método, conforme sugere o texto acima, é CORRETO afirmar:

    Alternativas da questão 3482668
  9. Questão 509

    ID 3482469

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipos de Conhecimento (científico, filosófico, teológico, popular/senso comum)

    Ano: 2008 Banca: FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Pará


    Grande parte do nosso conhecimento é adquirida pela vivência. É um conhecimento intuitivo, carregado de signos que evidenciam o nosso universo cultural. O ponto de partida ideal para a transformação do saber intuitivo em saber consciente, do conhecimento adquirido pela vivência em conhecimento sistematizado é

    Alternativas da questão 3482469
  10. Questão 510

    ID 3482428

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assunto: Ciência e Senso Comum

    Ano: 2010 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Instituto Jones dos Santos Neves


    Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.



    Uma teoria científica aceita reflete a concordância parcial entre uma comunidade de especialistas sobre a explicação de um fato ou conjunto de fatos.
    Alternativas da questão 3482428
  11. Questão 511

    ID 3482379

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Métodos Científicos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)

    Ano: 2010 Banca: CONSEP PI Órgão: Prefeitura Municipal de Avelino Lopes


    O método é um caminho, um procedimento que visa a garantir o sucesso de uma tentativa de conhecimento, da elaboração de uma teoria científica. Um método se constitui de regras e princípios que são as diretrizes desse procedimento. Tendo por base as afirmações acima, marque a alternativa incorreta.

    Alternativas da questão 3482379
  12. Questão 512

    ID 3482354

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Paradigmas Científicos (Kuhn, Popper, Lakatos)

    Ano: 2010 Banca: CONSEP PI Órgão: Prefeitura Municipal de Avelino Lopes


    Sobre a Ciência, marque a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3482354
  13. Questão 513

    ID 3482342

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Métodos Científicos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)

    Ano: 2010 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo


    No Discurso do Método, René Descartes buscou estabelecer os procedimentos que asseguram a verdade das investigações científicas. Ele propõe quatro regras de conhecimento que seriam acessíveis a todos os homens que fazem uso de sua luz natural, quer dizer, da razão. Tais regras, que também seriam capazes de pôr abaixo todo pensamento dogmático e confuso produzido pela escolástica medieval, são:

    Alternativas da questão 3482342
  14. Questão 514

    ID 3482302

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipologia de Pesquisa quanto aos Procedimentos (bibliográfica, documental, estudo de caso, experimental, ex-post facto, levantamento, ação, participante)

    Ano: 2011 Banca: IPAD - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico Órgão: Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Pernambuco


    A partir da filosofia compreensiva, vários tipos de abordagem metodológica se desenvolveram na pesquisa,dentre os quais se destacam os estudos de caso que têm como objetivo:

    Alternativas da questão 3482302
  15. Questão 515

    ID 3482101

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Métodos Científicos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)

    Ano: 2014 Banca: CEPUERJ - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro


    O conjunto de procedimentos racionais usados para se demonstrar
    a verdade denomina-se:
    Alternativas da questão 3482101
  16. Questão 516

    ID 3482043

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Métodos Científicos (indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo, dialético)

    Ano: 2015 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Polícia Militar de Minas Gerais


    Os livros didáticos dedicados ao ensino de ciências, tanto do nível fundamental quanto do médio, são os principais veículos de uma concepção positivista, que credita ao método indutivo a razão do sucesso da ciência. A adequação dessa perspectiva metodológica ao que se passa efetivamente na prática das diversas ciências será o objetivo do estudo deste tópico.

    Assinale a alternativa correta sobre o papel do professor neste assunto.

    Alternativas da questão 3482043
  17. Questão 517

    ID 3482013

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipos de Conhecimento (científico, filosófico, teológico, popular/senso comum)

    Ano: 2016 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria da Educaçãodo Espírito Santo


    “A ciência desconfia da veracidade de nossas certezas, de nossa adesão imediata às coisas, da ausência de crítica e da falta de curiosidade. Por isto, onde vemos coisas, fatos e acontecimentos, a atitude científica vê problemas e obstáculos, aparências que precisam ser explicadas e, em certos casos, afastadas”.

    NÃO corresponde às características gerais do conhecimento científico:

    Alternativas da questão 3482013
  18. Questão 518

    ID 3481862

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Paradigmas Científicos (Kuhn, Popper, Lakatos)

    Ano: 2017 Banca: Instituto Federal Brasilia Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília


    Conhecer as principais correntes da Filosofia da Ciência é algo essencial para quem pretende se especializar em uma forma de conhecimento. Assim sendo, numere as frases abaixo relacionando o número com os pensadores obedecendo a seguinte critério:

    I) Lakatos

    II) Popper

    III) Feyerabend

    IV) Kuhn

    V) Ravetz

    ( ) A ideia de que a ciência pode e deve ser governada de acordo com regras fixas e universais é simultaneamente não-realista e perniciosa.

    ( ) Eu posso [...] admitir alegremente que falsificacionistas como eu preferem uma tentativa de resolver um problema interessante por uma conjectura audaciosa.

    ( ) O núcleo irredutível de um programa é tornado infalsificável pela “decisão metodológica de seus protagonistas”.

    ( ) O conhecimento científico é realizado por um esforço social complexo, e é obtido do trabalho de muitos artífices em sua interação muito especial com o mundo da natureza.

    ( ) Substituiu o termo chave de sua teoria pelo termo “Matriz disciplinar” em sentido mais geral, e “exemplar” para tratá-lo em sentido mais restrito.

    A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

    Alternativas da questão 3481862
  19. Questão 519

    ID 3481849

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assuntos: Tipos de Conhecimento (científico, filosófico, teológico, popular/senso comum)

    Ano: 2017 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal


    Considerando o texto precedente e o cenário filosófico e científico modernos, julgue os itens subsequentes.



    Na medida em que tanto o conhecimento científico quanto o conhecimento filosófico se interessam pela verdade, é correto afirmar que eles são idênticos.
    Alternativas da questão 3481849
  20. Questão 520

    ID 3481830

    Disciplina: Metodologia Científica

    Assunto: Ciência e Senso Comum

    Ano: 2017 Banca: Instituto Federal Brasilia Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília


    Chalmers (1993) ao discutir a filosofia da Ciência em seu livro “O que é a Ciência afinal?” procurou familiarizar-se com as teorias sobre a Ciência. Logo no primeiro capítulo ele discute o Indutivismo e a Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência. O autor trata neste capítulo dos seguintes assuntos, EXCETO:

    Alternativas da questão 3481830
Pular para o conteúdo principal