Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Medicina

Mais de 100 mil questões encontradas

  1. Questão 801

    ID 3345508

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Com relação ao tratamento terapêutico ocupacional à pessoa após Acidente Vascular Cerebral, analise as afirmativas a seguir.

    I. Deve ser respeitado o tempo de aproximadamente um mês após o AVC para o início do tratamento terapêutico ocupacional, a fim de permitir a reorganização neuronal espontânea.

    II. A espasticidade é uma sequela primária do AVC, para a qual o padrão-ouro de tratamento é a combinação de alongamento, bandagem terapêutica e movimentos rápidos e repetitivos.

    III. A abordagem terapêutica ocupacional preferível após o AVC é aquela que prioriza o engajamento ocupacional a partir do treino de atividades, treino de habilidades motoras e processuais em situações do cotidiano, e adaptação das atividades.

    Está correto o que se afirma em

    Alternativas da questão 3345508
  2. Questão 802

    ID 3345503

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Órteses, Próteses e Tecnologia Assistiva

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Hospital Israelita Albert Einstein


    Em uma pessoa com lesão medular, nível tetraplegia, espera-se que tenha necessidade de indicação de adaptações e/ou recursos de tecnologia assistiva.

    De acordo com o nível de lesão e desempenho funcional nas atividades de vida diária, está correta qual alternativa sobre indicação de adaptações?

    Alternativas da questão 3345503
  3. Questão 803

    ID 3345495

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Paralisia Cerebral e Encefalopatias Crônicas

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    Crianças com paralisia cerebral frequentemente enfrentam desafios no controle motor devido a lesões primárias ou secundárias que afetam o córtex sensório-motor e o trato cortical. Essas dificuldades têm um impacto significativo na habilidade funcional da extremidade superior. A condição conhecida como "polegar incluso" é caracterizada por _______ e _______ excessivas do polegar, resultando em limitações na função manual, especialmente nas preensões palmar e fina, além de incapacidades que afetam a realização de atividades cotidianas e o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças.

    Assinale a opção que apresenta os termos que completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

    Alternativas da questão 3345495
  4. Questão 804

    ID 3345491

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Humanização e Cuidado Integral

    Ano: 2024 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Caçapava


    O Terapeuta Ocupacional atua em contextos hospitalares visando proteger, promover, prevenir, recuperar, reabilitação e cuidados paliativos, tanto para o indivíduo quanto para a comunidade, pautado na concepção de _____________ e ___________ da atenção à saúde (RESOLUÇÃO n° 429/2013).

    Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    Alternativas da questão 3345491
  5. Questão 805

    ID 3345486

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma disfunção do neurodesenvolvimento caracterizada por alterações comportamentais, de comunicação e de interação social. Estudos indicam que grande parte dos indivíduos com TEA apresenta Disfunção de Integração Sensorial.

    Assinale a opção que apresenta o impacto dessa disfunção nos indivíduos com TEA.

    Alternativas da questão 3345486
  6. Questão 806

    ID 3345477

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2024 Banca: FUNCERN - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN Órgão: Prefeitura Municipal de Guamaré


    Além das alterações físicas, a lesão medular acarreta conflitos psicológicos que afetam a estrutura emocional do paciente. Na fase de adaptação, nesse caso, o paciente

    Alternativas da questão 3345477
  7. Questão 807

    ID 3345464

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Qualidade de Vida

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado


    Segundo Gonçalves e Lindôso (2024), a qualidade de vida é um conceito amplo e não deve ser avaliada apenas sob uma perspectiva, pois envolve diversos componentes. Esses componentes são, EXCETO:

    Alternativas da questão 3345464
  8. Questão 808

    ID 3345427

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Espasticidade e Toxina Botulínica

    Ano: 2024 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Hospital Israelita Albert Einstein


    A espasticidade decorre da lesão do neurônio

    Alternativas da questão 3345427
  9. Questão 809

    ID 3345407

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Doença de Parkinson e Parkinsonismo

    Ano: 2024 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Prefeitura Municipal de São João do Ivaí


    Paciente, T.A.M, 89 anos, do sexo feminino, lucida, orientada, afebril, foi internada com bronqueolite em base pulmonar esquerda. Tal paciente ao ser avaliada pelo TO, foi descrita com: tremores em repouso (intenção), rigidez dos músculos, bradicinesia, tristeza profunda, alterações na marcha, perda cognitiva e perda de memória, perda de equilíbrio e dos reflexos, dificuldade de fala e com a voz muito baixa e expressões faciais limitadas. Com base no caso clínico descrito, assinale a alternativa que indica a patologia correta.

    Alternativas da questão 3345407
  10. Questão 810

    ID 3345399

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Cuidados Paliativos (Aspectos Clínicos Gerais)

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Fumssar - Santa Rosa


    Conforme Morandi e outros, o tratamento do delirium deve-se basear em:

    Alternativas da questão 3345399
  11. Questão 811

    ID 3345390

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Educação Permanente em Saúde

    Ano: 2024 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville


    Dentro do conceito de educação permanente em saúde, que se mostra essencial para o aprimoramento contínuo dos profissionais, incluindo terapeutas ocupacionais, para efetivamente atender às necessidades de saúde da população, qual dos seguintes princípios é considerado o mais fundamental na promoção de uma prática de cuidado eficaz?

    Alternativas da questão 3345390
  12. Questão 812

    ID 3345382

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

    Ano: 2024 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Feaes - Saúde Curitiba


    A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracteriza-se por uma obstrução do fluxo de ar, o que interfere na respiração normal. No caso dessa patologia, pode-se afirmar que:

    Alternativas da questão 3345382
  13. Questão 813

    ID 3345373

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Paralisia Cerebral e Encefalopatias Crônicas

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus


    0/A----------------- refere-seaumgrupo de condições não progressivas caracterizadas por diminuição da postura ou dos movimentos voluntários resultantes de malformações do desenvolvimento pré-natal ou por lesões do sistema nervoso central peri ou pós-natais. Essa doença se manifesta antes dos 2 anos de idade. O diagnóstico é clínico. O tratamento pode incluir terapia física e ocupacional, apoios, terapia medicamentosa ou injeções de toxina botulínica, cirurgia ortopédica, baclofeno intratecal ou, em certos casos, rizotomia dorsal.

    Alternativas da questão 3345373
  14. Questão 814

    ID 3345369

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Cirurgia de Coloproctologia

    Ano: 2024 Banca: FURB - Universidade de Blumenau Órgão: Universidade Regional de Blumenau


    A ostomia é uma intervenção cirúrgica que cria um ostoma (abertura, ostio) na parede abdominal, para adaptação de bolsa de fezes e/ou urina. Isso posto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a classificação com a sua respectiva descrição:

    Primeira coluna: Classificação

    (1) Colostomia Ascendente.

    (2) Colostomia Sigmóide.

    (3) Colostomia Transversa.

    Segunda coluna: Descrição

    ( ) As fezes são semilíquidas.

    ( ) As fezes são líquidas.

    ( ) As fezes são firmes e sólidas.

    Assinale a alternativa que associação entre as colunas:

    Alternativas da questão 3345369
  15. Questão 815

    ID 3345365

    Disciplina: Medicina

    Assunto: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

    Ano: 2024 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo


    Sobre o efeito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no desempenho funcional, é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3345365
  16. Questão 816

    ID 3345361

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Cuidados Paliativos (Aspectos Clínicos Gerais)

    Ano: 2024 Banca: INSTITUTO DARWIN Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Capibaribe


    Receber cuidados especializados oferecidos pelas equipes de saúde pode gerar sentimentos reconfortantes, pela possibilidade de melhora das condições clínicas, ou desconfortáveis, na medida em que denotam outro significado, particularmente difícil de lidar – o de estar doente, de necessitar de cuidados e ocupar uma posição social desvantajosa, frágil e limitada. Sobre os cuidados paliativos analise os itens abaixo:

    I. Os cuidados paliativos devem ser oferecidos o mais precocemente possível aos pacientes com doenças crônico-degenerativas oncológicas ou não oncológicas, porém não são necessários durante toda a trajetória da doença, nem durante o período de luto familiar.

    II. Os cuidados paliativos procuram oferecer o adequado manejo e o controle da dor e de sintomas físicos e psíquicos, além de facilitar o processo de comunicação, a compreensão do diagnóstico e das metas de atendimento\assistência e a manutenção da qualidade de vida, das atividades de vida diária e das atividades instrumentais da vida diária.

    III. Devido à complexidade da oferta de um atendimento integral que contemple o olhar para totalidade do sujeito, faz-se necessário o trabalho de uma equipe multiprofissional, composta exclusivamente por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, e assistentes religiosos.

    IV. Os cuidados paliativos trouxeram a compreensão de que pacientes com uma doença que ameace a continuidade de sua vida merecem um cuidado integral, que promova tanto a qualidade de vida, quanto a qualidade de morte; viver e morrer com dignidade são direitos de todos.

    Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3345361
  17. Questão 817

    ID 3345356

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte


    Analise a seguinte situação hipotética:

    João, um homem de 45 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há três meses, resultando em hemiparesia do lado direito e dificuldades de fala (afasia). Antes do AVC, João era um executivo ativo e desempenhava suas atividades de forma independente. Agora, ele apresenta limitações significativas na realização das Atividades de Vida Diária (AVDs), como vestir-se, alimentar-se e realizar sua higiene pessoal. João também enfrenta dificuldades em se comunicar de maneira eficaz, o que impacta sua interação social e sua participação em atividades profissionais e familiares.

    O Terapeuta Ocupacional, após uma avaliação completa, desenvolveu um plano de intervenção focado em:

    I- Treinamento de AVDs para aumentar a independência de João em tarefas como vestir-se e alimentar-se.

    II- Uso de órteses para melhorar a função da mão direita e facilitar a mobilidade.

    III- Técnicas de facilitação neuromuscular para promover o movimento e a força no lado afetado.

    IV- Terapia de linguagem para melhorar a comunicação.

    V- Atividades de prática funcional para reintegrar João em suas responsabilidades profissionais e sociais.

    Com base no caso clínico de João, os objetivos da Terapia Ocupacional na reabilitação neurológica desse paciente incluem:

    Alternativas da questão 3345356
  18. Questão 818

    ID 3345354

    Disciplina: Medicina

    Assunto: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus


    Sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e a atuação do terapeuta ocupacional nesse cenário, assinale a alternativa correta.

    Alternativas da questão 3345354
  19. Questão 819

    ID 3345303

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Neurotransmissores

    Ano: 2024 Banca: CETREDE - Centro de Treinamento e Desenvolvimento Órgão: Prefeitura Municipal de Ubajara


    A Terapia Ocupacional desempenha um papel crucial no tratamento de pessoas com Doença de Parkinson, uma condição neurológica degenerativa que afeta o controle motor, causando sintomas como tremores, rigidez muscular, bradicinesia e instabilidade postural. Qual é o principal neurotransmissor envolvido na fisiopatologia dessa doença?

    Alternativas da questão 3345303
  20. Questão 820

    ID 3345279

    Disciplina: Medicina

    Assunto: SÍNDROME PERIFÉRICA

    Ano: 2024 Banca: ADM TEC - Instituto de Administração e Tecnologia Órgão: Prefeitura Municipal de Timbaúba


    A perda da percepção, interpretação ou integração da informação sensorial pode afetar intensamente a destreza, a segurança e a habilidade manual, dificultando a execução das atividades e podendo levar à negligência do membro afetado. Assinale a alternativa que apresenta um instrumento padronizado que pode auxiliar na avaliação para a detecção dos comprometimentos táteis.

    Alternativas da questão 3345279
Pular para o conteúdo principal