Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Medicina

Mais de 100 mil questões encontradas

  1. Questão 361

    ID 3394995

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Surdez e Hipoacusia

    Ano: 2024 Banca: Instituto Consulpam - Consultoria Público-Privada Órgão: Prefeitura Municipal de Guaraciaba do Norte


    Meningite e rubéola materna são causas comuns de perda auditiva irreversível, associada a lesões no ouvido. A perda auditiva resultante de meningite, geralmente afeta uma parte do ouvido, que refere-se a(o):

    Alternativas da questão 3394995
  2. Questão 362

    ID 3351544

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Exame Nacional de Residência


    A espasticidade é uma complicação frequente após o AVC, resultante da lesão do neurônio motor superior. O manejo terapêutico adequado é fundamental para prevenir contraturas, reduzir a dor e melhorar a função motora.

    Assinale a opção que apresenta corretamente a estratégia de manejo da espasticidade no membro superior em pessoas com sequelas de AVC.

    Alternativas da questão 3351544
  3. Questão 363

    ID 3351525

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Transtorno do Espectro Autista (TEA)

    Ano: 2025 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Joaçaba


    Assinale a resposta correta sobre os problemas sensoriais presentes no Transtorno do Espectro do Autismo.

    Alternativas da questão 3351525
  4. Questão 364

    ID 3351516

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Avaliação Funcional e Escalas em Reabilitação

    Ano: 2025 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Cecília


    Um terapeuta ocupacional está avaliando a independência de um paciente pós-AVC em atividades de vida diária, além de mensurar a qualidade de vida relacionada à saúde.

    Considerando as escalas de avaliação funcional, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

    Alternativas da questão 3351516
  5. Questão 365

    ID 3351512

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2025 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Itapevi


    Pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC) podem desenvolver diferentes tipos de incapacidades, como motoras, sensoriais, intelectuais e/ou psicossociais.

    Quando o terapeuta ocupacional intervém no distúrbio que afeta a execução de gestos e o planejamento motor, ele está tratando do seguinte distúrbio:

    Alternativas da questão 3351512
  6. Questão 366

    ID 3351507

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Distúrbios de Postura, Marcha, Tonturas e Quedas

    Ano: 2025 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Exame Nacional de Residência


    João, 78 anos, apresenta redução do equilíbrio e do controle motor, com histórico de quedas recorrentes.

    Durante a avaliação para prescrição de dispositivo de auxílio à marcha, ele demonstrou boa cognição e afirmou sentir-se inseguro com equipamentos muito rápidos ou instáveis.

    Considerando as características dos diferentes tipos de andadores, assinale a opção mais indicada para promover segurança durante a marcha.

    Alternativas da questão 3351507
  7. Questão 367

    ID 3351480

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Reabilitação Neurológica (AVC, TCE, Lesão Medular)

    Ano: 2019 Banca: METRÓPOLE - Soluções Governamentais e Empresariais Órgão: Hospital Metropolitano Odilon Behrens


    Em relação a clínica neurológica, considere as seguintes atuações:

    I. As deficiências neurológicas adquiridas após um AVC não têm influência no desempenho ocupacional e sim a reabilitação terapêutico ocupacional.

    II. A apraxia é um déficit neurológico pós AVC cujo principal efeito é sobre a adaptação postural.

    Assinale a alternativa correta:

    Alternativas da questão 3351480
  8. Questão 368

    ID 3351462

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Acidente Vascular Cerebral (AVC)

    Ano: 2019 Banca: UFG - Universidade Federal do Goiás Órgão: Secretaria de Estado da Saúde de Goiás


    Leia o caso a seguir.

    Paciente de trinta e cinco anos, com diagnóstico de acidente vascular cerebral há um mês, apresenta o seguinte quadro: função motora normal, realiza movimentos com os dedos da mão direita e a utiliza para as tarefas diárias, quando está olhando para a mão. Mas se não consegue mais "olhar" para sua mão, seus movimentos tornam-se caóticos e ineficientes. O paciente é incapaz de manter o controle da força de sua mão.

    Considerando a situação hipotética descrita, o quadro funcional mencionado indica que o paciente apresenta lesão cortical no

    Alternativas da questão 3351462
  9. Questão 369

    ID 3351459

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Doenças Genéticas por Sistema

    Ano: 2019 Banca: INSTITUTO EXCELÊNCIA Órgão: Consórcio Regional Intermunicipal de Saúde de Herculândia


    A incoordenação motora é a falta da capacidade de coordenação de movimentos decorrente da integração entre comando central e unidades motoras dos músculos e articulações. Quanto à incoordenação, assinale a alternativa que apresenta um exemplo de incoordenação cujas causas são hereditárias:

    Alternativas da questão 3351459
  10. Questão 370

    ID 3351451

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Neurotransmissores

    Ano: 2025 Banca: EDUCA Assessoria Educacional Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Cecília


    Neurotransmissores são substâncias químicas produzidas pelos neurônios (células nervosas) que atuam como mensageiros, transmitindo informações de uma célula nervosa para outra. Essa comunicação ocorre na sinapse, a junção entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula-alvo, como as células musculares ou glandulares.

    Sobre os neurotransmissores, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

    Alternativas da questão 3351451
  11. Questão 371

    ID 3351447

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Órteses, Próteses e Tecnologia Assistiva

    Ano: 2025 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Prefeitura Municipal de Boa Vista


    Bersch classificou os itens e serviços de tecnologia assistiva em alguns grupos, sendo um deles a comunicação alternativa. De acordo com a classificação de Bersch, o principal recurso utilizado na comunicação alternativa visa

    Alternativas da questão 3351447
  12. Questão 372

    ID 3351440

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Paralisia Cerebral e Encefalopatias Crônicas

    Ano: 2025 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Varginha


    O terapeuta ocupacional tem um papel fundamental no tratamento de crianças com encefalopatia crônica não progressiva da infância, também conhecida como paralisia cerebral (PC). Neste contexto, é correto afirmar:

    Alternativas da questão 3351440
  13. Questão 373

    ID 3351432

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Oncologia Pediátrica

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Com relação à oncologia pediátrica e à atuação da terapia ocupacional nesse contexto, julgue os itens a seguir.



    Os tipos mais comuns de tumores pediátricos são as leucemias, os linfomas e os tumores do sistema nervoso central.
    Alternativas da questão 3351432
  14. Questão 374

    ID 3351429

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Tratamento Cirúrgico das Doenças da Mama

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Uma mulher de setenta e um anos de idade foi hospitalizada em decorrência de uma infecção do trato urinário. Ela tem histórico de neoplasia mamária, ocorrida aos sessenta anos de idade, motivo pelo qual fora submetida a uma intervenção cirúrgica para a remoção completa das mamas. Durante a hospitalização, foi detectada metástase pulmonar. A paciente apresentava quadro de demência, possivelmente doença de Alzheimer, além de manifestar sintomas de dor, fadiga e tristeza. Após melhora do quadro infeccioso, a família da paciente sugeriu alta hospitalar e acompanhamento domiciliar sem intervenções, alegando atenção à idade avançada e às comorbidades da paciente.

    Considerando o caso clínico apresentado, julgue os próximos itens.



    O procedimento cirúrgico ao qual a paciente se submetera aos sessenta anos de idade foi uma mastectomia total ou simples.
    Alternativas da questão 3351429
  15. Questão 375

    ID 3351406

    Disciplina: Medicina

    Assuntos: Órteses, Próteses e Tecnologia Assistiva

    Ano: 2018 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos


    De acordo com a Portaria nº 793, de 24 de abril de 2012, os pontos de atenção do Componente Atenção Especializada poderão contar com serviço de dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) denominado

    Alternativas da questão 3351406
  16. Questão 376

    ID 3351385

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Comunicação e Empatia

    Ano: 2018 Banca: UFCE - Universidade Federal do Ceará Órgão: Universidade Federal do Ceará


    Nos primeiros momentos do encontro paciente–terapeuta, atenção e acolhimento são atos inaugurais que guiam, orientam e fundam a tensão em direção ao outro (CASTRO, 2011). Assinale a opção CORRETA.

    Alternativas da questão 3351385
  17. Questão 377

    ID 3351380

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Neoplasias: Conceitos Gerais

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca de câncer e dos conceitos gerais em oncologia, julgue os seguintes itens.



    A anaplasia é uma característica das neoplasias malignas relacionada à invasão de tecidos e à ocorrência de metástases.
    Alternativas da questão 3351380
  18. Questão 378

    ID 3351377

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Biologia do Câncer

    Ano: 2018 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Acerca de câncer e dos conceitos gerais em oncologia, julgue os seguintes itens.



    Hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas são fatores internos ligados a causas de câncer.
    Alternativas da questão 3351377
  19. Questão 379

    ID 3351373

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Distúrbios Neurológicos Funcionais

    Ano: 2018 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Fortaleza


    Durante uma avaliação de terapia ocupacional, ficou evidente a incapacidade do paciente em tomar decisões, dar início a atos ou a pensamentos e alcançar objetivos de curto prazo ou longo prazo. Esse quadro sugere as seguintes características relacionadas à:

    Alternativas da questão 3351373
  20. Questão 380

    ID 3351353

    Disciplina: Medicina

    Assunto: Doença de Parkinson e Parkinsonismo

    Ano: 2018 Banca: IMPARH - Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos Órgão: Prefeitura Municipal de Fortaleza


    A respeito da doença de Parkinson é correto afirmar que:

    Alternativas da questão 3351353
Pular para o conteúdo principal