Banco de Questões

A ferramenta completa para a sua preparação em concursos

Questões de Línguas (Outras)

7.619 questões encontradas

  1. Questão 221

    ID 3400997

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Câmara Municipal de Araraquara


    A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras. Segundo Quadros e Karnopp (2004), no processo de incorporação de numeral, há um conjunto de sinais em que o movimento, a locação, a orientação e as expressões não manuais permanecem as mesmas e somente há a mudança na configuração de mão que carrega o significado de um numeral específico.

    De acordo com os sinais abaixo, assinale a alternativa correspondente a tradução dos sinais abaixo:

    Alternativas da questão 3400997
  2. Questão 222

    ID 3400995

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Temas sobre pessoas com deficiências

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    No que se refere à surdocegueira, julgue os itens subsequentes.



    A criança surdocega apresentará mais dificuldade na aquisição de língua se tiver sido acometida pela deficiência na fase pré-linguística.
    Alternativas da questão 3400995
  3. Questão 223

    ID 3400994

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em língua portuguesa, julgue os seguintes itens.



    Na produção de frases em LIBRAS, os sinais são articulados em uma ordem fixa completamente distinta da ordem em que geralmente se organizam os termos das frases em língua portuguesa.
    Alternativas da questão 3400994
  4. Questão 224

    ID 3400992

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Alfabeto Manual

    Ano: 2016 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte


    A imagem a seguir contextualiza as questões 46 e 47. Analise‐a.

    (Ensino de língua portuguesa para surdos: caminhos para a prática pedagógica/ Heloisa Maria Moreira Lima Salles... [et al.]. __ Brasília: MEC, SEESP, 2004. Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Vol II. Página 82.)



    A palavra representada na imagem é:

    Alternativas da questão 3400992
  5. Questão 225

    ID 3400991

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Braile

    Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá


    A respeito da disposição do texto Braille, de acordo com a
    Grafia Braille para a Língua Portuguesa, assinale a
    alternativa correta.
    Alternativas da questão 3400991
  6. Questão 226

    ID 3400990

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Braile

    Ano: 2016 Banca: IFPA - Instituto Federal do Pará Órgão: Instituto Federal do Pará


    Sabe-se que existem combinações em Braille tanto para a escrita em língua portuguesa quanto para a linguagem matemática, porém qual a combinação que identifica números no código braille?

    Alternativas da questão 3400990
  7. Questão 227

    ID 3400989

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: COSEAC Órgão: Universidade Federal Fluminense


    De acordo com o “modelo interpretativo” de tradução e interpretação, deve ser preocupação do intérprete os seguintes aspectos, EXCETO:

    Alternativas da questão 3400989
  8. Questão 228

    ID 3400988

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assuntos: Comunidade Surda, Educação Bilíngue para Surdos

    Ano: 2016 Banca: FUNIVERSA Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá


    A respeito do ensino da Libras como primeira língua (L1) aos
    alunos surdos, assinale a alternativa correta.
    Alternativas da questão 3400988
  9. Questão 229

    ID 3400986

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Alfabeto Manual

    Ano: 2016 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte


    O quadro a seguir contextualiza as questões de 54 a 56.

    (Rodrigues, Cristiane Seimetz. Valente, Flávia. Aspectos Linguísticos da Libras, 2011.)

    Legenda: CM (Configuração de Mão).



    Com a CM 38 pode‐se realizar a palavra sinalizada pelo sinal

    Alternativas da questão 3400986
  10. Questão 230

    ID 3400985

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assuntos: Comunidade Surda, Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Câmara Municipal de Araraquara


    Sobre a ótica da inclusão as atribuições do profissional intérprete de Libras e do professor regente são descritas no documento “ Atendimento Educacional Especializado”_Pessoa com surdez_ MEC 2007.

    Assinale a alternativa correta que determina as atribuições do interprete de Libras em sua atuação em sala de aula:

    Alternativas da questão 3400985
  11. Questão 231

    ID 3400983

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte


    Leia o diálogo para responder às questões 49 e 50.

    Professora: __ LÁPIS, DE‐QUEM‐É?

    Luana: __ JOICE

    Professora: __ JOICE, LÁPIS, SE@

    Joice: __NÃO, ME@ LÁPIS AQUI

    Carlos: __ ME@



    É correto afirmar que no texto há:

    Alternativas da questão 3400983
  12. Questão 232

    ID 3400982

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Alfabeto Manual

    Ano: 2016 Banca: IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Órgão: Instituto Federal do Rio Grande do Sul


    Um mito

    Por Sirio Possenti

    O mito mais renitente sobre as línguas é o de que teria havido, em algum momento, línguas perfeitas. Em cada país – ou cultura – há quem lamente sua decadência. As pessoas estariam falando muito mal, ninguém mais respeita as regras, a gramática precisa “voltar” a ser ensinada, quem sabe até mesmo o latim, já que isso ajudaria a melhorar as coisas, da grafia ao sentido, passando pelas regências e concordâncias. As queixas são generalizadas.

    A primeira versão desse mito que conhecemos é a história de Babel, embora no livro não se diga que se falava corretamente, mas apenas que se falava uma só língua e todos se compreendiam. O castigo foi a diversidade linguística. Antes disso, o livro informara que Adão deu a cada criatura um nome adequado. Não se fala em sintaxe, concordância, regência, muito menos em correção, mas apenas na adequação dos nomes, que, diga-se, é hoje um tópico de muitas queixas.

    Na verdade, o mito da decadência (o avesso do da perfeição antiga) vigora em muitos outros campos: os escritores eram melhores, havia verdadeiros filósofos, os políticos tinham mais compostura (e eram melhores oradores), o casamento era para valer, as mulheres, então... etc.

    O dado mais curioso sobre a questão é que as queixas são bem antigas. Cícero já se queixava da mesma coisa, e conhece-se o Appendix Probi, que fazia uma lista de palavras corretas e de sua contraparte “errada” (por exemplo, condenava oricla, de que derivou orelha, defendendo auris; condenava rivus, contra rius, de onde obviamente veio rio; condenava socra (sogra) em vez de socrus; defendia ansa contra a forma nova asa etc.). Ou seja, já naquele tempo se faziam listas de erros, que hoje é um esporte bem lucrativo.

    O curioso é que, a cada época, os defensores do seu padrão não se dão conta de que ele foi condenado anteriormente (quem deixaria de dizer rio, asa ou sogra?). Há queixas gerais, pura repetição de clichês, e queixas específicas, que tematizam questões particulares. As queixas começam pela grafia, sem que os críticos se deem conta de que uma lei pode mudá-la. A “invenção” de palavras consideradas desnecessárias ou o emprego das atuais em sentido “corrompido” também é um alvo muito comum.

    Disponível em: <http://www.cienciahoje.org.br/noticia/v/ler/id/3113/n/um_mito> Acesso em: 04 out. 2016



    A configuração de mão em “S” do alfabeto manual (QUADROS; KARNOPP, 2004) é utilizada para a realização do sinal de qual termo abaixo?

    Alternativas da questão 3400982
  13. Questão 233

    ID 3400981

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: IDECAN - Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Rio Grande do Norte


    Pizzio et al. (2010) apresenta cinco tipos de classificadores encontrados em Libras, os quais podem envolver apenas uma mão ou ambas. No estudo das línguas de sinais há diferentes propostas de tipologia de classificadores e explicações para as funções exercidas pelos mesmos. Neste contexto, associe adequadamente as colunas a seguir.

    1. Classificadores descritivos.

    2. Classificadores especificadores.

    3. Classificadores de plural.

    4. Classificadores instrumentais.

    5. Classificadores de corpo.

    ( ) Empregados para representar, por meio do corpo do sinalizador, como acontece uma ação que envolve seres animados. Nesse caso, o sinalizador reproduz a expressão corporal do ser de quem está falando.

    ( ) Remetem à forma como uma ferramenta ou instrumento é usado, imitando a ação desempenhada pelo instrumento ou com o instrumento.

    ( ) Serve para indicar a pluralidade do referente a que se está fazendo menção. Nesses casos, a configuração de mão substitui o objeto em si, sendo repetido várias vezes.

    ( ) A função destes é descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o “olhar”, os “sons” do material, do corpo da pessoa e dos animais.

    ( ) Descrições visuais de acordo com a imagem dos objetos e seres. Com esse tipo de classificador, a depender do contexto, uma ou as duas mãos podem ser usadas.

    A sequência está correta em

    Alternativas da questão 3400981
  14. Questão 234

    ID 3400980

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Braile

    Ano: 2016 Banca: IFPA - Instituto Federal do Pará Órgão: Instituto Federal do Pará


    As figuras geométricas e outras que ilustram e complementam um texto, quando possível, devem ser copiadas em relevo na mesma página ou em página contígua a este. Algumas figuras requererão modificações que as tornem acessíveis à percepção tátil. Assinale as mais frequentes:

    I) ampliação de escala;

    II) eliminação do que seja supérfluo;

    III) divisão da figura em partes (quando isso for possível);

    IV) substituição da figura por outras representações.

    Alternativas da questão 3400980
  15. Questão 235

    ID 3400979

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Temas sobre pessoas com deficiências

    Ano: 2016 Banca: IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo


    Albres (2010) analisa a Comunidade Surda como um grupo linguístico minoritário. Para acontecer o processo de aproximação em uma Comunidade Surda precisamos conhecer sua língua, cultura e abandonar alguns estereótipos, pois o sujeito surdo é apenas portador de uma diferença.

    Tendo em mente as afirmações de Felipe (2005), baseadas nos estudos de Padden (1989), é CORRETO afirmar que:

    Alternativas da questão 3400979
  16. Questão 236

    ID 3400978

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Braile

    Ano: 2016 Banca: IFPA - Instituto Federal do Pará Órgão: Instituto Federal do Pará


    De acordo com a grafia Braille, onde se lê da esquerda para direita, relacione as imagens a seguir com a sua sequência correta nas alternativas a seguir:

    Alternativas da questão 3400978
  17. Questão 237

    ID 3400977

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em língua portuguesa, julgue os seguintes itens.



    Tanto a ordem dos sinais quanto as expressões faciais auxiliam na marcação de frases interrogativas e negativas em LIBRAS.
    Alternativas da questão 3400977
  18. Questão 238

    ID 3400976

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Universidade de Brasília


    Quanto à ordem dos termos em frases produzidas em LIBRAS e em língua portuguesa, julgue os seguintes itens.



    Uma possível tradução para LIBRAS da frase, em língua portuguesa, O peixe está dentro do aquário equivale à glosa
    Alternativas da questão 3400976
  19. Questão 239

    ID 3400975

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Tradução e Interpretação

    Ano: 2016 Banca: COSEAC Órgão: Universidade Federal Fluminense


    O sinal da palavra, quando traduzida para Libras, que é executado com a mesma configuração de mãos com que se executa o sinal correspondente à palavra “oficina (workshop)” é:

    Alternativas da questão 3400975
  20. Questão 240

    ID 3400973

    Disciplina: Línguas (Outras)

    Assunto: Temas sobre pessoas com deficiências

    Ano: 2016 Banca: FACET Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Sobrado


    Marque a alternativa que melhor completa a frase abaixo: as línguas de sinais são consideradas pelos linguistas, como _______, pois compartilham uma serie de características, que lhes atribui caráter especifico, então pode se dizer que a língua de sinais é:

    Alternativas da questão 3400973
Pular para o conteúdo principal